Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Docs e Youtube
Valores trabalhados
- Cidadania
- Direitos humanos
- Desigualdades sociais
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os alunos identifiquem as festas populares da comunidade e sua importância para a cultura local. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Encaminhe à turma o slide com o tema da aula que você encontra no plano de aula original. Pergunte aos alunos o que são festas populares. Comente que para serem tradicionais, essas festividades devem acontecer todos os anos, devem destacar alguma característica típica do lugar e devem movimentar um grande número de pessoas. Escute as considerações e anote no Google Docs ou, se preferir, em uma cartolina.
Você vai precisar de uma entrevista prévia com a Secretaria de Turismo ou um museu da sua cidade. Para o momento de pesquisa, você terá disponível uma ficha-resumo. Caso sua localidade não tenha essas instituições, pesquise quais são as festas populares da sua região ou estado na internet. Disponibilize algumas informações para os alunos pesquisarem em aula. É importante verificar se a secretaria ou o museu dispõe de uma página na internet para que você possa sugerir o link como aprofundamento da pesquisa.
Contextualização (10 minutos)
Envie o vídeo abaixo sobre as festas do Brasil, produzido por Rede Globo e Ministério do Turismo. Depois, pergunte quais elementos compõem essas festividades. Eles devem destacar a música, a dança e as comidas típicas.
- “Descubra o Brasil”, disponível aqui.
Nesta etapa, grave o vídeo orientando os alunos e peça que anotem suas percepções no caderno.
Problematização (20 minutos)
Grave e envie um vídeo ou áudio pedindo aos alunos que observem as imagens que estão disponíveis abaixo. Depois, questione-os: alguma dessas festas acontecem em nossa cidade? De onde veio essa tradição?
- Imagens da problematização, disponível aqui.
As questões serão respondidas na ação propositiva.
Ação propositiva (dois dias)
Através de uma entrevista prévia na Secretaria de Turismo da sua cidade ou os alunos pesquisando com seus familiares, você pode pedir para que todo o material coletado seja utilizado nessa etapa da aula. Aqui fica a sugestão de disponibilizar uma pesquisa que você também pode realizar. O importante é que eles conheçam as origens e práticas tradicionais das festas do seu local de origem. Disponibilizamos uma ficha-resumo para facilitar o entendimento dos alunos durante a atividade aqui.
Sistematização (50 minutos)
Ao final da aula, peça que os alunos falem sobre a importância das festas para a cultura de seu bairro ou cidade. É importante destacar que as tradições são mantidas quando os mais novos continuam com os ensinamentos dos mais antigos, praticando e ensinando para os outros que virão depois. Conhecer é o primeiro passo para manter as tradições e os costumes. Oriente a produção de um áudio dos alunos explicando suas respostas.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças ao vídeo que segue como sugestão para complemento ao tema da aula:
- “Festas Populares”, disponível aqui.