Plano de Aula

Plano de aula: Crescemos com o tempo!

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fatos da vida cotidiana

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, espelho, papéis (sulfite, cartolina), canetinhas, lápis de cor, fita adesiva/tachinhas.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9B6unrYDw6BJYyTBgybYxJmCrkJekHCdaa4b69mxxsB9ay8FnZtfQDnKv6fe/his2-06und01-personalidades.pdf

  • Documento contendo a letra da música “Saiba” de Adriana Calcanhoto - HIS2_06UND01 Letra da música:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kUCz9QvVf6JCKh84wpQA9hNJsAFbHDBDHeRyVjtphZb2A8B2jcREZ9c2hBRm/his2-06und01-letra-da-musica.pdf

  • Documento contendo algumas informações sobre as personalidades citadas na letra da música - HIS2_ 06UND01 - Saiba mais sobre as personalidades:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tA89pv28ru9nFMCvyNsH4e5j74XqTzc5wC6qN8TmT353DCxtafmKKDjwZHRz/his2-06und01-saiba-mais-sobre-as-personalidades.pdf.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n8XqYBZC3s6w97NeDeKxNEXe7G2HAFaVj5qsAfGGfvjYc6WnVpjbdaFzx5Gr/his2-0und01-titulos-mural.pdf.

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida e o ensino de História para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
  • Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa sobre o que eles conhecem sobre o tema e sobre as palavras chaves: fases, desenvolvimento, seres vivos.
  • Levante hipóteses, juntamente com as crianças, sobre:
  • O que vem a ser fases de desenvolvimento?
  • Fases de desenvolvimento é a mesma coisa que crescimento?
  • O que são seres vivos?
  • Quais seres vivos conhecem?
  • Crescer quer dizer o quê?
  • Quando se fala em crescimento nós falamos de ontem (passado)? De hoje (presente)? Ou de amanhã (futuro)?

  • Nos questionamentos, explique para as crianças as noções de temporalidade que serão trabalhadas no decorrer da aula.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA