Plano de Aula

Plano de aula: Estações do ano

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percepção de mudanças temporais a partir de observação espacial.

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para esta aula será necessário a impressão de um tabuleiro do Jogo das Estações para cada 4 alunos. Caso não seja possível imprimir muitos tabuleiros, você pode fazer um jogo coletivo. Pegue dados e pinos de qualquer outro jogo de tabuleiro para esta etapa. Caso não consiga, peça aos alunos trazerem de casa ou faça os dados com dobradura e use feijões, tampas de garrafa ou outro material de apoio como pinos. Você também vai precisar do material com imagens das estações do ano e uma tabela de sistematização.

Material complementar:

Fotografias da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8mhkCBnYdAswa3NFTahqEVrvSDHkQg4f55BqNQGbMXd2bGsPhP8ypPAfDys8/geo1-05und04-contextualizacao-fotos.pdf

Tabuleiro do jogo das estações para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U7B4sXRsK9vABqYp766FM7DTT9EuWuBaHMV7XtnWFRD6kRhKuW8EMcfCHSFq/geo1-05und04-acao-propositiva-jogo.pdf

Imagens e tabela de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/79hAwkQpCmqdNNgHRAmwFZy3tzhK3QCckP4kRYkNg2cw5rEq7u65ZHQJCyva/geo1-05und04-sistematizacao-tabela-e-imagens.pdf

Para você saber mais:

O ensino das estações do ano está na maioria das vezes vinculado à influência do hemisfério norte em nossa cultura, sempre o inverno é apresentado com neve, porém em quantos lugares do Brasil realmente neva? As quatro estações do ano são visíveis no máximo na paisagem da região sul, nas outras regiões pouco percebemos a diferença entre a primavera e verão.

Contextos prévios: Nesta aula não definimos cada estação do ano, assim caso queira em uma aula anterior ensine sobre a definição das estações do ano. A música “Vai e vem das estações” do grupo Palavra Cantada, apesar de ensinar o inverno como o período de neve, pode auxiliar na sua aula.

https://www.youtube.com/watch?v=jlNoF8GEGWc: link da música “Vai e vem das estações”

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o tema da aula ou escreva no quadro e levante o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto. Eles conhecem quais são as quatro estações do ano? Conseguem apontar as diferenças entre elas? Conforme os alunos forem falando sobre as estações, você pode anotar no quadro as características.

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