Plano de aula: DIA E NOITE

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percepção de mudanças temporais a partir de observação espacial.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a execução desta aula você precisa de um retroprojetor ou televisão para apresentação de um vídeo do pôr do Sol e início da noite, caso não tenha os instrumentos disponíveis você pode usar desenhos diferentes de dia e noite. Além disso, será necessária a impressão de um desenho por aluno para a identificação da rotina ao longo do dia, na impossibilidade da impressão, você pode fazer o desenho no quadro e pedir para que eles reproduzam no caderno e depois realizar a atividade sugerida.

Material complementar:

Atividade da Ação Propositiva para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PEBR5Q7bj9bnuAKKJ9Tyb8n9qFDgB54eSdBv9WZaMtg35PzZz7fPYe24mmXw/geo1-05und05-acao-propositiva-movimento-do-sol.pdf

Para você saber mais:

O movimento aparente do Sol é explicado pelo movimento de rotação e translação da Terra, inclusive o local de nascimento do Sol muda ao longo das estações do ano. Acesse os links abaixo para conhecer um pouco mais sobre estes conceitos:

https://www.youtube.com/watch?v=JcTMzstCEMg: vídeo em português de Portugal, mas que explica muito bem o movimento aparente do Sol

Tema da aula

Orientações: Apresente o tema da aula projetando o slide, colocando escrito no quadro ou apenas oralmente, o importante agora é deixar os alunos integrados ao que será abordado nesta aula. Você pode perguntar como eles sabem que começou o dia? Como eles sabem que começou a noite? A partir das respostas anote no quadro, principalmente caso apareça algo relacionado a Lua e ao Sol, estes astros podem ser referência para o dia e noite.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA