Plano de Aula

Plano de aula: Acertar a bola na cesta: provável ou impossível?

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Possíveis resultados em eventos aleatórios

Descrição

Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF02MA21 - Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.

Objetivos específicos

- Explorar situações de aleatoriedade

- Elaborar argumentos consistentes baseados na interpretação das informações, fazendo uso de conhecimentos sobre probabilidades

- Compreender eventos aleatórios, sendo “pouco ou muito provável”, “improvável” ou “impossível”.

Conceito-chave

- Aleatoriedade,  probabilidade, pouco provável, impossível.

Recursos necessários

- Tabuleiros de Jogo da Velha (uma para cada dupla da turma), ou papel sulfite e lápis para que os alunos desenhem o jogo da velha.

- Atividade principal impressa ( uma por dupla).

- Quadro para registrar pontos importantes durante discussão/ socialização.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

- Explorar situações de aleatoriedade

- Elaborar argumentos consistentes baseados na interpretação das informações, fazendo uso de conhecimentos sobre probabilidades

- Compreender eventos aleatórios, sendo “pouco ou muito provável”, “improvável” ou “impossível”.