Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_10GEO09
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, caixas e formas recortadas (feitas em casa ou não) em papel grosso, massinha (pronta ou feita em casa) e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula síncrona, se for viável, faça a aula dividida em dois encontros. O primeiro até a atividade principal e o segundo com o painel de soluções e o fechamento.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a conduzir as propostas.
Aquecimento
Aula síncrona: Realize a atividade mostrando as figuras aos alunos e solicitando que manipulem as suas, se tiverem.
Aula assíncrona: Encaminhe as imagens das figuras e peça que observem e/ou manuseiem as figuras que construíram, ou ainda a caixinha e conversem com os familiares sobre o tema da aula.
Atividade principal
Independente do formato da sua aula, solicite aos familiares, que com antecedência ajudem os alunos a prepararem as figuras, recortando e montando os sólidos e recortando as figuras planas. Se conseguir, envie as impressões em papel cartão ou solicite que colem a folha impressa sobre um papel mais grosso, como papelão. Para esta atividade da aula, eles necessitarão de massinha, que pode ser confeccionada em casa (indique uma receita, se achar necessário: https://youtu.be/pgc5yMjq6Hg), caso não tenham industrializada. Caso não tenha como construir as figuras, pode realizar a atividade usando duas caixinhas, neste caso peça para que um adulto desmonte uma delas e corte, separando as faces (neste caso, utilizarão apenas o bloco retangular). Se os alunos tiverem os materiais disponíveis, você pode realizar a atividade conforme indicada no plano, porém individualmente, ou seja, cada um constrói os seus sólidos, marcando os vértices. Tenha uma figura de cada montada, para conversar com a turma (assim com certeza poderão ver um cubo com os vértices destacados e comparar com o paralelepídedo). Se a aula for assíncrona, envie uma comanda bem clara, para que os alunos realizem com o auxílio de um familiar e te enviem uma foto das construções, se possível. Encaminhe as questões abaixo para que respondam e te mandem também (se for necessário com a ajuda de um leitor e um escriba adulto):
- PARA QUE SERVEM AS BOLINHAS DE MASSINHA?
- QUAL PARTE DAS FORMAS ESTÁ REPRESENTADA PELAS BOLINHAS DE MASSINHA?
Se não for viável organizar nenhum tipo de material para esta aula, mande as figuras do cubo e do bloco retangular para que desenhem bolinhas onde as linhas se encontram e depois podem responder ou conversar sobre:
- PARA QUE SERVEM AS BOLINHAS DESENHADAS?
- QUAL PARTE DAS FORMAS ESTÁ REPRESENTADA PELAS BOLINHAS?
Discussão das soluções
Aula síncrona: Realize a discussão proposta no plano de aula, basta trocar a sala de aula, da última questão, por sala de casa ou quarto.
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva à atividade principal, intervindo nas respostas se necessário e com uma imagem de cada sólido geométrico com os vértices destacados. Então, encaminhe e solicite que respondam, as perguntas (adaptadas do discuta com a turma) e te enviem (se for necessário com a ajuda de um leitor e um escriba adulto):
1. OBSERVE AS FIGURAS E RESPONDA:
2. COMO É POSSÍVEL PERCEBER OS LOCAIS QUE DEVEM SER FEITAS OU COLOCADAS AS BOLINHAS NOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS?
3. EXISTEM DIFERENÇAS NESSES LOCAIS NO CUBO E NO BLOCO RETANGULAR?
4. AS BOLINHAS DE MASSINHA FORAM COLOCADAS EM QUAIS PONTOS DAS FORMAS CONSTRUÍDAS?
5. VOCÊS CONSEGUIRIAM INDICAR DENTRO DA SALA DE CASA OU DO QUARTO, CONSIDERANDO QUE ELA SEJA UM CUBO OU BLOCO RETANGULAR
6. QUAIS SERIAM OS LOCAIS QUE EQUIVALEM AOS PONTOS PINTADOS NOS SÓLIDOS, OU SEJA, OS VÉRTICES? RESPONDA E MOSTRE A UM FAMILIAR.
Sistematização do conceito e Encerramento
Aula síncrona: Faça um fechamento da aula conversando sobre o conceito de vértice, usando como base o slide de sistematização do conceito e o encerramento.
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva às respostas enviadas pelos alunos, com intervenções que julgar necessárias e o conceito de vértice trabalhado, com base nos slides de sistematizando os conceitos e encerramento.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a auxiliarem as reflexões sobre vértice e a conduzir as atividades nas aulas assíncronas. Envie orientações bem claras, inclusive sobre o conceito. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.