_GEO01_01UND01 - Problematização - História _ONDE ESTÁ O GREGÓRIO__
Plano de Aula
Plano de aula: Lugares Onde Vivemos
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Diferentes lugares de vivência: diferentes relações de identidade e afetividade.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE01de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para esta aula reserve computador, projetor, folha sulfite ou caderno, lápis preto, lápis de cor, quadro, giz, Imagens de casas, escolas e parques, a história “ONDE ESTÁ O GREGÓRIO?” e o “Mapa do Bairro do Gregório” (estes três últimos materiais estão disponíveis no item ‘Material Complementar’, descritos abaixo).
Material complementar:
Imagens da casa, parque e escola (Contextualização) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F2D6hSatY4wTMAUpJfwaqvW5AcAjCdCxSkjrujPvuYaRnDwkwCPH4hchPJcw/geo01-01und01-contextualizacao-imagens-casa-escola-e-parque.pdf
História “Onde está o Gregório?” (Problematização) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/duRhBABXhgHDeSZy9DcKA8V7xcNsh9SPdcESjxwChhgSAZSzXySGhSgzcKzq/geo01-01und01-problematizacao-historia-onde-esta-o-gregorio.pdf
Mapa do Bairro do Gregório (a ser utilizado na Ação Propositiva) - Colocamos duas opções (em apresentação ou em documento do word) para que você possa escolher a imagem mais nítida de acordo com o material que utilizar https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WtQYKYzhwEWgtyFnvQHYA2n3JDdaQS9mhFfSHwqdCvfGx4HtscDyqxarmUhS/geo01-01und01-acao-propositiva-mapa-do-bairro-do-gregorio-para-impressao.pdf (em apresentação)
Para você saber mais:
Para trabalhar este conteúdo e tema, seria interessante ler o texto proposto neste link a fim de conhecer mais um pouco os conceitos geográficos de ESPAÇO E LUGAR - http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a06v2566.pdf
Contextos prévios: É recomendável que, para este plano os alunos já possuam a noção de orientação espacial e lateralidade (reconhecer direita, esquerda, frente, atrás, acima, abaixo, dentro e fora, etc).
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Anuncie o início da aula pedindo que os alunos se organizem em seus assentos. Se estiver utilizando um computador e um projetor, reproduza para os alunos o título da aula explicando que vamos conversar sobre os locais nos quais passamos a maior parte do nosso dia a dia, ou seja, os lugares em que vivemos.
Caso não esteja usando um projetor, escreva no quadro ou apenas mencione o título oralmente.
Contextualização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
Projete as imagens dos slides 3 a 6, e pergunte para os alunos o que eles identificam ao observá-las. Permita que eles falem livremente (brainstorming) e depois direcione a observação sugerindo que eles pensem qual o local que as imagens representam (casa, escola, parque).
Peça que os alunos descrevam estes lugares das fotos e depois questione se também frequentam esses mesmos lugares. Sugira que eles façam a descrição dos lugares que frequentam e indique algumas semelhanças e diferenças entre cada um perguntando aos alunos se possuem estas mesmas percepções.
Nesse momento é importante exercitar uma escuta atenta sobre as concepções prévias dos alunos sem intervir com a proposição de conceitos que deverão ser construídos ao longo da aula.
Caso sua escola não possua recursos para projetar a imagem, você pode optar por mostrá-las em algum livro literário, revista, jornal ou, ainda, imprimí-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F2D6hSatY4wTMAUpJfwaqvW5AcAjCdCxSkjrujPvuYaRnDwkwCPH4hchPJcw/geo01-01und01-contextualizacao-imagens-casa-escola-e-parque.pdf
Contextualização
Orientações:
Projete as imagens dos slides 3 a 6, e pergunte para os alunos o que eles identificam ao observá-las. Permita que eles falem livremente (brainstorming) e depois direcione a observação sugerindo que eles pensem qual o local que as imagens representam (casa, escola, parque).
Peça que os alunos descrevam estes lugares das fotos e depois questione se também frequentam esses mesmos lugares. Sugira que eles façam a descrição dos lugares que frequentam e indique algumas semelhanças e diferenças entre cada um perguntando aos alunos se possuem estas mesmas percepções.
Nesse momento é importante exercitar uma escuta atenta sobre as concepções prévias dos alunos sem intervir com a proposição de conceitos que deverão ser construídos ao longo da aula.
Caso sua escola não possua recursos para projetar a imagem, você pode optar por mostrá-las em algum livro literário, revista, jornal ou, ainda, imprimí-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F2D6hSatY4wTMAUpJfwaqvW5AcAjCdCxSkjrujPvuYaRnDwkwCPH4hchPJcw/geo01-01und01-contextualizacao-imagens-casa-escola-e-parque.pdf
Contextualização
Orientações:
Projete as imagens dos slides 3 a 6, e pergunte para os alunos o que eles identificam ao observá-las. Permita que eles falem livremente (brainstorming) e depois direcione a observação sugerindo que eles pensem qual o local que as imagens representam (casa, escola, parque).
Peça que os alunos descrevam estes lugares das fotos e depois questione se também frequentam esses mesmos lugares. Sugira que eles façam a descrição dos lugares que frequentam e indique algumas semelhanças e diferenças entre cada um perguntando aos alunos se possuem estas mesmas percepções.
Nesse momento é importante exercitar uma escuta atenta sobre as concepções prévias dos alunos sem intervir com a proposição de conceitos que deverão ser construídos ao longo da aula.
Caso sua escola não possua recursos para projetar a imagem, você pode optar por mostrá-las em algum livro literário, revista, jornal ou, ainda, imprimí-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F2D6hSatY4wTMAUpJfwaqvW5AcAjCdCxSkjrujPvuYaRnDwkwCPH4hchPJcw/geo01-01und01-contextualizacao-imagens-casa-escola-e-parque.pdf
Contextualização
Orientações:
Projete as imagens dos slides 3 a 6, e pergunte para os alunos o que eles identificam ao observá-las. Permita que eles falem livremente (brainstorming) e depois direcione a observação sugerindo que eles pensem qual o local que as imagens representam (casa, escola, parque).
Peça que os alunos descrevam estes lugares das fotos e depois questione se também frequentam esses mesmos lugares. Sugira que eles façam a descrição dos lugares que frequentam e indique algumas semelhanças e diferenças entre cada um perguntando aos alunos se possuem estas mesmas percepções.
Nesse momento é importante exercitar uma escuta atenta sobre as concepções prévias dos alunos sem intervir com a proposição de conceitos que deverão ser construídos ao longo da aula.
Caso sua escola não possua recursos para projetar a imagem, você pode optar por mostrá-las em algum livro literário, revista, jornal ou, ainda, imprimí-las a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F2D6hSatY4wTMAUpJfwaqvW5AcAjCdCxSkjrujPvuYaRnDwkwCPH4hchPJcw/geo01-01und01-contextualizacao-imagens-casa-escola-e-parque.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
Após a conversa proposta na etapa anterior, projete esta imagem apresentando o Gregório, o personagem de uma história que você contará. Convide os alunos a ficarem atentos na história deste menino que gosta muito de jogar bola e, após ter vencido o campeonato do bairro, ficou tão feliz e tão distraído que acabou se dando mal. Leia em voz alta e, se achar pertinente, utilize fantoches, brinquedos não estruturados, dentre outros recursos para dar mais vida e graça à contação. Enfatize os pontos de referência (prédio, padaria, supermercado, escola, etc), pois eles aparecerão na planta que os alunos utilizarão mais tarde.
A história não tem fim, pois Gregório fica perdido em seu próprio bairro, portanto, convide os alunos a pensarem em uma solução para o menino. Sugerimos as seguintes questões: E agora? Como podemos ajudar o garoto?
Aguarde as possíveis respostas e sugira que os alunos tracem um caminho que ajude Gregório a retornar para seu ponto de partida.
Se seus alunos já estiverem alfabetizados ou você desejar utilizar esta atividade para auxiliá-los, sugerimos que a história seja impressa ou projetada para que eles possam ler ou acompanhar a leitura.
Você pode ler ou imprimir a história a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/duRhBABXhgHDeSZy9DcKA8V7xcNsh9SPdcESjxwChhgSAZSzXySGhSgzcKzq/geo01-01und01-problematizacao-historia-onde-esta-o-gregorio.pdf
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Após o conto conduza os alunos ao trabalho em grupo. Sugerimos que você solicite que a turma se organize em duplas. Reforce o propósito de que eles ajudem Gregório a retornar para o parque/quadra.
Projete ou imprima o material de apoio disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WtQYKYzhwEWgtyFnvQHYA2n3JDdaQS9mhFfSHwqdCvfGx4HtscDyqxarmUhS/geo01-01und01-acao-propositiva-mapa-do-bairro-do-gregorio-para-impressao.pdf
Nesse material você tem o mapa do bairro.
Peça então que eles pensem no melhor e mais seguro trajeto. Permita que eles explorem o mapa visualmente ou, até mesmo usando os dedos.
Ao passar pelas duplas incentive-os a usar as características dos estabelecimentos e pontos de referência (padaria, prédio, supermercado, etc) e as orientações espaciais (direita-esquerda-frente-trás). Por exemplo: ele passará em frente à padaria e seguirá pela rua das rosas.
Sugira que eles registrem o trajeto no mapa e o escrevam ou desenhem (os pontos de referência) em folha sulfite ou no caderno. Este registro deverá ser incrementado pela explicação oral na hora em que eles contarem que trajeto escolheram.
Finalizada a proposta incentive os alunos a compartilharem seus trajetos e o que discutiram nas duplas.
Como adequar à sua realidade: Se não for possível projetar ou imprimir a planta você poderá desenhá-la no quadro, montá-la utilizando blocos ou até mesmo caixas e, se quiser dar um toque de ludicidade, desenhá-la no chão, em tamanho real, propondo que os grupos andem por ela, desenvolvendo ainda mais as noções de orientação espacial.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
Apresente os trajetos propostos pelos grupos de acordo com o recurso que você usou. A ideia é fazê-los perceber que precisam saber identificar quais são seus lugares de vivência (onde moram, estudam, frequentam) e quais os pontos de referência mais próximos deles.
Pergunte se fossem eles(as) os meninos(as) perdidos, se saberiam retornar ou se seria necessário pedir ajuda. Contudo, reforce que, mesmo ao pedir ajuda, é necessário saber identificar e descrever estes locais.
Caso você optou por construir a planta com blocos ou desenhá-la no chão, faça um caminho para marcá-la usando uma linha, outros blocos ou mesmo o desenho com giz.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta que envie materiais de áudio e vídeo.
- Optativas: ferramentas para desenho; plataformas como Google Classroom; gravador e câmera do celular.
Valores trabalhados
As desigualdades sociais
O respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Originalmente, esta etapa deveria ser feita em 5 minutos, mas poderá ser realizada em um tempo maior.
Envie aos alunos fotos da escola, de momentos em sala de aula e de atividades realizadas antes do início do período de isolamento social, provocando-os a observarem os espaços escolares. Na sequência, apresente o tema da aula como proposto no plano original, usando um cartaz ou folha A4 com a afirmação “Lugares onde vivemos”.
Envie, por meio de um grupo de WhatsApp ou por e-mail, as fotos e o registro com a temática da aula. Depois, proponha às crianças que registrem, por meio de áudio, as diferenças que identificaram entre os lugares.
Para o trabalho relacionado à sensibilização abordando as desigualdades sociais, o respeito ao ambiente e à própria coletividade, oriente os alunos a listarem os lugares de casa que estão utilizando para estudar e a enviarem a lista ao professor por e-mail ou WhatsApp.
Contextualização
Esta etapa era prevista para durar 20 minutos na proposta original. Aqui poderá ser feita em 30 minutos.
Faça uma lista dos lugares de estudo enviados pelos alunos, tomando cuidado para não expor os nomes das crianças e sintetizando as respostas que recebeu. Disponibilize o material para que eles possam perceber a realidade do ambiente dos demais colegas.
Peça que os alunos descrevam os lugares que frequentavam para brincar antes do isolamento social. Eles podem fazê-lo por meio do grupo de WhatsApp. Em seguida, solicite que desenhem esses locais. Os desenhos serão usados posteriormente.
Problematização
A proposta original era realizar esta etapa em 20 minutos. Agora, pode ser feita de forma assíncrona, de modo que os alunos retornem apenas para apresentarem seus trabalhos, em 30 minutos.
Grave em áudio ou vídeo, utilizando seu celular, a história de Gregório, e disponibilize-a para as crianças. Leia a narrativa a partir do documento que consta no plano original, disponível aqui.
Marque um momento com todos os alunos para propor a atividade, que será realizada de forma assíncrona. Após disponibilizar a história, converse com eles e pergunte como podem ajudar o garoto Gregório a retomar seu caminho, já que ele se encontra perdido. Aguarde as respostas e sugira que tracem um percurso que ajude Gregório a retornar a seu ponto de partida.
Oriente os alunos a fazerem desenhos de possíveis trajetos, incluindo prédios, casas, ruas, carros, enfim, tudo aquilo que eles entendem como elementos que compõem a paisagem do percurso.
Ação propositiva
O tempo sugerido no plano original é de 35 minutos, mas aqui poderá ser feito em dois dias.
Oriente os alunos para o trabalho em casa, com o auxílio da família. Reforce o propósito de que eles devem ajudar Gregório a retornar ao parque/quadra.
Use o material de apoio disponível aqui. Nele, você encontra o mapa do bairro. Disponibilize-o para as crianças por e-mail ou WhatsApp.
Peça, então, que eles pensem no melhor e mais seguro trajeto. Incentive-os a usar as características dos estabelecimentos e pontos de referência (padaria, prédio, supermercado etc.) e as orientações espaciais (direita, esquerda, frente e trás). Por exemplo: Ele passará em frente à padaria e seguirá pela rua das rosas.
Sugira que os alunos registrem o percurso que criaram escrevendo ou desenhando os pontos de referência em folha sulfite ou no caderno. Incentive-os a compartilhar seus trajetos por meio de áudios explicativos de 1 a 2 minutos. Eles podem enviar esse registro por meio de um grupo de WhatsApp.
Sistematização
O tempo sugerido no plano original, de 20 minutos, pode permanecer o mesmo.
Apresente os caminhos propostos de acordo com os recursos que você usou. A ideia é fazê-los perceber que precisam saber identificar quais são seus lugares de vivência (onde moram, estudam e frequentam) e quais são os pontos de referência mais próximos deles.
A apresentação pode ser feita pela síntese das respostas dos alunos ou por meio dos desenhos que fizeram. Essas imagens poderão ser compartilhadas e debatidas pelo professor, por meio de áudios, no grupo de WhatsApp.
Convite às famílias
A família pode auxiliar a criança a acessar as atividades pelos meios tecnológicos adotados pelo professor. Além disso, pode orientar na condução das postagens e na realização da produção dos áudios e desenhos que compõem a atividade.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Natália Ghidelli
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Ediney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objetivo (s) de aprendizagem: Identificar os diferentes lugares de vivência (casa, escola, praça) com as diferenças e semelhanças entre cada um, trabalhando coletivamente e de maneira cooperativa.
Habilidade (s) da Base: (EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.