Plano de Aula

Plano de aula: Observação das condições do meio

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percepção de mudanças temporais a partir de observação espacial.

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Orientamos que a sala seja organizada em duplas.

Materiais necessários: Para esta aula é fundamental a utilização de imagens diferentes (um lugar mais seco e outro úmido), caso a escola não tenha projetor, procure imagens em revistas ou imprima fotografias e cole no quadro. A tabela, disponibilizada nos materiais complementares, com a análise do tempo já realizada com a turma na semana anterior à aplicação da aula; e no mínimo dois desenhos com diferentes vestimentas para dias chuvosos ou ensolarados. Caso a impressão dos materiais não seja possível, os alunos podem desenhar roupas necessárias na tabela, para cada situação proposta (boné, guarda-chuva, óculos de sol) ou ainda os próprios objetos podem ser escolhidos pelos alunos de acordo com a situação apresentada.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UQG8qg5UntGxY9bw2ZCevwY5FT47D33sZgc9ZZ2pNMzpjnzEXXeWzmUwHsDS/geo01-05unid01-construcao-do-pluviometro.pdf: material com orientação para a criação do pluviômetro e orientações para a realização da análise semanal.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/guyC845svwBgQHzttmQJanPBsg9bFaPHTS5QZfTtE5FzW4ZPBGhd8Mn65uty/geo1-05und01-tabela-para-coleta-de-dados-pagina1.pdf: modelo de tabela para a coleta de dados com os alunos. Caso os alunos ainda não consigam escrever os números, você pode imprimir ou fazer uma tabela fixa coletiva na qual todos os dias você ou um aluno que já apresente a habilidade escrita consiga marcar os dados.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pVsYdVX2TXBbcdNfj5bT9TjD3YpYykxCfffN2n7VMrkpqHgB85FF9m2e3muv/geo1-05und01-contextualizacao-paisagens-para-impressao.pdf: neste arquivo as imagens sugeridas para projeção estão disponíveis para impressão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tF6t9cpKSds6wqRRJtQG8qbwVSy24xKrutVb8NEstBrrABFuxPNma6Ywrzf3/geo1-05und01-acao-propositiva-desenhos-para-impressao-em-papel-adesivo-pagina1.pdf: sugerimos a impressão dos desenhos em adesivos de crianças em situação de frio, calor, sede/seca e chuva, para que os alunos identifiquem na tabela cada situação.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hGafjPyyavxSgzah94ns8FFNF4TAjDKyQ8rjnCdwN9gDMnk5TEK4DTtgm7Fb/geo1-05und01-acao-propositiva-desenhos-para-impressao-normal.pdf: caso a impressão em papel adesivo não seja possível, há as imagens da projeção disponível para impressão normal neste arquivo.

Se a impressão dos desenhos não for possível, você pode pedir para as crianças desenharem elementos como guarda-chuva, óculos de sol, garrafinha de água ou touca no espaço destinado à esse fim na tabela de coleta de dados.

Para você saber mais:

Não confunda dois conceitos importantes desta aula:

  • TEMPO: relaciona-se às mudanças constantes da atmosfera, objeto de estudo do meteorologista.
  • CLIMA: padrão de temperatura e umidade durante as estações do ano de um lugar, objeto de estudo do climatologista.

Por exemplo, quando observa-se a chegada de uma frente fria e queda da temperatura ao longo de três dias em uma determinada região, estamos falando de TEMPO, agora quando dizemos que nesta região no inverno é comum a chegada de frentes frias, estamos falando do CLIMA, este geralmente analisado por décadas para identificar os padrões da atmosfera naquela área.

O vídeo sobre a construção do pluviômetro, além de demonstrar a construção, destaca a importância do aparelho para as atividades do campo brasileiro. É sempre bom lembrar que não temos estações meteorológicas em todos os municípios e esse material simples possibilita uma coleta fidedigna para a agricultura, por exemplo.

http://g1.globo.com/ceara/ne-rural/videos/v/pluviometro-aprenda-a-fazer-o-aparelho-medidor-da-quantidade-de-chuva/5897514/

Contextos prévios: Na semana anterior à aplicação deste plano de aula, você deve organizar com a turma a coleta de dados do pluviômetro e destacar de maneira sútil o que mudou na rotina deste aluno. Por exemplo, choveu muito, portanto, é necessário o guarda-chuva para a coleta. O preenchimento da tabela deve ser realizado em duplas, mas caso os alunos ainda não estejam completamente alfabetizados, um cartaz fixo na sala pode ser preenchido dia a dia coletivamente. O importante neste plano é que consigam comparar as imagens aos dados coletados, assim ainda que fique zerado, os alunos devem conseguir relacionar que quando não chove a paisagem fica mais seca (árvores perdem folhas, rios secam ou diminuem seu fluxo, etc.).

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Você pode projetar ou escrever no quadro para uma primeira explanação sobre o tema desta aula, com intuito de detectar o conhecimento dos estudantes sobre os conceitos, eles entendem que seco é quando não chove e úmido é quando chove? Olhando pela janela, eles podem dizer como está o dia? Não desenvolva nenhuma explicação agora, apenas induza a observação e direcione as respostas para a relação com a chuva.

Como adequar à sua realidade: Não se preocupe caso a sua região for seca ou tenha uma estação árida, pois, o objetivo desta aula é realmente observar as mudanças nas paisagens geradas pela umidade. Mesmo com zero em todos os dias de coleta, não deixe de realizar a atividade, pois, os estudantes devem entender que o tempo seco também gera consequência ao seu cotidiano. A mesma regra vale para lugares muito úmidos, que chove todos os dias ou que tenha uma estação úmida, o estudante ao final desta aula deve ser capaz de reconhecer a influência da umidade na sua paisagem.

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