Plano de Aula

Plano de aula: Brinquedos de diferentes épocas

Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Transformações nas formas de relações mudam os lugares.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Nesta aula você e os alunos construirão brinquedos com sucata e para isso irão precisar de giz, quadro, embalagens recicláveis tais como caixa de sapato, garrafas plásticas, embalagem de desodorante, meias velhas, pedaços de tecido, etc (ver lista de material de cada brinquedo a ser construído nos documentos do material complementar), palitos de churrasco, prendedores, cola branca líquida, cola quente, tesoura, 1 prego ou objeto pontiagudo (para furar os plásticos de pet), arroz cru (ou areia), papel cartão, folha sulfite ou caderno, lápis de grafite preto, lápis de cor, régua, tesoura, os manuais de como confeccionar os brinquedos e as histórias de cada brinquedo (os dois últimos disponíveis nos documentos do material complementar logo abaixo).

Com 15 dias de antecedência é necessário pedir que os alunos tragam os materiais recicláveis e sucatas que serão utilizadas na confecção.

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização e na problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UhTVNccP8KNzAQ5YRaRAn3HpuNQdBkJvUqVFdybj3PdqKWf3FJvgY7RNamb2/geo01-02und02-imagens-para-impressao.pdf

História de cada brinquedo (a ser usado na ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rhtPH54YUH2gGwZdh4ZPCgQZRmu2RWsrxJaKkvTZSAscr6FYvQE6thygTRZq/geo01-02und02-acao-propositiva-historia-de-cada-brinquedo.pdf

Manual - lista de materiais e modo de confeccionar os brinquedos com sucata (a serem usadas na ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VvBsnXJMK6NFsewzHJmzjxxPqZzahVrzbJgFHnYGJgAtXsrW4qQMCGAbSBph/geo01-02und02-acao-propositiva-manual.pdf

Para você saber mais: Para esta aula seria interessante conhecer mais brinquedos feitos de sucata, caso você necessite substituir algum daqueles que propomos. Você pode conhecer mais brinquedos e como montá-los a partir do site Artesanato Brasil disponível através do link http://artesanatobrasil.net/brinquedos-de-sucata/

Contextos prévios: Este plano pode ser melhor aproveitado por alunos que já estejam em processo de alfabetização. Propomos que, você organize uma exposição dos brinquedos construídos em outra aula, assim as crianças podem sistematizar ainda mais o que aprenderam nesta aula.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Com 15 dias de antecedência, peça aos alunos para começarem a trazer materiais recicláveis e sucatas que forem jogar fora em suas casas. Olhe a lista de materiais e especifique alguns deles, porém se as crianças trouxerem outros, guarde-os, pois outros brinquedos podem ser feitos. Anuncie, então, que chegou o dia deles usarem o que trouxeram.

Projete ou escreva no quadro o título da aula e pergunte o que eles entendem ao lê-lo/ouvi-lo. Questione sobre o que eles pensam ser as “diferentes épocas”. Anuncie que eles compreenderão melhor o significado do título ao longo da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados