Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Quantos metros têm? Estimando para descobrir!
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estimativas e medições: medidas de comprimento, massa e capacidade.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.
Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF02MA16) Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.
Objetivos específicos
- Compreender o conceito de estimativas de medidas.
Conceito-chave
Estimar - medidas não padronizadas.
Recursos necessários
- Atividades impressas;
- Cartolina;
- Piloto;
- Datashow ( opcional )
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Compreender o conceito de estimativas de medidas.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o objetivo para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Convide a turma a responder as perguntas oralmente. Serão perguntas envolvendo estimativas. Questione-os com perguntas dentro do contexto deles. As perguntas no slide são exemplos, elas podem ser mudadas. Entretanto, as estimativas inicialmente não devem abordar medidas com o uso dos instrumentos. A ideia é fazer com que eles pensem nessas perguntas e com a possibilidade deles estimarem. Então, você pode antes de iniciar as perguntas, dizer: ”Fui medir a altura da porta da sala e encontrei 20 palmos!”.
Propósito: Iniciar a apresentação do conceito de estimativa.
Discuta com a turma:
- Vocês acham que só podemos encontrar a medida de um determinado objeto usando instrumentos de medição?
- Vocês já pensaram quanto deve pesar o armário da sala?
- Quem aqui deve ter o mesmo peso de um botijão de gás 15 kg?
- A mesa de vocês, quantos palmos seus devem ter?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Convide a turma a responder as perguntas oralmente. Serão perguntas envolvendo estimativas. Questione-os com perguntas dentro do contexto deles. As perguntas no slide são exemplos, elas podem ser mudadas. Entretanto, as estimativas inicialmente não devem abordar medidas com o uso dos instrumentos. A ideia é fazer com que eles pensem nessas perguntas e com a possibilidade deles estimarem. Então, você pode antes de iniciar as perguntas, dizer: ”Fui medir a altura da porta da sala e encontrei 20 palmos!”.
Propósito: Iniciar a apresentação do conceito de estimativa.
Discuta com a turma:
- Vocês acham que só podemos encontrar a medida de um determinado objeto usando instrumentos de medição?
- Vocês já pensaram quanto deve pesar o armário da sala?
- Quem aqui deve ter o mesmo peso de um botijão de gás 15 kg?
- A mesa de vocês, quantos palmos seus devem ter?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5 e 6)
Orientação: Convide os alunos a resolver a situação-problema. Em dupla, entregue a atividade impressa. A escolha da dupla pode ser feita por eles, apenas, atente-se para aquelas crianças que ainda não estão lendo. Se possível, projete o slide com a atividade ou registre na lousa, com a imagem ampliada. A proposta da atividade é que eles estimem o valor aproximado da barraca, através da referência da altura de Ana. Oriente que eles façam a leitura com tranquilidade da situação-problema e destaque as informações que julguem importantes para a resolução. Diga que assim como na atividade de aquecimento, podemos pensar sobre as medidas dos objetos , a partir de outras referências que temos. Neste caso, a Ana pode estimar a altura da barraca, levando em consideração a sua própria altura. Um aspecto importante é explicar para os alunos que podemos usar referências, que podem inclusive, serem desenvolvidas mentalmente.
Propósito: Apresentar o conceito de estimativas através de uma atividade em grupo.
Discuta com a turma:
- Podemos pensar na medida de algum objeto sem usar instrumentos?
- O que podemos usar como referência para nos ajudar a chegar a uma possível medida?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 5 e 6)
Orientação: Convide os alunos a resolver a situação-problema. Em dupla, entregue a atividade impressa. A escolha da dupla pode ser feita por eles, apenas, atente-se para aquelas crianças que ainda não estão lendo. Se possível, projete o slide com a atividade ou registre na lousa, com a imagem ampliada. A proposta da atividade é que eles estimem o valor aproximado da barraca, através da referência da altura de Ana. Oriente que eles façam a leitura com tranquilidade da situação-problema e destaque as informações que julguem importantes para a resolução. Diga que assim como na atividade de aquecimento, podemos pensar sobre as medidas dos objetos , a partir de outras referências que temos. Neste caso, a Ana pode estimar a altura da barraca, levando em consideração a sua própria altura. Um aspecto importante é explicar para os alunos que podemos usar referências, que podem inclusive, serem desenvolvidas mentalmente.
Propósito: Apresentar o conceito de estimativas através de uma atividade em grupo.
Discuta com a turma:
- Podemos pensar na medida de algum objeto sem usar instrumentos?
- O que podemos usar como referência para nos ajudar a chegar a uma possível medida?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10)
Orientação: Escolha duas ou três duplas que tenham desenvolvido estratégias diferentes e peça para que eles apresentem suas resoluções. Permita que eles expliquem utilizando a imagem ampliada da atividade ou projetada, de que maneira a Roberta pode medir a altura da barraca sem o uso de instrumentos. Neste caso, pode ocorrer estratégias onde os alunos associem a altura de Roberta a escada, percebendo que a escada tem o dobro da altura de Roberta, e encontre a altura da banca, visto que, a escada tem a mesma altura.
Propósito: Compartilhar as estimativas de cada dupla.
Discuta com a turma:
- É possível pensarmos na altura da barraca, mesmo não tendo um instrumento para medida?
- De que maneira a altura de Roberta ajudou a vocês descobrirem a altura da banca?
- Se não tivesse a escada, vocês poderiam encontrar outra referência?
Material Complementar:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10)
Orientação: Escolha duas ou três duplas que tenham desenvolvido estratégias diferentes e peça para que eles apresentem suas resoluções. Permita que eles expliquem utilizando a imagem ampliada da atividade ou projetada. Pode ocorrer estratégias onde os alunos associem a altura de Roberta a escada, percebendo que a escada tem o dobro da altura de Roberta, e encontre a altura da banca, visto que, a escada tem a mesma altura.
Propósito: Compartilhar as estimativas de cada dupla.
Discuta com a turma:
- É possível pensarmos na altura da barraca, mesmo não tendo um instrumento para medida?
- De que maneira a altura de Roberta ajudou a vocês descobrirem a altura da banca?
- Se não tivesse a escada, vocês poderiam encontrar outra referência?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10)
Orientação: Escolha duas ou três duplas que tenham desenvolvido estratégias diferentes e peça para que eles apresentem suas resoluções. Permita que eles expliquem utilizando a imagem ampliada da atividade ou projetada. Pode ocorrer estratégias onde os alunos associem a altura de Roberta a escada, percebendo que a escada tem o dobro da altura de Roberta, e encontre a altura da banca, visto que, a escada tem a mesma altura.
Propósito: Compartilhar as estimativas de cada dupla.
Discuta com a turma:
- É possível pensarmos na altura da barraca, mesmo não tendo um instrumento para medida?
- De que maneira a altura de Roberta ajudou a vocês descobrirem a altura da banca?
- Se não tivesse a escada, vocês poderiam encontrar outra referência?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10)
Orientação: A dupla pode desenvolver também a estratégia de comparar a altura de Roberta com a da banca, e perceber que a barraca equivale a duas vezes a altura de Roberta.Usaria a altura de Roberta para estimar a altura da barraca. Se acontecer de nenhuma dupla desenvolver uma estratégia estimando a altura de 2 m, apresente as possíveis resoluções da atividade.
Propósito: Compartilhar as estimativas de cada dupla.
Discuta com a turma:
- É possível usarmos nossa altura para pensarmos em valores de medidas próximos de objetos?
- Eu tenho 1,74 m ( você pode usar a sua própria altura para exemplificar), com base na minha altura, quantos metros deve ter a porta da sala?
- Alguém pode utilizar sua altura como referência para pensar na altura que deve ter o armário (pode ser outros objeto, caso a sala não tenha armário) da sala?
- Alguém pode me dizer outro objeto que tenha mais ou menos a altura da banca: 2m?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Apresente o conceito de estimar. Projete o slide ou registre na lousa. Destaque que estimar é usar referências, como a altura, a medida em pés de uma mesa sem o uso de instrumento. Afirme que diariamente fazemos estimativas. Pensamos se a quantidade de açúcar vai ser suficiente para adoçar o suco, se um determinado brinquedo vai caber em uma caixa. Diga que podemos medir e comparar usando referências, que podem as que ficam na nossa mente, como: “A mesa de minha casa possui 10 palmos de comprimento” , “Minha altura é de 1 m!” ou usando outros objetos como referência : “O comprimento da parede de minha sala cabem 3 quadros grandes.”
Propósito: Apresentar o conceito de estimativas.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Finalize a aula retomando o que foi realizado e destacando o uso das referências para estimar o comprimento de uma sala ou espaço. Registre a informação em um cartaz, juntamente com o conceito de estimativa e deixe visível para a turma. Pode ser confeccionado um cartaz com a informação destacada.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Raio x
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Entregue atividade impressa e peça que individualmente eles façam a questão proposta. Atente-se para que eles usem o conceito de estimar para solucionar o problema. A ideia é que eles percebam que podem usar referências para estimar as medidas. No momento da discussão da resolução, destaque que fazemos essas estimativas sempre com base em referência, neste caso em específico, que já sabemos as medidas. E que usá-las auxiliam quando precisamos estimar uma medida . Outras atividades complementares podem ser proposta para desenvolver e exercitar as estimativas.
Propósito: Avaliar a aprendizagem do aluno.
Materiais complementares para impressão:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT2_20GRM_01
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
Para este plano, a sugestão é que foque no Aquecimento e na Atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Aquecimento
O aquecimento oportuniza o aluno a estimar, utilizando medidas não padronizadas e padronizadas, logo é de extrema relevância sua realização. Sugiro adaptação para a execução da atividade que pode ser em aula síncrona ou assíncrona
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode iniciar com a afirmação sugerida nas orientações do aquecimento: “Fui medir a altura da porta da sala e encontrei 20 palmos!” e a partir dessa afirmação estimular uma conversa com os alunos sobre as possibilidades de estimar, comparar, medir, a partir de outras referências que temos. Como a atividade principal aborda estimativa de medida de comprimento, pode ser dada uma ênfase maior a essa grandeza no aquecimento, fazendo provocações, por exemplo:
- Você consegue imaginar a altura de uma porta de 20 palmos?
- Uma caneta tem menos ou mais de um palmo?
- Se você fosse medir sua altura com seu palmo, precisaria de quantos? E se eu fosse medir, seria a mesma quantidade de palmos que você precisou? Por quê?
- Se você fosse medir a porta da sala, seria mais ou menos de 20 palmos?
- Você estima que minha altura é de mais ou menos um metro?
- A altura da porta da sala, é maior que um metro? E é menor que 2 metros?
Após explanar estimativas com a grandeza comprimento, você pode apresentar e explorar oralmente com os alunos os questionamentos do slide 4 (que abordam estimativa com outras grandezas), como também os sugeridos no “Discuta com a turma”.
Na aula assíncrona, você pode apresentar a afirmação: “Fui medir a altura da porta da sala e encontrei 20 palmos!” e solicitar aos alunos que reflitam e respondam os questionamentos sugeridos na aula síncrona, relacionados a grandeza comprimento. A seguir, você pode apresentar os questionamentos do slide 4 e os sugeridos no “Discuta com a turma” que oportunizam o aluno a estimar utilizando outras grandezas, via WhatsApp ou e-mail, e pedir que deem suas respostas pelo mesmo meio de comunicação recebido.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a atividade sugerida, com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das atividades. Solicite às famílias que peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo” de forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal dar continuidade a atividade apresentada no aquecimento, ou seja, propõe uma situação problema que possibilita o aluno descobrir medidas desconhecidas, a partir de uma referência apresentada. Essa atividade pode ser conduzida pelo mesmo meio de comunicação adotado no aquecimento.
Na aula síncrona, você pode apresentar os slides 5 e 6, desafiar os alunos a realizarem a leitura da problematização e solucioná-la no caderno, utilizando suas estratégias. Estabeleça um tempo para responderem e em seguida, oportunize que apresentem suas estimativas, incentivando-os a explicarem suas ideias. Nesse momento, você pode ser o escriba das respostas apresentadas, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar (lembrando a necessidade de pensar em qual objeto utilizará para registrar, ou seja, lousa, papel kraft).
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar as telas dos slides 5 e 6 e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail, estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência que apresenta o aquecimento.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, concluindo a resolução do problema, importante criar um momento de socialização das estimativas realizadas, oportunizando os alunos explicarem seu raciocínio.
Após os alunos compartilharem e discutirem as estratégias, você pode apresentar os slides 7, 8, 9 e 10 que abordam a Discussão da solução, provocando reflexões por meio dos questionamentos sugeridos nos “Discuta com a turma".
Na aula assíncrona, as resoluções do problema devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das estimativas apresentadas pelos alunos e das apresentadas na Discussão da solução (slides 7, 8, 9 e 10), através de fotos, mensagem de texto, áudio ou vídeo, provocando reflexões. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os alunos que recorrem a este meio de comunicação.
Sistematização e Encerramento
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, oportunize a leitura do texto apresentado na sistematização e no encerramento (slides 12 e 13) para consolidar os conceitos abordados nas atividades.
Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 14 pode ser usada para verificar se os alunos realizam estimativa de medidas, utilizando a medida de outro objeto como referência para solucionar os problemas propostos.
Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema o mesmo meio de comunicação adotado para a realização das atividades anteriores, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e, se possível, acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira aos alunos que socializem, com seus familiares, o que aprenderam nesta aula.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família e de grande aprendizado.
Plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes.
Mentora: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF02MA16) Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.
Objetivos específicos
- Compreender o conceito de estimativas de medidas.
Conceito-chave
Estimar - medidas não padronizadas.
Recursos necessários
- Atividades impressas;
- Cartolina;
- Piloto;
- Datashow ( opcional )