Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Operações na reta numerada
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Números e operações na reta numerada
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Hévila Costa dos Santos Candido
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.
Objetivos específicos
Associar os deslocamentos da reta numerada (à direita e à esquerda) aos conceitos de adição e subtração respectivamente.
Conceito-chave
Deslocamentos na reta numerada
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Caderno,
- Atividades Impressas (ou escritas no quadro).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Associar os deslocamentos da reta numerada (à direita e à esquerda) aos conceitos de adição e subtração respectivamente.
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Desenhe a reta numerada no quadro, faça um cartaz ou projete-a em uma tela. Discuta com os alunos sobre a localização dos objetos.Leia a comanda e utilize as questão com os alunos.
Propósito: Localizar objetos na reta numerada
Discuta com a turma:
- Qual é o intervalo da reta?
- Em que ponto Marcelo está?
- Em que ponto da reta está o dado?
- Em que ponto da reta está a bola?
- O ponto em que Marcelo está é maior ou menor que o ponto do dado? E da bola?
Resolução: O intervalo da reta é de 10 em 10, portanto os números que faltam são: 1 530; 1 540; 1 550. Assim o dado está no ponto representado pelo número 1 530 e a bola no 1 550.
Atividade principal (slide 4, 5 e 6)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Entregue a comanda para cada criança. Solicite que realize uma leitura silenciosa. Na sequência, realize uma leitura em voz alta, questionando se há algum problema de interpretação da situação proposta. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam individualmente o problema, observe como os alunos desenvolvem sua atividade. Em seguida peça que comparem e discutam suas estratégias com um colega. Circule pela sala e observe o trabalho das duplas fazendo intervenções.
Propósito: Resolver uma situação realizando deslocamentos na reta numerada associadas à adição e subtração.
Discuta com a turma:
- O que você observou na reta?
- Como você iniciaria a resolução dessa situação? Por que?
- Alguém pode me contar como fez para encontrar o número do pássaro?
- Alguém pode contar o que acontece quando deslocamos o cachorro para direita? O gato e o pássaro para esquerda?
Materiais Complementares para impressão:
Resolução da atividade principal
Atividade principal (slide 4, 5 e 6)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Entregue a comanda para cada criança. Solicite que realize uma leitura silenciosa. Na sequência, realize uma leitura em voz alta, questionando se há algum problema de interpretação da situação proposta. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam individualmente o problema, observe como os alunos desenvolvem sua atividade. Em seguida peça que comparem e discutam suas estratégias com um colega. Circule pela sala e observe o trabalho das duplas fazendo intervenções.
Propósito: Resolver uma situação realizando deslocamentos na reta numerada associadas à adição e subtração.
Discuta com a turma:
- O que você observou na reta?
- Como você iniciaria a resolução dessa situação? Por que?
- Alguém pode me contar como fez para encontrar o número do pássaro?
- Alguém pode contar o que acontece quando deslocamos o cachorro para direita? O gato e o pássaro para esquerda?
Materiais Complementares:
Atividade principal (slide 4, 5 e 6)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Entregue a comanda para cada criança. Solicite que realize uma leitura silenciosa. Na sequência, realize uma leitura em voz alta, questionando se há algum problema de interpretação da situação proposta. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam individualmente o problema, observe como os alunos desenvolvem sua atividade. Em seguida peça que comparem e discutam suas estratégias com um colega. Circule pela sala e observe o trabalho das duplas fazendo intervenções.
Propósito: Resolver uma situação realizando deslocamentos na reta numerada associadas à adição e subtração.
Discuta com a turma:
- O que você observou na reta?
- Como você iniciaria a resolução dessa situação? Por que?
- Alguém pode me contar como fez para encontrar o número do pássaro?
- Alguém pode contar o que acontece quando deslocamos o cachorro para direita? O gato e o pássaro para esquerda?
Materiais Complementares:
Discussão da solução (slides 7 a 13)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Qual o intervalo da reta?
- Em qual número iniciamos?
- O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
- Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
- Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?
Materiais Complementares:
Discussão da solução (slides 7 a 13)
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Qual o intervalo da reta?
- Em qual número iniciamos?
- O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
- Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
- Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?
Discussão da solução (slides 7 a 13)
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha, e explique aos colegas. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Qual o intervalo da reta?
- Em qual número iniciamos?
- O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
- Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
- Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?
Discussão da solução (slides 7 a 13)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Qual o intervalo da reta?
- Em qual número iniciamos?
- O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
- Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
- Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?
Discussão da solução (slides 7 a 13)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Qual o intervalo da reta?
- Em qual número iniciamos?
- O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
- Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
- Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?
Discussão da solução (slides 7 a 13)
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Qual o intervalo da reta?
- Em qual número iniciamos?
- O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
- Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
- Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?
Discussão da solução (slides 7 a 13)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Qual o intervalo da reta?
- Em qual número iniciamos?
- O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
- Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
- Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?
Discussão da solução (slides 5 a 13)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Qual o intervalo da reta?
- Em qual número iniciamos?
- O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
- Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
- Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?
Discussão da solução (slides 5 a 13)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que os alunos compartilhem suas soluções. Inicie com uma dupla e depois chame outros alunos que você tenha percebido que utilizaram estratégias diferentes. Por fim, pergunte se alguém utilizou outra estratégia, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. Depois, se possível, projete os slides solicitando que os alunos comparem suas soluções com as apresentadas.
É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão.
Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se outras possibilidades.
Discuta com a turma:
- Qual o intervalo da reta?
- Em qual número iniciamos?
- O que podemos dizer sobre os números ao nos deslocarmos na reta?
- Qual é o número do gato - do cachorro - do pássaro?
- Alguém é capaz de representar essa situação com uma operação?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Peça aos alunos que relembrem os pontos importantes da aula e digam o que aprenderam. Faça uma lista das aprendizagens e retome os pontos importantes, utilizando o slide ou escrevendo e desenhando as retas no quadro.
Propósito: Sistematizar os conceitos trabalhados na aula.
Discuta com a turma:
- Quem pode me contar o que aprendeu na aula de hoje?
- Como realizamos uma adição na reta numerada?
- E uma subtração?
Encerramento
Tempo Sugerido: 2 minutos.
Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro, enfatizando as características dos deslocamentos em uma reta numerada. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.
Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula
Discuta com a turma:
- Vamos registrar o que aprendemos hoje?
- Quem pode me dizer algo?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade resolvendo-a. Faça a verificação se todos realizaram a atividade. Após essa verificação, deixe que discutam com um colega sua solução e compartilhem o que discutiram.
Propósito: Utilizar a reta numerada como suporte para adição e subtração.
Discuta com a turma:
- No ponto A, iniciamos a contagem em qual número? Ao somarmos 15, o que aconteceu?
- No ponto B, iniciamos a contagem em qual número? Ao subtrairmos 10, o que aconteceu?
Materiais Complementares para impressão:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_03NUM02
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
- Opcionais:
Jogo: Completando os números
Jogo: Piñata fever
Celular, computador ou tablet
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
O aquecimento desta atividade pode retomar caso os planos estejam sendo utilizados na ordem, ou apresentar a reta numerada. É interessante apresentar a situação através de uma fotografia ou um print de tela com a reta numerada com os questionamentos para que os alunos comecem a engajar-se na atividade. Ela pode, inclusive, ser enviada antes da aula para que os alunos comecem a pensar sobre o assunto. Você também pode gravar um vídeo com o desafio. A atividade pode ser enviada via WhatsApp, e-mail ou pelo Google sala de aula, caso seja utilizado. Incentive a discussão dos alunos antes da aula.
Atividade principal
Para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao slide com a situação problema. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a copiem no caderno, principalmente a reta numerada e as dicas. Caso não tenha Internet, você pode fotografar ou tirar um print da tela dos slides e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Eles também devem copiar a reta numerada e as dicas no caderno. Os alunos primeiramente devem fazer a leitura e tentar resolver a situação individualmente, portanto, pode dar um tempo para que trabalhem com ela antes de abrir as discussões. Depois, peça que discutam com um colega via Bate-papo, Whatsapp, ou, se for possível utilizar o Zoom, podem fazer grupos de discussão. Caso essa seja sua opção, não se esqueça de circular pelos grupos e verificar se o trabalho está sendo produtivo. Você pode disponibilizar as questões para a discussão nos grupos para que se possam ter um guia:
- O que você observou na reta?
- Como você iniciaria a resolução dessa situação? Por quê?
- Alguém pode me contar como fez para encontrar o número do pássaro?
- Alguém pode contar o que acontece quando deslocamos o cachorro para direita? O gato e o pássaro para esquerda?
Discussão das soluções
A discussão das soluções é bastante importante, pois é a oportunidade que os alunos discutirem o que descobriram e escutar seus pares. Dessa forma, podem comparar estratégias e verificar se conseguiram fazer ou o que acertaram ou não. Para a discussão das soluções, você pode compartilhar os slides 7 a 13 ou fotografar os slides e compartilhar via WhatsApp ou outro meio de interação com o aluno que você esteja utilizando. Uma outra opção é utilizar áudios provocando a discussão entre os grupos. Os alunos também podem compartilhar as suas soluções via texto, fotografia, áudio ou vídeo.
Sistematização
É importante dar uma devolutiva aos alunos, via texto, mensagem, vídeo, áudio ou pelo compartilhamento do slide 14 ou da fotografia do slide pela via de comunicação escolhida, para fechar a atividade e para que os alunos compreendam que, através do que produziram, construíram uma aprendizagem que foi significativa. Os alunos devem realizar esse registro no caderno para posterior consulta.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal.
Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los. Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é que lancem desafios uns aos outros utilizando a reta numerada ou através de jogos online como os indicados.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Hévila Costa dos Santos Candido
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.
Objetivos específicos
Associar os deslocamentos da reta numerada (à direita e à esquerda) aos conceitos de adição e subtração respectivamente.
Conceito-chave
Deslocamentos na reta numerada
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Caderno,
- Atividades Impressas (ou escritas no quadro).