Plano de aula: Concordância verbal: quem vem agora?

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Concordância verbal

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é explorar e refletir sobre aspectos relacionados à concordância verbal e sua função na construção textual, dentro do gênero Notícia.

Materiais necessários: Notícia (Jornal Joca), folha sulfite ou caderno, lápis, borracha, computador, data show e folha de atividade.

Dificuldades antecipadas: O objetivo das atividades de Sistematização é retomar conceitos já conhecidos dos alunos, dando ênfase ao objeto de estudo. Assim, é importante que já conheçam as classes gramaticais, sujeito e verbo para a realização das atividades propostas.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor/Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112 p. Disponível em:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em: 2 nov. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente aos alunos o tema da aula, explique que eles deverão ler uma notícia e descobrir qual verbo deve servir para completar cada lacuna. Não há necessidade de mostrar este slide.