Compartilhe:

Jornalismo

Férias: pausa para (re)conexão antes da volta às aulas

Utilize uma parte dos dias de descanso para o ócio criativo e outra para começar a pensar e planejar o próximo ano letivo. Confira aqui algumas sugestões

PorSelene Coletti

09/01/2023

Foto: Getty Images

Ano novo, uma nova oportunidade para repensar diferentes aspectos de nossas vidas. A virada vem carregada de muitas expectativas, promessas, reflexões e esperanças para realizar sonhos pessoais e profissionais e, claro, mais alguns dias de nossas merecidas férias.

Esse descanso se faz necessário para repor as energias físicas e emocionais para encarar o próximo ano letivo. Pesquisas mostram como o cérebro precisa desse recesso. No dia a dia, vivemos diferentes situações de estresse para dar conta de demandas pessoais e profissionais. Nosso cérebro ativa circuitos de sobrevivência que fazem com que o corpo fique em estado de alerta. Quando trabalhamos por longos períodos sem pausa, esse estado de alerta não é desligado e atrapalha outras habilidades.

Por isso, durante estas férias, realmente se desligue das demandas da escola – mesmo se for difícil, insista em se desconectar e verá a diferença na volta ao trabalho.

Podemos dividir este mês em duas partes. A primeira dedicada a ter experiências culturais, momentos de qualidade com as pessoas que amamos e autocuidado. Já a segunda é para dar início às reflexões a respeito do planejamento do ano. Neste texto, separei sugestões para esses dois momentos.

Ócio criativo

Quem cunhou esse termo foi o sociólogo italiano Domenico De Masi na virada dos anos 2000. O ócio criativo pode ser entendido como o indivíduo em sua plenitude, o equilíbrio entre trabalho, estudo e lazer que favorece a criatividade.

No dia a dia, às vezes perdemos a capacidade de nos entregar por completo a uma música, peça de teatro, leitura ou a um momento familiar. Essas atividades de lazer auxiliam cotidianamente a nutrir o cérebro para ter novas ideias, pensar novas soluções para os problemas.

Portanto, nestas férias, invista no ócio criativo para voltar revitalizado para a escola. Por onde gostaria de começar? Se for com a leitura, escolha um livro de um gênero que lhe agrada e o devore. Escolha um lugar gostoso e tranquilo e se deixe envolver pelo universo literário.

Gosta de cinema? Escolha um filme de sua preferência – eu, pessoalmente, amo as comédias românticas e biografias –, pegue sua pipoca e se divirta. Também pode virar um programa familiar, para passar um tempo com seus filhos. O mesmo vale para uma peça de teatro que esteja em cartaz!

Viajar é sempre revitalizador, seja por um período longo ou curto, para um destino próximo ou distante. Conhecer novos lugares, ou rever aqueles que são especiais, nos permite estar em contato com nossa própria história. Se não for possível agora, pode pesquisar um destino que gostaria de visitar em um feriado prolongado ou durante um final de semana.

Aproveite também para cuidar de você e de seu corpo. Faça atividade física, caminhe em um lugar de sua cidade ao ar livre e aprecie a paisagem. Sente-se em um lugar tranquilo e medite (acesse aqui o áudio de uma meditação guiada).

Converse com amigos e familiares, convide-os para um lanche da tarde com um pedaço de bolo quentinho e um café para colocar o papo em dia. Se você tem crianças pequenas, aproveite para brincar, conversar e passear sem pressa. Deixe seu lado criança falar mais alto!

São essas pequenas coisas que farão diferença em sua saúde física e emocional. Lembre-se de buscar estender isso a sua rotina. Será fundamental para seu sucesso e o de seu trabalho.

Segundo momento: planejamento do ano

Perto do fim das férias, comece a pensar na volta à escola, aproveite que estará conectado com sua criatividade – e, acima de tudo, com você. Dê início aos preparativos organizando os arquivos de seu computador e seus materiais escolares (lápis, canetas, estojo, cadernos, post-its, agendas e outras coisas); veja o que poderá ser reaproveitado e o que será necessário comprar.

Se também gosta de trabalhar com jogos em sala de aula, já separe aqueles que irá utilizar, pesquise outros e veja quais será necessário produzir e/ou comprar.

Retome seus registros de final de ano e analise os pontos positivos e os desafios que elencou para 2023. Trace metas de curto, médio e longo prazo – tanto para a vida profissional quanto pessoal. Sugiro que faça uma tabela com essas metas para ficar mais prático de visualizar e revisar durante o ano. Organize sua rotina para garantir tempo para o ócio criativo que falamos anteriormente.

Para os aspectos que podem ser melhorados, procure se aprofundar na questão, pesquise e estude novas formas de trabalhar determinado ponto, tire suas dúvidas, converse e troque com colegas para chegar a formas de levar essas ideias para a prática.

Se você já estiver com a turma definida, faça um levantamento dos materiais que irá utilizar e dê início ao planejamento das atividades. Para isso, sugiro dar uma olhadinha no planner da NOVA ESCOLA, que traz sugestões que irão auxiliar nesse trabalho.

Ainda que não saiba com qual sala irá ficar, já dá para refletir sobre pontos importantes para este início de ano, como, por exemplo, acolhimento, avaliação diagnóstica, recomposição de aprendizagens, o currículo de sua rede de ensino, metodologias que quer colocar em prática, entre outros.

No entanto, começar os preparativos para a volta não quer dizer deixar de descansar! Faça proveito dos momentos de ócio criativo até o último dia. Desejo a você uma nova etapa dessa caminhada cheia de sucesso e muitas renovações. Ótimas férias e um excelente retorno!

Até a próxima!

Selene

Selene Coletti é professora na rede pública há 40 anos. Atuou na Educação Infantil e foi alfabetizadora por dez anos, lecionando do 1º ao 5º ano. Em 2016, foi uma das ganhadoras do Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, com o projeto “Mapas do Tesouro que são um tesouro”, na área de Matemática. Foi diretora de escola e recebeu, em 2004, o Prêmio Gestão para o Sucesso Escolar, do Instituto Protagonistes/Fundação Lemann. Atuou como coordenadora do Núcleo de Formação Continuada e também como formadora da Educação Infantil na Prefeitura de Itatiba (SP). Atualmente é vice-diretora da EMEB Philomena Zupardo, em Itatiba.

Veja mais sobre

Últimas notícias