Imagens de rodas
Plano de Aula
Plano de aula: A roda como forma de organização e brincadeira
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre (Re)inventando a roda!
Sobre o plano
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos alunos, elas apresentam detalhamento das ações e maiores subsídios para que você, professor, possa se organizar melhor para a execução da aula.
Resumo da sequência: Esta sequência é composta por 3 planos. Nela, as crianças serão convidadas a pensar nas atividades em roda para além do brincar. Pretende-se que percebam, por meio das atividades e reflexões propostas, que as vivências, brincadeiras e demais situações em roda são formas de aprendizagem e interação. Pretende-se abordar a ideia da colaboração e coletividade, além da importância da tomada de decisão em grupos. Para isso, a turma vivenciará e refletirá sobre variadas atividades em roda e, posteriormente, realizará, de forma mais autônoma e intencional, uma proposição de atividade em roda.
Sobre este plano: este plano contempla uma aula de 50 minutos. É indicado que dê sequência a ele com o plano 3. Nesta aula, serão propostas uma série de reflexões e vivências que ajudarão a turma a compreender a ideia de cooperação e coletividade, por meio do lúdico e do brincar. Em grupos, os alunos irão conhecer brincadeiras e situações de roda pelo mundo, tanto aquelas coletadas por meio de pesquisas prévias, como outras que serão apresentadas ao longo do plano. Explore a roda também como forma de organização e convívio, para resolução de conflitos, tomadas de de decisão, além de possibilitar a troca de experiências. Os estudantes deverão identificar as funções da roda em diferentes contextos, vivenciá-las e refletir sobre a funcionalidade dela nos grupos.
Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, contemplada em 4 planos de aula. Neles, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades (EF15AR03), (EF12EF01) e (EF01GE02) que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1. Conhecimento e 3. Repertório cultural.
Organização das aulas: Essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente ou combinar encontros com outro. Caso seja possível, sugere-se a aplicação do plano 3 na sequência deste.
Ação prévia: É importante que nesta aula sejam resgatadas as pesquisas solicitadas às crianças na aula anterior, além das conversas que tiveram com os pais sobre as rodas de sua infância. Caso não tenha realizado o plano 1, solicite às crianças que pesquisem sobre as brincadeiras e situações de roda pelo mundo e conversem com seus familiares sobre como brincavam de roda na infância.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: A sequência coloca em pauta a importância da organização do trabalho colaborativo, busca desenvolver a interação entre os pares e autonomia, com intuito de favorecer o exercício de escolhas pelos estudantes. Espera-se que eles compreendam a funcionalidade das rodas como momentos não apenas de lazer, mas de situações que promovem a socialização e integração do grupo e ajudam a lidar com aspectos da coletividade.
Materiais necessários: Imagens de rodas pelo mundo. Projeção ou impressas.
O arquivo das imagens pode ser impresso nos materiais complementares.
Para você saber mais:
É importante reconhecer as diversas formas de manifestações em rodas, percebendo-as como momentos de integração e socialização de grupos. As aulas e vídeos sugeridos trazem maior embasamento e repertório para discutir a função da roda com os grupos.
- Brincadeiras de roda em várias parte do mundo
Disponível em: https://g1.globo.com/como-sera/noticia/2019/08/03/aprenda-brincadeiras-de-diferentes-partes-do-mundo.ghtml
Acesso em: 05/03/2020
- Escola educação - 10 brincadeiras de roda
Disponível em: https://escolaeducacao.com.br/brincadeiras-de-roda/
Acesso: 19/03/2020
- Q Divertido - Site com cantigas de roda
Disponível em: http://www.qdivertido.com.br/vercantiga.php?codigo=44
Acesso: 15/02/2020
- A importância do lúdico através de brincadeiras cantadas na educação infantil no contexto da gestão escolar - Fonte: Monografia de especialização
Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/2612/Lima_Maria_Valrineide_da_Silva.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Acesso em: 02/02/2020
Introdução
Tempo sugerido: 15 min. (total)
Orientações: acolha o grupo e peça para que se organizem em roda. Os alunos ficarão mais bem acomodados se assentados no chão. Sente-se junto a eles e, de preferência, adote uma postura parecida, para que assim se sintam mais acolhidos.
Abra a conversa perguntando sobre como foi a tarefa (para casa) realizada na aula anterior. Lembre-se de que, caso não tenha realizado o plano 1, é importante que as crianças tenham sido orientadas a conversarem com os pais sobre as rodas da infância, além de pesquisarem sobre brincadeiras e situações de roda pelo mundo.
Projete, leia ou escreva no quadro a frase apresentada no slide.
Questione a respeito da conversa que tiveram com a família sobre rodas da infância. Faça perguntas como:
- Como foi a conversa com sua família?
- A roda é uma coisa nova ou antiga?
- Você já conhecia alguma brincadeira que seus pais faziam?
- As reuniões em roda eram diferentes daquelas que fazemos hoje?
Valorize e explore as informações trazidas pelos alunos sobre as vivências dos pais e familiares. É interessante que as crianças vejam como elas e os pais possuem coisas em comum em relação às atividades da infância. Diga a elas como é importante conhecermos e valorizarmos nosso passado e o passado de quem amamos. É importante que percebam que as brincadeiras e situações de roda fazem parte da cultura do nosso povo e que servem e sempre serviram como forma de interação, trabalho em grupo e tomadas de decisão.
Introdução
Tempo sugerido:
Orientações: explore, com seu grupo, as pesquisas (rodas no mundo) solicitadas para casa na aula anterior.
O objetivo desse momento é fazer com que os estudantes interajam, trocando informações coletadas e construindo impressões sobre as diferentes formas de organizações de roda pelo mundo.
Projete, leia ou escreva no quadro a frase apresentada no slide.
Para desenvolver a troca, sugira a seguinte roda:
Provoque o grupo a organizar uma roda diferente. Peça que se organizem em duas rodas, porém uma roda dentro da outra. A roda de dentro se vira para fora e a de fora para dentro, de modo que todos fiquem de frente uns para os outros. Caso você tenha número ímpar de alunos, faça um trio. Explique aos alunos que eles devem girar, de formas distintas, conforme seu comando, e quando você disser para parar, devem se colocar à frente do colega e trocar informações referentes às pesquisas feitas. Você pode sugerir que a roda de dentro rode duas casas para a direita, depois a de fora uma casa para a esquerda, e assim por diante. A atividade deve garantir que as crianças conversem com o maior número de pares possível, além de agregar mais um significado para a roda.
Instigue os alunos a perceberem como as brincadeiras em roda podem facilitar o contato mais próximo com os colegas, as tomadas de decisão, a interação com o outro e a autonomia.
É importante sempre convidá-los para olharem para a formação do grupo, para si e para os que estão ao seu lado.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 10 minutos (total)
Orientações: nesse momento, espera-se que o grupo conheça diferentes brincadeiras de roda pelo mundo e consiga associá-las com aquelas que vivenciaram com as famílias, a fim de fazer associações e reinventar a roda tradicional.
Apresente as imagens dos slides seguintes e explore a capacidade imaginativa das crianças.
Projete, leia ou escreva no quadro a frase apresentada em cada slide.
Caso não conte com projetor, as imagens podem ser impressas do material complementar.
Provoque os alunos sobre as cores, pessoas e movimentos. Cada slide apresenta sugestões de questionamentos que podem ser ampliadas.
Deixe que o grupo solte a imaginação e perceba que a roda independe de idade, lugar ou cultura, e que, de fato, ela não é usada somente para brincar.
Orientações: nesse momento, espera-se que o grupo conheça diferentes brincadeiras de roda pelo mundo e consiga associá-las com as que vivenciaram com as famílias, a fim de fazer associações e reinventar a roda tradicional.
Apresente as imagens e explore a capacidade imaginativa das crianças.
Caso não conte com projetor, as imagens podem ser impressas do material complementar.
Provoque os alunos sobre as cores, pessoas e movimentos.
Questione-os sobre:
- O que as pessoas cantam?
- O que estão falando?
- O que estão ouvindo?
- Será que estão celebrando?
- Você já participou de alguma roda assim?
Deixe que o grupo solte a imaginação e perceba que a roda independe de idade, lugar ou cultura, e que, de fato, ela não é usada somente para brincar.
Orientações: nesse momento, espera-se que o grupo conheça diferentes brincadeiras de roda pelo mundo e consiga associá-las com as que vivenciaram com as famílias, a fim de fazer associações e reinventar a roda tradicional.
Apresente as imagens e explore a capacidade imaginativa das crianças.
Caso não conte com projetor, as imagens podem ser impressas do material complementar.
Provoque os alunos sobre as cores, pessoas e movimentos.
Questione-os sobre:
- O que as pessoas cantam?
- O que estão falando?
- O que estão ouvindo?
- Será que estão celebrando?
- Você já participou de alguma roda assim?
Deixe que o grupo solte a imaginação e perceba que a roda independe de idade, lugar ou cultura, e que, de fato, ela não é usada somente para brincar.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 12 minutos (total)
Orientações: nesse momento, espera-se que o grupo conheça diferentes brincadeiras de roda pelo mundo e consiga associá-las com as que vivenciaram com as famílias, a fim de fazer associações e reinventar a roda tradicional.
Apresente as imagens e explore a capacidade imaginativa das crianças.
Caso não conte com projetor, as imagens podem ser impressas do material complementar.
Provoque os alunos sobre as cores, pessoas e movimentos.
Questione-os sobre:
- O que as pessoas cantam?
- O que estão falando?
- Será que estão celebrando?
- Por que estão em roda?
- Você já participou de atividade parecida?
Deixe que o grupo solte a imaginação e perceba que a roda independe de idade, lugar ou cultura, e que, de fato, ela não é usada somente para brincar.
Imagem disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0a/Conta%C3%A7%C3%A3o_de_Hist%C3%B3ria_%289780065192%29.jpg
Acesso: 7/3/2020
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 12 minutos (total)
Orientações: nesse momento, espera-se que o grupo conheça diferentes brincadeiras de roda pelo mundo e consiga associá-las com as que vivenciaram com as famílias, a fim de fazer associações e reinventar a roda tradicional.
Apresente as imagens e explore a capacidade imaginativa das crianças.
Caso não conte com projetor, as imagens podem ser impressas do material complementar.
Provoque os alunos sobre as cores, pessoas e movimentos.
Questione-os sobre:
- Parece haver música?
- Em rodas como essas, as pessoas falam? o que costumam fazer?
- O que devem estar ouvindo?
- Será que estão celebrando?
- Você já participou de alguma roda assim?
Deixe que o grupo solte a imaginação e perceba que a roda independe de idade, lugar ou cultura, e que, de fato, ela não é usada somente para brincar.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 12 minutos (total)
Orientações: nesse momento, espera-se que o grupo conheça diferentes brincadeiras de roda pelo mundo e consiga associá-las com as que vivenciaram com as famílias, a fim de fazer associações e reinventar a roda tradicional.
Apresente as imagens e explore a capacidade imaginativa das crianças.
Caso não conte com projetor, as imagens podem ser impressas do material complementar.
Provoque os alunos sobre as cores, pessoas e movimentos.
Questione-os sobre:
- O que as pessoas estão fazendo?
- O que estão falando? O que estão ouvindo?
- É uma brincadeira? É uma situação de aprendizagem?
- Aqui na escola fazemos rodas como essa? Quando?
Deixe que o grupo solte a imaginação e perceba que a roda independe de idade, lugar ou cultura, e que, de fato, ela não é usada somente para brincar.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 12 minutos (total)
Orientações: nesse momento, espera-se que o grupo conheça diferentes brincadeiras de roda pelo mundo e consiga associá-las com as que vivenciaram com as famílias, a fim de fazer associações e reinventar a roda tradicional.
Apresente as imagens e explore a capacidade imaginativa das crianças.
Caso não conte com projetor, as imagens podem ser impressas do material complementar.
Provoque os alunos sobre as cores, pessoas e movimentos.
Questione-os sobre:
- O que as pessoas fazem em lugares como esse?
- Por que se organizam em roda aqui?
- A roda pode facilitar o contato?
Deixe que o grupo solte a imaginação e perceba que a roda independe de idade, lugar ou cultura, e que, de fato, ela não é usada somente para brincar.
Imagem disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/14/Assembleia-regional.jpg
Acesso: 7/3/2020
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: agora que as crianças discutiram e vivenciaram muitas situações em roda, oriente a vivência de uma situação diferente com seu grupo.
Utilize rodas com elementos diferenciados, como: para discussão de algum tema, para contação de história, para trabalho coletivo ou criando uma brincadeira de roda.
Peça aos alunos que se dividam em grupos de 5 a 8 integrantes. Peça para cada grupo escolher uma das rodas apresentadas por meio das pesquisas ou das reflexões e dar a ela um novo significado. Ou seja, cada grupo deve propor uma roda parecida, mas não totalmente igual àquelas pesquisadas e apresentadas.
Apresente exemplos de situações possíveis de serem vivenciadas nessa roda: uma música criada pelos alunos, uma dança coletiva, um jogo, a contação de histórias, a escolha de alguma atividade ou a tomada de decisão de algo que diz respeito à turma.
É importante que, nesse momento, as crianças se sintam autônomas para decidirem sobre qual caminho tomar e, ao mesmo tempo, se articularem para que as opiniões coletivas sejam respeitadas.
Ouça os grupos e atenda às sugestões de cada criança, para que, juntos, reinventem a roda. Explique que apenas uma atividade será feita em cada grupo e que, para isso, é necessário saber ouvir, esperar a vez de falar, ter bons argumentos para dizer a escolha e mostrar tranquilidade para aceitar o que foi aceito pela maioria. Lembre-os que também é importante que, ao escolher qual roda vivenciarão, reflitam sobre a importância do trabalho colaborativo. Procure mostrar que quando o grupo se organiza em roda vários trabalhos podem ser realizados para além do brincar.
Convide os alunos a perceberem como em todas as rodas apresentadas as pessoas estavam integradas, organizadas e em sintonia.
A ideia é fazer as crianças despertarem para diferentes possibilidades de trabalho e interação na roda, executando essas ações.
Como adequar à sua realidade: proponha uma adaptação de vivências de rodas que são comuns na sua região. Sugira que uma roda tradicional seja reinventada pelo grupo. Peça às crianças que deem um novo significado a ela.
Fechamento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: é importante que os alunos, quando chegarem e este momento da aula, percebam que a roda é usada em diferentes espaços, pelas mais diversas pessoas e em distintas situações. Peça aos grupos que se organizem em uma grande roda. Diga às crianças que agora eles deverão partilhar as vivências.
Peça aos alunos que avaliem as situações vividas anteriormente de modo a perceberem as funções da roda.
Questione-os:
- Quais foram as rodas vivenciadas?
- Quais foram as mudanças que fizeram?
- Quais situações viveram?
- Qual a função de cada roda?
É importante que, ao reinventar a roda, as crianças tenham dado novos significados a essa vivência e consigam externá-los avaliando a relevância deles, no momento de sistematização.
Continuidade da sequência: é indicada a aplicação do terceiro plano de aula desta sequência. Para a execução, serão necessárias algumas ações e combinados prévios com a turma. Solicite aos estudantes que selecionem uma brincadeira de roda, brinquem com os familiares e coletem impressões para contarem na próxima aula.
Para que essa sequência de planos seja realizada fora da escola, solicite a intervenção de um adulto, que pode apresentá-la se orientando pela projeção de slides e propondo as questões sugeridas. Explique para eles que é interessante que as rodas apresentadas ao longo da sequência sejam vivenciados pelos grupos familiares (pai, mãe, avós, irmãos...) junto à criança.
Caso não seja possível realizar as rodas propostas devido ao número pequeno de integrantes da família, projete os vídeos sugeridos com as vivências e organize pequenas rodas, com diferentes situações, para que a criança vivencie minimamente a proposta da sequência. Sugira que façam também rodas de jogos, de decisões coletivas, de contação de história, rodas com casos familiares, de cantigas, entre tantas outras.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Aline Soares
Mentor: Renata Monaco
Especialista de Educação Empreendedora: Paulo Andrade
Habilidade da BNCC:
(EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.
(EF12EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.
(EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.
Objetivos específicos:
- Refletir sobre como brincadeiras eComponentes: situações que envolvem a roda podem auxiliar na criação de espaços de diálogo, no trabalho colaborativo entre pares, na escuta do outro e na tomada de decisões.
Componentes:
Geografia, Educação Física e Arte.
Materiais Necessários:
- Imagens de rodas pelo mundo. Projeção ou impressas. O arquivo das imagens pode ser impresso nos materiais complementares.