Replanejamento: ferramentas digitais podem fazer a diferença na aprendizagem
Sites educativos, aplicativos escolares, redes sociais e outras ferramentas são recursos com potencial de impulsionar a aprendizagem
23/07/2019
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
23/07/2019
Nunca se falou tanto em Tecnologia como neste momento. O motivo está relacionado diretamente à possibilidade de trazer maior interatividade para o processo de aprendizagem: estamos falando de acesso à informação dentro e fora da sala de aula e a possibilidade de desenvolver mais o processo cognitivo.
LEIA MAIS 5 leituras gratuitas para inspirar você a trazer mais interação para sua aula
Sites educativos, aplicativos escolares, redes sociais e outras ferramentas são recursos com potencial de impulsionar a aprendizagem e por isso faz sentido que sejam usados na rotina escolar. Mas como eu digo sempre, ferramenta sozinha não garante aprendizagem. Precisamos encontrar caminhos e aí incluir no nosso replanejamento aquelas que melhoram a experiência dos alunos. Ou seja, aproveitar o segundo semestre e todos os projetos e atividades que estão planejados para fazer uso desses recursos e tornar as aulas cada vez mais interessantes para os alunos.
Pensando nisso, eu trago algumas sugestões testadas em sala de aula que trouxeram bons resultados:
Jogos e animações são suportes importantes para facilitar o processo de aprendizagem. Além de possibilitar o trabalho com conteúdo, a gamificação explora competências e habilidades dos alunos de forma mais criativa.
A gamificação é um processo de aprendizagem que aguça o interesse, aumenta a participação dos estudantes durante a aula, desenvolve a criatividade e autonomia, promove o diálogo e fomenta o trabalho com situações exemplos.
LEIA MAIS Como as metodologias ativas favorecem o aprendizado
Existem vários sites educacionais que podem auxiliar os alunos em pesquisas e nos estudos. Os sites são ferramentas de fácil acesso e é um recurso para buscar informações e estender o aprendizado em sala de aula.
LEIA MAIS Dicas e exemplos para levar a gamificação para a sala de aula
Ambientes virtuais facilitam a troca de informações e o acompanhamento do percurso pedagógico de cada aluno, além de trazer interação e propiciar experiências diferenciadas aos estudantes.
As ferramentas de gestão têm por objetivo organizar a rotina escolar e podem cobrir desde necessidades de prestação financeira de contas até otimização de relatórios de desempenho dos estudantes.
NA PRÁTICA
A Agenda Edu é um aplicativo escolar que permite ao professor criar e planejar o conteúdo pedagógico. Entre suas funcionalidades está a possibilidade de criar seu plano de aula de qualquer disciplina.
E você, querido professor, quais recursos digitais utiliza para avançar com a aprendizagem dos estudantes? Conte aqui nos comentários.
Um abraço,
Débora Garofalo é Assessora Especial de Tecnologias da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE SP) e professora da rede pública de ensino de São Paulo. Formada em Letras e Pedagogia, mestranda em Educação pela PUC-SP, vencedora na temática Especial Inovação na Educação no Prêmio Professores do Brasil e uma das dez finalistas do Global Teacher Prize, o Nobel da Educação.
Últimas notícias