Plano de Aula

Plano de aula: Descobrindo as características das formas não planas por meio do tato

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Geometria- Formas não planas

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Reconhecer propriedades de identificação de cilindro, esfera, cubo e bloco retangular.

Conceito-chave

Características de Cilindro, Esfera, Cubo e Bloco Retangular.

Conhecimentos prévios

Nome e características (bases, faces. superfícies redondas, etc) das formas não planas;

Recursos necessários

- Caixas de sapato com tampa;

- E.V.A. (dois círculos de 13 cm. de diâmetro por caixa);

- Cola quente, cola de E.V.A., ou cola de contato;

- Enfeites para a caixa (podem ser adesivos, desenhos, pintura, etc);

- Objetos com forma de cilindro, esfera, cubo e bloco retangular;

- Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares;

- Cartolina ou papel kraft, papel cartão, etc. e caneta hidrocor para fazer um cartazes de registros (caso queira);

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Reconhecer propriedades de identificação de cilindro, esfera, cubo e bloco retangular.

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia para a turma o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA