Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT2_23PES_04
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
Para este plano, a sugestão é que foque na Atividade principal e na Discussão da solução, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Atividade principal
A atividade principal apresenta um contexto que possibilita uma maior compreensão da aleatoriedade. Dessa forma, a abordagem do jogo pode ser explanada em aula síncrona ou assíncrona.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), importante no início, realizar um resgate do conhecimento prévio dos alunos sobre a modalidade basquete, proporcionando uma conversa coletiva. Em seguida, pode apresentar o slide 3 e desafiar os alunos a realizarem a leitura do problema e solucioná-lo no caderno. Estabeleça um tempo para a resolução e em seguida explore os questionamentos apresentados no “Discuta com a turma”, que consta no plano. Lembrando de incentivar os alunos a explicarem suas ideias.
Na aula assíncrona, você pode possibilitar informações sobre a modalidade basquete e a atividade proposta no slide 3, por texto, áudio ou vídeo, via WhatsApp ou e-mail. Estabeleça um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize as informações necessárias sobre o jogo, a atividade do slide 3 e outras desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite às famílias que peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo” de forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta de problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, concluindo a resolução do problema, importante criar um momento de socialização com os colegas, oportunizando o aluno explicar seu raciocínio.
Após os alunos compartilharem e discutirem as possibilidades, você pode apresentar o slide 4 que aborda a Discussão da solução, provocando reflexões por meio dos questionamentos do “Discuta com a turma”.
Na aula assíncrona, as resoluções do problema devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou fisicamente). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das possibilidades apresentadas pelos alunos e das apresentadas na Discussão da solução (slide 4), através de fotos, mensagem de texto, áudio ou vídeo, provocando reflexões. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os alunos que recorrem a este meio de comunicação.
Encerramento
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, oportunize a leitura do texto apresentado no encerramento (slide 5) para enfatizar a imprevisibilidade em eventos aleatórios.
Raio X
A atividade do Raio X apresentada nos slides 6 e 7 pode ser usada para verificar se os alunos conseguem pensar na aleatoriedade presente em situações vivenciadas por eles. Entretanto, como a situação abordada está relacionada ao “Jogo da velha”, importante realizar um resgate ou proporcionar conhecimento sobre esse jogo, antes de abordar a atividade.
Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização da atividade principal, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e, se possível, acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Solicite aos familiares que juntamente com seus filhos brinquem o “Jogo da velha”.
Sugira aos alunos que socializem, com seus familiares, o que aprenderam nesta aula, pensando inclusive em situações do seu cotidiano que envolvem a aleatoriedade.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família, e de grande aprendizado.