Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “
Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Esse momento é importante para que você coloque para sua turma o que espera que aprendam na aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Leia a comanda com os alunos e solicite que resolvam a atividade. Nesse momento os alunos podem resolver de diferentes formas. Eles podem utilizar desenhos ou apenas a subtração. Reserve um momento para troca desses registros. É importante que percebam que há várias formas de solucionar a situação proposta.
Em seguida, desenhe ou projete uma reta e proponha que agora eles façam a subtração utilizando a reta. Permita que os alunos compartilhem suas respostas.
Propósito: Contextualizar retomando com os alunos que a reta numerada também tem a função de deslocamento com o objetivo de subtrair.
Discuta com a turma:
- O que você observou na reta?
- O que aconteceu quando houve o deslocamento para esquerda?
Materiais complementares para impressão:
Atividade de retomada
Resolução da retomada
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Leia a comanda com os alunos e solicite que resolvam a atividade. Nesse momento os alunos podem resolver de diferentes formas. Eles podem utilizar desenhos ou apenas a subtração. Reserve um momento para troca desses registros. É importante que percebam que há várias formas de solucionar a situação proposta.
Em seguida, desenhe ou projete uma reta e proponha que agora eles façam a subtração utilizando a reta. Permita que os alunos compartilhem suas respostas.
Propósito: Contextualizar retomando com os alunos que a reta numerada também tem a função de deslocamento com o objetivo de subtrair.
Discuta com a turma:
- O que você observou na reta?
- O que aconteceu quando houve o deslocamento para esquerda?
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Leia a comanda com os alunos e solicite que resolvam a atividade. Nesse momento os alunos podem resolver de diferentes formas. Eles podem utilizar desenhos ou apenas a subtração. Reserve um momento para troca desses registros. É importante que percebam que há várias formas de solucionar a situação proposta.
Em seguida, desenhe ou projete uma reta e proponha que agora eles façam a subtração utilizando a reta. Permita que os alunos compartilhem suas respostas.
Propósito: Contextualizar retomando com os alunos que a reta numerada também tem a função de deslocamento com o objetivo de subtrair.
Discuta com a turma:
- O que você observou na reta?
- O que aconteceu quando houve o deslocamento para esquerda?
Atividade principal
Tempo sugerido: 22 minutos.
Orientação: Entregue a comanda para cada dupla, passe no quadro ou projete-a. Solicite que realizem uma leitura silenciosa. Na sequência, faça uma leitura em voz alta, peça para que algum aluno explique a comanda para esclarecer possíveis dúvidas. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam sobre o problema e observe como eles desenvolvem sua atividade. Em seguida, peça que comparem e discutam suas estratégias com as de outros colegas. Circule pela sala e observe o trabalho das duplas fazendo intervenções.
Propósito: Resolver uma situação utilizando a reta numerada como suporte para subtração.
Discuta com a turma:
- Como você iniciaria a resolução dessa situação? Por quê?
- O que precisa considerar para escolher os números que usará para preencher a reta?
- A medida em que os lanches foram sendo vendidos, o que podemos dizer sobre o número total de lanches?
Materiais complementares para impressão:
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos estratégias de solução e possíveis dificuldades.
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Discussão da solução (slides 7 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que um aluno compartilhe sua resposta, justificando sua escolha. Solicite que os alunos comparem sua resposta com a do colega. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão. Você pode socializar outras formas de resoluções. Se alguma não estiver adequada, apresente-a também, é muito importante que os alunos pensem sobre o erro. Para saber mais em como trabalhar a questão do erro com seus alunos, leia o texto indicado nos materiais complementares.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
Slide 8
- Alguém encontrou intervalos diferentes para essa reta? Justifique sua escolha.
- Maria Luiza poderia ter representado de outra maneira?
- Alguém representou de outra maneira não apresentada aqui?
Slide 9
- Existe outra possibilidade de representação na reta para essa questão?
Materiais complementares para impressão:
Como corrigir os erros dos alunos com o objetivo de ajudá-los a avançar.
Discussão da solução (slides 7 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que um aluno compartilhe sua resposta, justificando sua escolha. Solicite que os alunos comparem sua resposta com a do colega. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão. Você pode socializar outras formas de resoluções. Se alguma não estiver adequada, apresente-a também, é muito importante que os alunos pensem sobre o erro. Para saber mais em como trabalhar a questão do erro com seus alunos, leia o texto indicado nos materiais complementares.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
Slide 8
- Alguém encontrou intervalos diferentes para essa reta? Justifique sua escolha.
- Maria Luiza poderia ter representado de outra maneira?
- Alguém representou de outra maneira não apresentada aqui?
Slide 9
- Existe outra possibilidade de representação na reta para essa questão?
Discussão da solução (slides 7 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que um aluno compartilhe sua resposta, justificando sua escolha. Solicite que os alunos comparem sua resposta com a do colega. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão. Você pode socializar outras formas de resoluções. Se alguma não estiver adequada, apresente-a também, é muito importante que os alunos pensem sobre o erro. Para saber mais em como trabalhar a questão do erro com seus alunos, leia o texto indicado nos materiais complementares.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.
Discuta com a turma:
Slide 8
- Alguém encontrou intervalos diferentes para essa reta? Justifique sua escolha.
- Maria Luiza poderia ter representado de outra maneira?
- Alguém representou de outra maneira não apresentada aqui?
Slide 9
- Existe outra possibilidade de representação na reta para essa questão?
Encerramento
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro, enfatizando as características dos deslocamentos em uma reta numerada. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.
Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula
Discuta com a turma:
- Vamos registrar o que aprendemos hoje?
- Quem pode me dizer algo?
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade resolvendo-a. Certifique-se que não há problemas de interpretação da situação proposta. Circule pela sala e observe o trabalho dos alunos, fazendo intervenções se julgar necessário. Em seguida, deixe que discutam com um colega sua solução e compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Propósito: Realizar a subtração tendo como suporte a reta numérica.
Discuta com a turma:
- Como você iniciaria a resolução desta situação.
- Qual o intervalo da reta?
- Ao se deslocar na reta, o que você percebeu em relação aos números?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Raio X
Resolução da Raio X
Atividades complementares
Resolução da atividade complementar