Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_10GEO03
Recursos
- Necessários: Papel, lápis, caixas e papéis coloridos (dependendo do tipo de aula) e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Dado, celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula simultânea, procure fazer encontros com menos alunos para garantir maior participação de todos e boas intervenções. Você pode fazer a retomada e a apresentação da atividade principal no final de uma aula anterior ou dividir esta aula em dois encontros, sendo o primeiro para a retomada e a apresentação da discussão inicial da atividade principal e o segundo momento, para a discussão das soluções e o encerramento.
Se sua aula for assíncrona, é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a conduzir as propostas, conforme as sugestões abaixo.
Retomada
Aula simultânea: A retomada pode ser realizada conforme orientações do plano de aula.
Aula assíncrona: A proposta é que retomem em casa a discussão sobre o cubo e o bloco retangular, inicialmente. Deixe isso claro nas orientações aos familiares. Envie os slides da retomada e as questões do Discuta com a turma, para que conversem com as crianças.
Atividade principal
Aula simultânea: Realize a atividade proposta para a atividade principal, coletivamente. Você terá as caixas e as folhas de papel colorido. Vá mostrando aos alunos, manipulando de tal maneira que possam fazer as análises das faces e as comparações necessárias. Utilize as questões do Discuta com a turma.
Aula assíncrona: Para sua aula seguem três propostas:
1) Envie caixinhas prontas ou modelos para serem montados em casa e os papéis cortados nos tamanhos ou desenhados para serem recortados e utilizados na atividade. Contextualize explicando que são mini caixas, que precisam ser encapadas para uma brincadeira, por exemplo. Siga a sugestão do plano de aula, mas indique que colem os papéis. Mande as questões do Discuta com a turma com a comanda da atividade, para que os familiares conversem com as crianças. Podem te enviar as fotos das caixinhas.
2) Grave um vídeo, explicando o contexto e realizando as manipulações com as caixas e os papéis, de forma que mostre aos alunos uns sobrepostos aos outros, cada papel sobreposto às faces das caixas e vá fazendo comentários para que compreendam os conceitos.
3) Podem realizar a observação de figuras, apontar quais seriam as adequadas para encapar cada face das caixas. Neste caso, envie a atividade e a sua comanda incluindo as questões do Discuta com a turma para que os familiares conversem com as crianças. Solicite que te mandem a atividade, no papel ou em alguma forma digital.
Painel de soluções
Aula simultânea: Você pode fazer a colagem para que acompanhem, mas antes realize a discussão proposta no painel de soluções do plano de aula.
Aula assíncrona: Independente da escolha que faça para atividade, encaminhe as questões a seguir (adaptadas do Discuta com a turma do Painel de soluções), para que respondam e te enviem:
1. OS PEDAÇOS DE PAPÉIS USADOS PARA ENCAPAR O BLOCO RETANGULAR PODEM SER USADOS EM QUALQUER UMA DAS FACES?
2. E OS PEDAÇOS USADOS NO CUBO, PODEM SER USADOS EM QUALQUER FACE?
3. PARA ENCAPAR O BLOCO RETANGULAR, TODOS OS PAPÉIS USADOS SERÃO IGUAIS? SERÃO DIFERENTES? QUANTOS SÃO IGUAIS E QUANTOS SÃO DIFERENTES?
4. É POSSÍVEL CONSTRUIR UM BLOCO COM NENHUMA FACE IGUAL A OUTRA?
5. ONDE FICAM AS FACES IGUAIS DO BLOCO RETANGULAR UMA EM RELAÇÃO À OUTRA?
6. NO CUBO EXISTE ALGUMA POSIÇÃO CERTA PARA COLAR OS PEDAÇOS DE PAPEL NAS FACES?
7. E NO BLOCO RETANGULAR, EXISTE ALGUMA POSIÇÃO CERTA PARA COLAR OS PEDAÇOS DE PAPEL NAS FACES?
Encerramento
Aula simultânea: Faça o encerramento como proposto no plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe uma devolutiva à atividade e às respostas dos alunos, com suas intervenções e um fechamento com as aprendizagens da aula, baseado no slide de encerramento.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide os familiares a vivenciarem e compartilharem com os alunos momentos de aprendizagem. É importante salientar aos familiares que acompanharem os alunos, que devem encorajá-los a responder às questões e realizar a atividade com maior autonomia possível. Justifique a importância da participação de um adulto para que as atividades se desenvolvam. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que, nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.