Plano de Aula

Plano de aula: Cálculos em construções - Medidas de superfície

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas envolvendo medições

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Iábita Fabiana Sousa Azevedo

Mentora: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF07MA23) Resolução e elaboração de problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.

(EF07MA24)  Resolução e elaboração de  problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.



Objetivos específicos

  • Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de capacidade, presentes em situações essenciais para nossa vida;

  • Compreender e relacionar as unidades de medidas de superfície na resolução de problemas de cálculo de medida de volume de blocos retangulares.



Conceito-chave

Unidades de capacidade (litro), unidades de superfície (metro, centímetro decímetro) cálculo de área ( m²)  e volume (m³,dm³).




Recursos necessários

  • Data show
  • Folha quadriculada
  • régua, lápis, borracha
  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Internet * (opcional - vídeo disponível no material complementar)

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Observar , interpretar e aplicar o conhecimento das unidades de medida de capacidade, presentes em situações essenciais para nossa vida;

  • Compreender e relacionar as unidades de medidas de superfície na resolução de problemas de cálculo de medida de volume de blocos retangulares.



Aula

Resumo da aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula a fim de apresentar a importância das unidades de medidas em construções.

Próximos planos dessa sequência