Atividade de contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Marco histórico: O Bairro
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Marcos históricos locais
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI05) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, atividades impressas e fotografia do bairro.
Material complementar:
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Trad. Yara Khoury. Projeto História, São Paulo: PUC-SP, n. 10, p. 7-28, dez. 1993
TEIXEIRA, Marlene P. V.; MACHADO, Rosa Maria. Conceito de Bairro: unidade popular ou técnica? Anuário do Instituto de Geociências, UFRJ: 1986. p. 66-71.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 min
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - Os bairros como marcos históricos (Os bairros exibem marcas do tempo e transformações históricas).
Inicie a conversa explorando o objetivo e o significado de bairro que as crianças carregam.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA