Plano de aula: FESTAS POPULARES DO BRASIL

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Identidade e valorização da multiculturalidade e diversidade local.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para esta aula você vai precisar de uma entrevista prévia com a secretaria de turismo ou um museu da sua cidade, você pode realizar com os alunos em uma saída de campo ou coletar materiais e trazer para a ação propositiva da aula. Para o momento de pesquisa, você tem disponível nos materiais complementares uma ficha-resumo para impressão, ou você pode passar no quadro e pedir para os alunos copiarem no caderno para responder durante a atividade.

Caso sua cidade não tenha secretaria de turismo ou museu, pesquise quais são as festas populares da sua região ou estado na internet mesmo e leve algumas informações para os alunos pesquisarem em aula.

Material complementar:

Ficha-resumo para pesquisa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8CGXn99DHhTQjBPrAskuqT5aXNMQZAPNnSJVv5pUN3dVVyDbAVhG7TERwuVf/geo2-02und05-ficha-resumo-para-pesquisa.pdf

Imagens da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yg7M4kUJ68j8wPCDz49dHMwdmv5chCSf2dKtUK3Fm2hmESAqWWmSbFfSMJVp/geo2-02und05-imagens-problematizacao.pdf

Tema da aula

Orientações: Pergunte aos alunos o que são festas populares?

Escute as considerações dos alunos e destaque que para ser tradicional essas festas devem acontecer todos os anos, destacar alguma característica típica do lugar e movimentar um grande número de pessoas.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA