Plano de Aula

Plano de aula: DIA E NOITE

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percepção de mudanças temporais a partir de observação espacial.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a execução desta aula você precisa de um retroprojetor ou televisão para apresentação de um vídeo do pôr do Sol e início da noite, caso não tenha os instrumentos disponíveis você pode usar desenhos diferentes de dia e noite. Além disso, será necessária a impressão de um desenho por aluno para a identificação da rotina ao longo do dia, na impossibilidade da impressão, você pode fazer o desenho no quadro e pedir para que eles reproduzam no caderno e depois realizar a atividade sugerida.

Material complementar:

Atividade da Ação Propositiva para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PEBR5Q7bj9bnuAKKJ9Tyb8n9qFDgB54eSdBv9WZaMtg35PzZz7fPYe24mmXw/geo1-05und05-acao-propositiva-movimento-do-sol.pdf

Para você saber mais:

O movimento aparente do Sol é explicado pelo movimento de rotação e translação da Terra, inclusive o local de nascimento do Sol muda ao longo das estações do ano. Acesse os links abaixo para conhecer um pouco mais sobre estes conceitos:

https://www.youtube.com/watch?v=JcTMzstCEMg: vídeo em português de Portugal, mas que explica muito bem o movimento aparente do Sol

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula projetando o slide, colocando escrito no quadro ou apenas oralmente, o importante agora é deixar os alunos integrados ao que será abordado nesta aula. Você pode perguntar como eles sabem que começou o dia? Como eles sabem que começou a noite? A partir das respostas anote no quadro, principalmente caso apareça algo relacionado a Lua e ao Sol, estes astros podem ser referência para o dia e noite.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA