Plano de Aula

Plano de aula: Lugares Onde Vivemos

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Diferentes lugares de vivência: diferentes relações de identidade e afetividade.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE01de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para esta aula reserve computador, projetor, folha sulfite ou caderno, lápis preto, lápis de cor, quadro, giz, Imagens de casas, escolas e parques, a história “ONDE ESTÁ O GREGÓRIO?” e o “Mapa do Bairro do Gregório” (estes três últimos materiais estão disponíveis no item ‘Material Complementar’, descritos abaixo).

Material complementar:

Imagens da casa, parque e escola (Contextualização) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F2D6hSatY4wTMAUpJfwaqvW5AcAjCdCxSkjrujPvuYaRnDwkwCPH4hchPJcw/geo01-01und01-contextualizacao-imagens-casa-escola-e-parque.pdf

História “Onde está o Gregório?” (Problematização) - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/duRhBABXhgHDeSZy9DcKA8V7xcNsh9SPdcESjxwChhgSAZSzXySGhSgzcKzq/geo01-01und01-problematizacao-historia-onde-esta-o-gregorio.pdf

Mapa do Bairro do Gregório (a ser utilizado na Ação Propositiva) - Colocamos duas opções (em apresentação ou em documento do word) para que você possa escolher a imagem mais nítida de acordo com o material que utilizar https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WtQYKYzhwEWgtyFnvQHYA2n3JDdaQS9mhFfSHwqdCvfGx4HtscDyqxarmUhS/geo01-01und01-acao-propositiva-mapa-do-bairro-do-gregorio-para-impressao.pdf (em apresentação)

Para você saber mais:

Para trabalhar este conteúdo e tema, seria interessante ler o texto proposto neste link a fim de conhecer mais um pouco os conceitos geográficos de ESPAÇO E LUGAR - http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a06v2566.pdf

Contextos prévios: É recomendável que, para este plano os alunos já possuam a noção de orientação espacial e lateralidade (reconhecer direita, esquerda, frente, atrás, acima, abaixo, dentro e fora, etc).

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Anuncie o início da aula pedindo que os alunos se organizem em seus assentos. Se estiver utilizando um computador e um projetor, reproduza para os alunos o título da aula explicando que vamos conversar sobre os locais nos quais passamos a maior parte do nosso dia a dia, ou seja, os lugares em que vivemos.

Caso não esteja usando um projetor, escreva no quadro ou apenas mencione o título oralmente.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados