GEO1_05UND04 - Ação Propositiva - Jogo
Plano de Aula
Plano de aula: Estações do ano
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percepção de mudanças temporais a partir de observação espacial.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para esta aula será necessário a impressão de um tabuleiro do Jogo das Estações para cada 4 alunos. Caso não seja possível imprimir muitos tabuleiros, você pode fazer um jogo coletivo. Pegue dados e pinos de qualquer outro jogo de tabuleiro para esta etapa. Caso não consiga, peça aos alunos trazerem de casa ou faça os dados com dobradura e use feijões, tampas de garrafa ou outro material de apoio como pinos. Você também vai precisar do material com imagens das estações do ano e uma tabela de sistematização.
Material complementar:
Fotografias da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8mhkCBnYdAswa3NFTahqEVrvSDHkQg4f55BqNQGbMXd2bGsPhP8ypPAfDys8/geo1-05und04-contextualizacao-fotos.pdf
Tabuleiro do jogo das estações para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U7B4sXRsK9vABqYp766FM7DTT9EuWuBaHMV7XtnWFRD6kRhKuW8EMcfCHSFq/geo1-05und04-acao-propositiva-jogo.pdf
Imagens e tabela de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/79hAwkQpCmqdNNgHRAmwFZy3tzhK3QCckP4kRYkNg2cw5rEq7u65ZHQJCyva/geo1-05und04-sistematizacao-tabela-e-imagens.pdf
Para você saber mais:
O ensino das estações do ano está na maioria das vezes vinculado à influência do hemisfério norte em nossa cultura, sempre o inverno é apresentado com neve, porém em quantos lugares do Brasil realmente neva? As quatro estações do ano são visíveis no máximo na paisagem da região sul, nas outras regiões pouco percebemos a diferença entre a primavera e verão.
Contextos prévios: Nesta aula não definimos cada estação do ano, assim caso queira em uma aula anterior ensine sobre a definição das estações do ano. A música “Vai e vem das estações” do grupo Palavra Cantada, apesar de ensinar o inverno como o período de neve, pode auxiliar na sua aula.
https://www.youtube.com/watch?v=jlNoF8GEGWc: link da música “Vai e vem das estações”
Tema da aula
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o tema da aula ou escreva no quadro e levante o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto. Eles conhecem quais são as quatro estações do ano? Conseguem apontar as diferenças entre elas? Conforme os alunos forem falando sobre as estações, você pode anotar no quadro as características.
Contextualização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete as imagens ou cole no quadro duas imagens de locais diferentes no mesmo mês do ano. Deixe os alunos olharem as duas fotografias e comece a mediação: O que vocês observam nas duas fotografias? Em qual estação do ano cada uma poderia estar? Em qual mês do ano foram tiradas? Perceba que a primeira imagem tem neve e enfeites de Natal para remeter o mês de dezembro, já a segunda imagem não faz muita referência ao período. As duas são retratadas no mesmo mês, mas não fale nada ainda sobre isso com os estudantes, deixe para a próxima etapa, apenas escute e faça a mediação com novas indagações que contribuam com o desenvolvimento da aula.
Material complementar
Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8mhkCBnYdAswa3NFTahqEVrvSDHkQg4f55BqNQGbMXd2bGsPhP8ypPAfDys8/geo1-05und04-contextualizacao-fotos.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesta etapa você deve apresentar o problema a ser solucionado pelos estudantes: as duas imagens foram tiradas no mês de dezembro, mas não apresentam as mesmas características. Faça a mediação de forma que os alunos possam responder ao seguinte questionamento: Por que as fotografias retratam estações do ano diferentes no mesmo mês?
Anote no quadro as respostas que contribuirão para a sistematização do assunto.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Sugerimos um jogo para a investigação das hipóteses dos estudantes, você pode imprimir um tabuleiro para cada quatro pessoas, ou um tabuleiro coletivo para a turma toda. Na primeira situação, cada jogador vai começar a partir de um mês diferente, eles podem escolher de acordo com o nascimento deles, por exemplo. Caso você consiga imprimir apenas um tabuleiro, pode começar o jogo com o máximo de peões disponíveis cada um em meses diferentes ou começar com 4 estudantes e a cada resposta errada troca o jogador. Além de escolher o mês, os estudantes devem escolher em qual trilha vão jogar, na verde ou vermelha. No centro do tabuleiro tem um mapa destacando o hemisfério norte de verde representado pelos EUA e o hemisfério sul de vermelho, representado pelo Brasil. As fotografias utilizadas no início desta aula são respectivamente correspondente aos países destacados no jogo.
O jogo começa com o primeiro estudante jogando os dados e movimentando o seu pino no sentido do próximo mês do ano do escolhido por ele. Por exemplo, se escolheu junho seu pino vai em direção a julho. Nos meses de mudança de estação existem cartas fixas com características para que o estudante adivinhe qual estação é e cumpra a comanda explícita na orientação. O estudante ou um dos colegas deve ler a carta com a cor da trilha escolhida, pois as orientações são diferentes para os países em destaque no jogo. Se a resposta dada sobre a estação descrita estiver errada, o jogador volta para o seu mês inicial, ou no caso do jogo coletivo outro estudante começa a jogar.Ganha quem completar um ano primeiro, ou seja, voltar ao seu mês inicial primeiro.
Enquanto os alunos jogam, você pode circular entre as mesas auxiliando com a leitura e estimular através de perguntas a percepção que as estações do ano são invertidas devido a localização no Hemisfério Norte ou no Hemisfério Sul. Observe se os alunos estão conseguindo identificar as estações com as características descritas, se a dificuldade for grande, peça para darem uma pausa e retome a abordagem sobre as diferenças entre as estações.
Material complementar
Jogo para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U7B4sXRsK9vABqYp766FM7DTT9EuWuBaHMV7XtnWFRD6kRhKuW8EMcfCHSFq/geo1-05und04-acao-propositiva-jogo.pdf
Ação Propositiva
Orientações: Sugerimos um jogo para a investigação das hipóteses dos estudantes, você pode imprimir um tabuleiro para cada quatro pessoas, ou um tabuleiro coletivo para a turma toda. Na primeira situação, cada jogador vai começar a partir de um mês diferente, eles podem escolher de acordo com o nascimento deles, por exemplo. Caso você consiga imprimir apenas um tabuleiro, pode começar o jogo com o máximo de peões disponíveis cada um em meses diferentes ou começar com 4 estudantes e a cada resposta errada troca o jogador. Além de escolher o mês, os estudantes devem escolher em qual trilha vão jogar, na verde ou vermelha. No centro do tabuleiro tem um mapa destacando o hemisfério norte de verde representado pelos EUA e o hemisfério sul de vermelho, representado pelo Brasil. As fotografias utilizadas no início desta aula são respectivamente correspondente aos países destacados no jogo.
O jogo começa com o primeiro estudante jogando os dados e movimentando o seu pino no sentido do próximo mês do ano do escolhido por ele. Por exemplo, se escolheu junho seu pino vai em direção a julho. Nos meses de mudança de estação existem cartas fixas com características para que o estudante adivinhe qual estação é e cumpra a comanda explícita na orientação. O estudante ou um dos colegas deve ler a carta com a cor da trilha escolhida, pois as orientações são diferentes para os países em destaque no jogo. Se a resposta dada sobre a estação descrita estiver errada, o jogador volta para o seu mês inicial, ou no caso do jogo coletivo outro estudante começa a jogar.Ganha quem completar um ano primeiro, ou seja, voltar ao seu mês inicial primeiro.
Enquanto os alunos jogam, você pode circular entre as mesas auxiliando com a leitura e estimular através de perguntas a percepção que as estações do ano são invertidas devido a localização no Hemisfério Norte ou no Hemisfério Sul. Observe se os alunos estão conseguindo identificar as estações com as características descritas, se a dificuldade for grande, peça para darem uma pausa e retome a abordagem sobre as diferenças entre as estações.
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Finalizado o jogo das estações, entregue a tabela impressa com as imagens dessa árvore para verificar se os alunos compreenderam as características das estações do ano. Todos devem perceber que é a mesma árvore em estações diferentes, pelas características da própria árvore ou pelo fundo da paisagem. Caso você não consiga imprimir um para cada grupo, você pode montar uma tabela fixa para a sala inteira, ou pode pedir para que eles recortem de revistas e montem a tabela no caderno.
Como adequar à sua realidade: A percepção espacial da mudança das estações do ano é diferente nas regiões brasileiras, por esse motivo orientamos a utilização de fotografias de outros países nesta etapa. Caso na sua cidade exista mudanças visíveis na paisagem, você pode utilizar imagens locais, pois aproxima ainda mais o conteúdo dos estudantes.
Material complementar
Tabela e imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/79hAwkQpCmqdNNgHRAmwFZy3tzhK3QCckP4kRYkNg2cw5rEq7u65ZHQJCyva/geo1-05und04-sistematizacao-tabela-e-imagens.pdf
Sistematização
Orientações: Finalize a aula retomando as imagens do início e as hipóteses iniciais dos estudantes, caso alguém tenha sugerido no começo que poderia ser de lugares ou países diferentes, retome o jogo e pergunte de qual país cada fotografia poderia ser. Eles devem conseguir achar no jogo o mês de dezembro e ver que neste mês os EUA está entrando no inverno, enquanto o Brasil está entrando no verão, portanto a primeira imagem pode ser nos EUA e a segunda no Brasil.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp, e-mail, Youtube, Google Meet e celular ou tablet para registros fotográficos.
- Optativas: chat do Google Meet e Google Docs.
Valores trabalhados
Cidadania, participação e protagonismo.
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
Esta aula tem como objetivo identificar o ritmo natural das estações do ano e comparar com os diferentes lugares. As atividades serão realizadas na maior parte do tempo de forma assíncrona.
Será preciso imprimir ou confeccionar em desenho um tabuleiro do Jogo das Estações. Dados e pinos de algum outro jogo também serão necessários. Outras alternativas são que façam essas peças com dobraduras e que usem feijões, tampas de garrafa ou outros materiais de apoio. Eles também precisarão do material com imagens das estações do ano e de uma tabela de sistematização. Tudo poderá ser enviado por e-mail, WhatsApp ou Google Docs.
A aula poderá ser organizada pelo Google Meet. Inicie-a com alguns questionamentos que constam nas orientações do plano original. As anotações dos alunos devem ser feitas no caderno ou pelo chat da ferramenta.
Contextualização (30 minutos)
Compartilhe com os alunos as duas imagens disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8mhkCBnYdAswa3NFTahqEVrvSDHkQg4f55BqNQGbMXd2bGsPhP8ypPAfDys8/geo1-05und04-contextualizacao-fotos.pdf, acesso em 29/05/2020. Elas podem ser projetadas durante a aula no Google Meet ou enviadas por WhatsApp ou e-mail.
Deixe os alunos olharem as fotografias e questione: o que vocês observam nas duas imagens? Em qual estação do ano cada uma poderia estar? Em qual mês do ano foram tiradas? Perceba que a primeira fotografia tem neve e enfeites de Natal para remeter ao mês de dezembro, já a segunda não faz muita referência ao período. As duas foram feitas no mesmo mês, mas não fale isso ainda.
Escute e faça a mediação com novas indagações que contribuam com o desenvolvimento da aula. Caso não realize a aula pelo Google Meet, grave um vídeo utilizando o celular, um tablet ou a webcam de um computador.
Problematização (40 minutos)
Apresente o problema a ser solucionado: as duas imagens foram tiradas no mês de dezembro, mas não apresentam as mesmas características. Faça a mediação de forma que os alunos possam responder à seguinte pergunta: por que as fotografias retratam estações do ano diferentes no mesmo mês?
Se a aula estiver sendo realizada pelo Google Meet, faça esses questionamentos de forma online. Caso esteja sendo realizada de forma assíncrona, grave vídeos e disponibilize por WhatsApp ou e-mail.
Ação propositiva (60 minutos)
Sugere-se um jogo para a investigação das hipóteses dos alunos. Disponibilize por e-mail ou pelo WhatsApp a explicação das regras, que deve ser feita pelo Google Meet ou por meio de um vídeo.
Tabuleiro do Jogo das Estações para impressão, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U7B4sXRsK9vABqYp766FM7DTT9EuWuBaHMV7XtnWFRD6kRhKuW8EMcfCHSFq/geo1-05und04-acao-propositiva-jogo.pdf, acesso em 29/05/2020. Caso eles não possam imprimir, oriente que, com o auxílio da família, o tabuleiro seja desenhado e confeccionado.
Sistematização (60 minutos)
O Jogo das Estações, no plano original, era para ser realizado em grupo. Agora, orienta-se que seja feito em casa e que a família entre na brincadeira.
Envie a seguinte tabela com imagens, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/79hAwkQpCmqdNNgHRAmwFZy3tzhK3QCckP4kRYkNg2cw5rEq7u65ZHQJCyva/geo1-05und04-sistematizacao-tabela-e-imagens.pdf, acesso em: 29/05/2020. Solicite que eles a completem, de forma assíncrona, registrem com uma foto e a enviem por e-mail ou WhatsApp. Por meio desses registros, perceba se os alunos compreenderam as características das estações do ano.
Caso eles não consigam imprimir, oriente que eles desenhem em uma folha de sulfite de tamanho A4 ou peça que recortem de revistas e montem a tabela no caderno.
Convite às famílias
Professor, oriente as famílias que nesta aula não definimos cada estação do ano. Deixe a dica da música “Vai e vem das estações” do grupo Palavra Cantada. Apesar de ensinar o inverno como um período de neve, ela pode auxiliar na compreensão dos conceitos da aula. A canção está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jlNoF8GEGWc, acesso em: 29/05/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Barbara Silva
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objetivo(s) de aprendizagem: Identificar o ritmo natural das estações do ano e comparar diferentes lugares
Habilidade (s) da Base: (EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras