Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_10GEO04
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, caixas diversas, cartolina, tinta ou canetinhas, lápis coloridos e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Se sua aula for assíncrona, é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a conduzir as propostas.
Aquecimento
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe as imagens dos slides e as questões do Discuta com a turma. Dê orientações às famílias para que conversem com as crianças e o que se espera da conversa.
Atividade principal
A atividade pode ser proposta aos alunos conforme o plano de aula. Para tanto, solicite com antecedência que as famílias guardem caixas (caixas de creme de rosto, sabonete, remédio, amido de milho, sabão em pó, xarope, fósforo, creme dental etc.). Se não tiverem acesso à tinta guache, podem usar canetinhas e até giz de cera para colorir as faces, recortá-las e colar, montando a obra ou, ainda, usar a caixa para desenhar o formato da face escolhida, no local desejado e depois pintem (com lápis de cor, giz de cera ou canetinhas). Se for possível, envie a cartolina para que usem como suporte.
Para as turmas síncronas, você pode fazer o aquecimento, explicar a atividade e debater possibilidades com os alunos (utilizando também as questões do Discuta com a turma). Eles farão depois da aula. Devem, então, te enviar a atividade ou a sua imagem.
No caso das aulas assíncronas, você pode enviar o aquecimento e um vídeo explicando a atividade, incluindo algumas informações que seriam parte do debate presencial, como as “respostas” às questões do Discuta com a turma. Se seus alunos não conseguirem acesso ao vídeo, faça uma comanda clara e detalhada para os alunos e familiares, explicando a atividade (pode colocar imagens). Peça que te encaminhem de alguma forma a atividade e a sua imagem.
Discussão das soluções
Aula síncrona: Depois de receber as atividades dos alunos você pode fazer uma exposição virtual usando, por exemplo, o Google apresentações ou o Power Point. Apresente as obras aos alunos e faça a discussão proposta no plano de aula.
Aula assíncrona: Ao receber as atividades dos alunos faça uma exposição virtual usando, por exemplo, o Google apresentações ou o Power Point. Envie para os alunos. Se não tiverem acesso, faça uma montagem com as imagens e envie uma impressão para cada aluno, com algumas obras dos colegas. Envie perguntas para que respondam e te encaminhem
1. DE QUE MANEIRA É POSSÍVEL SABER SE FOI UTILIZADO O CUBO OU O BLOCO RETANGULAR NA CONSTRUÇÃO DE UMA DAS OBRAS DE ARTE?
2. O CUBO E O BLOCO RETANGULAR POSSUEM FORMAS PLANAS IGUAIS EM SUAS FACES? OU DIFERENTES?
3. QUAL É O NOME DA FORMA PLANA QUE ESTÁ NAS FACES DO CUBO?
4. EM TODAS AS FACES ELA APARECE IGUAL OU DIFERENTE?
5. EXISTE DIFERENÇAS NO TAMANHO DAS FORMAS PRESENTES NAS FACES DO CUBO?
6. QUAL É O NOME DA FORMA PLANA QUE ESTÁ NAS FACES DO BLOCO RETANGULAR?
7. EM TODAS AS FACES ELA APARECE IGUAL OU DIFERENTE?
8. EXISTE DIFERENÇAS NO TAMANHO DAS FORMAS PRESENTES NO BLOCO RETANGULAR?
Sistematização do conceito e Encerramento
Aula síncrona: Realize um fechamento fazendo a proposta da sistematização do conceito e use o slide de encerramento para finalizar.
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva às respostas dos alunos e encerre com as aprendizagens da aula, conforme os slides da sistematização do conceito e do encerramento.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles sobre as formas geométricas não planas. Envie orientações bem claras, inclusive sobre os conceitos. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.