Atividade de impressão - Monte de palavras
Monte de palavras
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Com quantas sílabas se forma uma palavra?
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar o número de sílabas das palavras, classificando-as em: monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
Materiais necessários: projetor de slides, cartolina, pincel atômico, 10 copos plásticos coloridos ou pintados com guache, cartolina.
Dificuldades antecipadas:
Para alunos que não consigam perceber as habilidades propostas na finalidade da aula realize atividades coletivas, em duplas e utilize boas perguntas reflexivas.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Ana Rosa. [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas. p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386. Acessado em: 24 de novembro de 2018, às 22h40min.
BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ . Acesso em: 03 de novembro de 2018 às 13h05min.
NÓBREGA, Maria José; PAMPLONA, Roseane (orgs). Ilustrações: CIPIS, Marcelo. Salada, Saladinha - Parlendas. Ed. Moderna: São Paulo. 1ª ed. p. 7; 10; 11.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf Acesso em: 29 de outubro de 2018, às 15h39min.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações:
- A-do-le-cá
Le-pe-ti-pe-ti-pe-tá
Le café com chocolá
A-do-le-ca
- U-ni-du-ni-tê
Sa-la-mê-min-guê
Um sorvete colorê
O escolhido foi vo-cê
- Pom-po-ne-ta
Pi-ta-pi-ta
Pe-tá-pe-ru-ge
Pom-po-ne-ta
Pi-ta-pi-ta
Pe-tá-pe-trim
- Qual foi o critério que usamos para separar as sílabas destas palavras no momento da brincadeira? Espere que os alunos respondam que cada batida na mão é uma sílaba ou que cada vez que abrimos a boca é uma sílaba.
- Forme duplas e distribua os copos coloridos ou pintados com guache.
- Faça uma lista no quadro das palavras das parlendas (pomponeta, adolecá, café, chocolá, salamê, minguê, sorvete, colorê, foi, você).
- Peça que um aluno leia cada palavra para seu amigo de dupla que deverá empurrar para frente os copos correspondentes ao número de sílabas, sendo um copo de cada vez conforme for sendo pronunciada a palavra. No quadro as palavras poderão ser separadas por barras coloridas.
- Quantas vezes é preciso empurrar os copos para frente? Espere que os alunos digam que é preciso empurrar os copos para frente de acordo com o número de sílabas das palavras.
- As palavras têm o mesmo número de sílabas? Os alunos deverão responder que as palavras têm número de sílabas diferentes.
- Quantas sílabas tem estas palavras das parlendas? Neste questionamento os alunos deverão responder que as palavras das parlendas tem de 1 a 4 sílabas, como por exemplo: com, você, chocolá, pomponeta .
- Como podemos agrupá-las? A expectativa é que os alunos recomendem que o agrupamento das palavras seja feito pelo número de sílabas: palavras com 1 sílaba, palavras com 2 sílabas , palavras com 3 sílabas, palavras com 4 ou mais sílabas.
Materiais complementares: projetor de slides, 10 copos plásticos coloridos ou pintados com tinta guache.
Referências:
NÓBREGA, Maria José; PAMPLONA, Roseane (orgs). Ilustrações: CIPIS, Marcelo. Salada, Saladinha - Parlendas. Ed. Moderna: São Paulo. 1ª ed. p. 7; 10;11.
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Quantas vezes abrimos a boca para pronunciar a palavra chicotinho? Espere que os alunos respondam que são quatro vezes.
- Agora vamos bater palmas ao invés de contar quantas vezes abrimos a boca? A resposta esperada é quatro.
- O resultado foi o mesmo? Os alunos devem responder que sim.
- Vamos fazer isso com todas as palavras das frases? O que vocês perceberam? A hipótese levantada pelos alunos deverá ser de que perceberam que para cada palavra o número de palmas é diferente.
- Todas as palavras têm o mesmo número de sílabas? A expectativa é que os alunos respondam que, assim como o número de palmas é diferente para cada palavra portanto o número de sílabas de cada palavra também é diferente.
- Vocês sabem porque ao classificar palavras quanto ao número de sílabas elas recebem este nome? A expectativa é que os alunos respondam que não. Então proponha a eles uma descoberta coletiva.
- O significado de mono, radical grego mónos significa um e por isso as palavras que possuem uma sílaba são classificadas como monossílabas.
- O significado de di, radical grego dís significa dois e por isso as palavras que possuem duas sílabas são classificadas como dissílabas.
- O significado de tri radical grego triás significa três e que por isso as palavras que possuem três sílabas são classificadas com trissílabas.
- O significado de poli do radical grego polýs significa muito e que por isso as palavras que possuem quatro sílabas ou mais, ou seja, que possuem muitas sílabas, são classificadas como polissílabas.
A expectativa é que os alunos entendam o significado dos radicais para que possam classificar corretamente as palavras quanto ao número de sílabas nas próximas aulas.
Materiais complementares: projetor de slides e cópias do material impresso.
Referências:
ABREU, Ana Rosa. [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas. p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386. Acessado em: 24 de novembro de 2018, às 22h40min.
NORMA, Culta. Radicais gregos e latinos. Por: NEVES, Flávia. Disponível em: https://www.normaculta.com.br/radical-das-palavras/. Acesso em: 25 de novembro de 2018, às 16h16min.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Vamos registrar as descobertas?
- Como podemos classificar as sílabas? A expectativa é que os alunos respondam que as palavras podem ser classificadas quanto ao número de sílabas.
- Qual o nome dado a estas classificações? Os alunos deverão responder que as palavras devem obedecer à seguinte classificação: 1 sílaba = monossílaba, 2 sílabas = dissílaba, 3 sílabas = trissílaba, 4 ou mais sílabas = polissílaba.
- Projete o slide com a tabela.
- Para o registro use o caderno ou cópia de folha impressa. Link para impressão: clique aqui. .
- Ou se preferir faça cópias para os alunos da tabela impressa. Link para impressão: clique aqui. .
Referências:
NORMA, Culta. Radicais gregos e latinos. Por: NEVES, Flávia. Disponível em: https://www.normaculta.com.br/radical-das-palavras/. Acesso em: 25 de novembro de 2018, às 16h16min.
Atividade de impressão - Monte de palavras
Monte de palavras
Atividade para impressão - Modelo de Cartaz para Classificação de Palavras
Modelo de Cartaz para Classificação de Palavras
Atividade de Resolução - Registrando as descobertas
Registrando as descobertas
Atividade para impressão - Tabela
Tabela
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp e Google Documentos (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui), Padlet (tutorial disponível aqui) e site para o sorteio (disponível aqui).
Introdução
Compartilhe o texto em documento do Google ou pelo WhatsApp e desafie os alunos e mandarem áudios da leitura no grupo. Se preferir, organize um mural no Padlet, onde você pode disponibilizar o texto, vídeos da brincadeira e imagens para ilustrar o mural, e onde os alunos também podem publicar seus áudios.
Desenvolvimento
Para realizar o jogo, você pode usar o Google Meet ou o Zoom. Explique a brincadeira e compartilhe o texto para ser lido coletivamente. Selecione um aluno por vez para escolher um número (que corresponderá a uma palavra do texto); ele precisará indicar o número de sílabas da palavra sorteada. Você poderá usar o site Sorteador.com, colocando o número de alunos e o número de palavras que serão sorteadas. Depois que todos os alunos participarem, siga com as orientações do plano informando a classificação das palavras.
Fechamento
Compartilhe o quadro para que registrem suas descobertas. Você pode criar um documento no Google, compartilhar pelo e-mail ou por link no WhatsApp, e pedir que cada aluno acrescente as informações e uma palavra aos exemplos. Se estiver usando o Meet, isso poderá ser feito ao final do encontro, coletivamente. Se não for possível, oriente-os em áudio pelo Padlet ou WhatsApp.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do jogo proposto na atividade. Para isso, envie as orientações de como jogar e o material (que poderá ser impresso ou confeccionado manualmente) por e-mail ou WhatsApp. Sugira que os alunos enviem fotos desse momento pelo WhatsApp ou postem no mural do Padlet.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carla Garcia
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Sílabas e palavras
Finalidade da aula: Descobrir como é feita a separação de sílabas nas palavras, registrando as descobertas.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Classificação das palavras por número de sílabas
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF03LP05
Sobre esta aula: esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar o número de sílabas das palavras, classificando-as em: monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
Materiais necessários: projetor de slides, cartolina, pincel atômico, 10 copos plásticos coloridos ou pintados com guache, cartolina.
Dificuldades antecipadas:
Para alunos que não consigam perceber as habilidades propostas na finalidade da aula realize atividades coletivas, em duplas e utilize boas perguntas reflexivas.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Ana Rosa. [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas. p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386. Acessado em: 24 de novembro de 2018, às 22h40min.
BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ . Acesso em: 03 de novembro de 2018 às 13h05min.
NÓBREGA, Maria José; PAMPLONA, Roseane (orgs). Ilustrações: CIPIS, Marcelo. Salada, Saladinha - Parlendas. Ed. Moderna: São Paulo. 1ª ed. p. 7; 10; 11.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf Acesso em: 29 de outubro de 2018, às 15h39min.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: