Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT2_23PES_03
Recursos
- Necessários: - Caderno e lápis.
- Moeda (de qualquer valor).
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
Para este plano, a sugestão é que foque na Atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Retomada
Para a retomada sugiro uma atividade prévia com a utilização de moeda que favoreça aos alunos uma maior compreensão de fenômenos aleatórios em situações de jogo. A atividade pode ser apresentada em aula síncrona ou assíncrona.
Previamente antes da aula síncrona, você disponibiliza essa atividade para os alunos.
Atividade Prévia:
Observem que cada moeda tem duas faces que chamamos uma de “cara” e a outra de “coroa”. A “cara” é o lado que tem um rosto; e a “coroa” é o outro lado com valor da moeda. Ao jogarmos a moeda, ela cai com apenas uma de suas faces voltada para cima. Jogue uma moeda para cima 5 vezes. Mas, antes de jogar, diga qual face você quer que fique voltada para cima, se é “cara” ou “coroa”. Transcreva a tabela abaixo no caderno e registrem o palpite antes de jogar a moeda, o resultado obtido e diga se acertou ou errou.
Professor, para o registro você pode disponibilizar a seguinte tabela.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode iniciar a aula, provocando reflexões quanto a atividade prévia:
- Quais as possibilidades de resultado ao jogar a moeda?
- Vocês sempre acertaram o palpite dado?
- Tinha algum palpite que tinha mais chance de dar certo?
- Era possível acertar todos os palpites?
Aproveitando esses questionamentos para oportunizar aos alunos a percepção que as chances de dar “coroa” são as mesmas de dar “cara”. Após esse resgate prévio apresente as situações apresentadas nos slides 3 e 4, solicitando que eles compartilhem suas ideias.
Na aula assíncrona, você pode compartilhar, a atividade prévia e os questionamentos, por mensagem de texto, áudio ou vídeo, via WhatsApp ou e-mail, e pedir aos alunos que deem seus resultados pelo mesmo meio de comunicação recebido. Após esse resgate prévio apresente as situações apresentadas nos slides 3 e 4, solicitando que compartilhem suas ideias.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize as atividades sugeridas na Retomada, com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
Para a atividade principal, sugiro adaptação da atividade, de forma que também aborde o conceito de aleatoriedade em situações de jogo. Logo, essa atividade pode ser conduzida pelo mesmo meio de comunicação adotado na retomada.
Atividade adaptada:
Maria e João decidiram jogar “cara ou coroa”. Um jogo simples, cada um atira uma moeda ao ar e verifica após a queda, se o lado voltado para cima é cara ou coroa. Eles decidiram que cada um ia jogar a moeda 5 vezes e ganharia quem acertasse mais. Maria escolheu “cara” e João, “coroa”. Quem vai ganhar a brincadeira?
Na aula síncrona, você pode apresentar a Atividade adaptada e desafiar os alunos a realizarem a leitura da problematização e solucioná-la no caderno. Estabeleça um tempo para responderem e em seguida inicie os questionamentos:
- Quais são as regras do jogo?
- Quando joga a moeda é mais fácil sair “cara” ou “coroa”?
- Quem tem mais chance de ganhar?
- Quem inicia o jogo tem mais chances de ganhar?
- Os dois podem obter o mesmo resultado?
Lembrando de incentivar os alunos a explicarem seu raciocínio e da possibilidade de você professor, simular uma rodada com os próprios alunos.
Na aula assíncrona, você pode compartilhar a Atividade adaptada com os alunos via WhatsApp ou e-mail, através de texto, áudio ou vídeo. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída, juntamente com a atividade da retomada.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta de problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, o problema pode ser respondido no caderno e as resoluções socializadas com os colegas, mediante questionamentos e incentivo do(a) professor(a) para que o aluno explique seu raciocínio, e percebam que as duas crianças, Maria e João, tem a mesma chance de ganhar, pois, ao jogar a moeda, a possibilidade de dar “coroa” é a mesma de dar “cara”.
Na aula assíncrona, as resoluções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou fisicamente). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das resoluções apresentadas pelos alunos, por meio de fotos, mensagem de texto, áudio ou vídeo, provocando reflexões. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os estudantes que recorrem a este meio de comunicação.
Encerramento
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para abordar as atividades, favorecer ao aluno, através da socialização dos raciocínios apresentados, o reconhecimento que para solucionar a situação no contexto de jogo apresentado, é possível dois resultados para o lançamento da moeda e com chances iguais de sair qualquer uma das faces da moeda.
Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 10 pode ser usada para verificar se os alunos compreenderam a aleatoriedade presente no contexto do jogo com moeda.
Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização das atividades anteriores, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Solicite aos pais, o acompanhamento na realização da atividade prévia, com a utilização de moeda.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família, e de grande aprendizado.