Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Uma questão de lógica!
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos matemáticos: problemas não convencionais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.
Objetivos específicos
- Resolver problema de lógica, contendo dados numéricos e não numéricos.
- Compreender o texto do problema, utilizando pensamento dedutivo e raciocínio lógico para chegar à solução.
- Utilizar e representar estratégias diversas de resolução.
Conceito-chave:
Resolução de problemas de lógica envolvendo até 3 atributos.
Recursos necessários:
- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Resolver problema de lógica, contendo dados numéricos e não numéricos.
- Compreender o texto do problema, utilizando pensamento dedutivo e raciocínio lógico para chegar à solução.
- Utilizar e representar estratégias diversas de resolução.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos com o assunto que será trabalhado durante a aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Forme grupos de até 4 crianças, dependendo do total de alunos da sala, divididos de maneira igualitária. Cada grupo deve receber um envelope contendo as figuras das meninas em cores e as fichas com as dicas.
Leia aos alunos a introdução descrita no slide e na folha ilustrada, e entregue uma cópia aos grupos. Determine um critério para decidir quem inicia o jogo. Cada criança, na sua vez, em seu grupo, vira a ficha com a dica e a lê para todos. As dicas vão ficando expostas, viradas para cima, para que todos tenham acesso e discutam sobre as descobertas e conclusões. Vence o jogo o grupo que descobrir primeiro as preferências de todas as meninas.
Materiais complementares:
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Forme grupos de até 4 crianças, dependendo do total de alunos da sala, divididos de maneira igualitária. Cada grupo deve receber um envelope contendo as figuras das meninas em cores e as fichas com as dicas.
Leia aos alunos a introdução descrita no slide e na folha ilustrada, e entregue uma cópia aos grupos. Determine um critério para decidir quem inicia o jogo. Cada criança, na sua vez, em seu grupo, vira a ficha com a dica e a lê para todos. As dicas vão ficando expostas, viradas para cima, para que todos tenham acesso e discutam sobre as descobertas e conclusões. Vence o jogo o grupo que descobrir primeiro as preferências de todas as meninas.
Materiais complementares:
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Forme grupos de até 4 crianças, dependendo do total de alunos da sala, divididos de maneira igualitária. Cada grupo deve receber um envelope contendo as figuras das meninas em cores e as fichas com as dicas.
Leia aos alunos a introdução descrita no slide e na folha ilustrada, e entregue uma cópia aos grupos. Determine um critério para decidir quem inicia o jogo. Cada criança, na sua vez, em seu grupo, vira a ficha com a dica e a lê para todos. As dicas vão ficando expostas, viradas para cima, para que todos tenham acesso e discutam sobre as descobertas e conclusões. Vence o jogo o grupo que descobrir primeiro as preferências de todas as meninas.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 6 ao 8)
Orientação: Este slide apresenta a introdução e ambientação da atividade. Pense em agrupamentos de até três alunos. Apresente a situação aos alunos e deixe que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores. Promova a análise da ilustração apresentada.
Deixe que os alunos realizem a leitura ou realize a leitura do slide 7, caso tenha aluno não leitor.
Deixe que os alunos individualmente leiam as pistas, ou realize a leitura do slide 8, caso tenha aluno não leitor. Se preferir, ofereça a atividade impressa. A seguir, promova um momento de troca entre os alunos do grupo, com o objetivo de confrontar as diferentes estratégias de raciocínio. Observe os grupos e selecione os alunos com diferentes estratégias de resolução para apresentação na Discussão de soluções.
Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão e realização da situação-problema de lógica.
Discuta com a turma:
- O que vemos na ilustração?
- Quantos poderiam ser os participantes da corrida em cada rodada? (Observar as raias.)
- Observando somente esta imagem, o que podemos notar sobre os participantes da competição de corrida? (Levar os alunos a perceberem que se trata de uma corrida onde todos os alunos participam juntos, com as mesmas oportunidades, meninos, meninas e alunos com necessidades especiais, desde que não provoque constrangimentos.)
- Geralmente as competições esportivas apresentam quantos vencedores?
- Como eles são classificados?
- Qual critério utilizado para a classificação dos competidores? (Estimulá-los a perceber que a classificação acontece de acordo com o rendimento dos competidores).
- Como vocês pensaram para identificar os vencedores?
- O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas pistas?
- Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
- E a diferença?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Indicações de leitura para o professor:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 6 ao 8)
Orientação: Este slide apresenta a introdução e ambientação da atividade. Pense em agrupamentos de até três alunos. Apresente a situação aos alunos e deixe que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores. Promova a análise da ilustração apresentada.
Deixe que os alunos realizem a leitura ou realize a leitura do slide 7, caso tenha aluno não leitor.
Deixe que os alunos individualmente leiam as pistas, ou realize a leitura do slide 8, caso tenha aluno não leitor. Se preferir, ofereça a atividade impressa. A seguir, promova um momento de troca entre os alunos do grupo, com o objetivo de confrontar as diferentes estratégias de raciocínio. Observe os grupos e selecione os alunos com diferentes estratégias de resolução para apresentação na Discussão de soluções.
Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão e realização da situação-problema de lógica.
Discuta com a turma:
- O que vemos na ilustração?
- Quantos poderiam ser os participantes da corrida em cada rodada? (Observar as raias.)
- Observando somente esta imagem, o que podemos notar sobre os participantes da competição de corrida? (Levar os alunos a perceberem que se trata de uma corrida onde todos os alunos participam juntos, com as mesmas oportunidades, meninos, meninas e alunos com necessidades especiais, desde que não provoque constrangimentos.)
- Geralmente as competições esportivas apresentam quantos vencedores?
- Como eles são classificados?
- Qual critério utilizado para a classificação dos competidores? (Estimulá-los a perceber que a classificação acontece de acordo com o rendimento dos competidores).
- Como vocês pensaram para identificar os vencedores?
- O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas pistas?
- Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
- E a diferença?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 6 ao 8)
Orientação: Este slide apresenta a introdução e ambientação da atividade. Pense em agrupamentos de até três alunos. Apresente a situação aos alunos e deixe que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores. Promova a análise da ilustração apresentada.
Deixe que os alunos realizem a leitura ou realize a leitura do slide 7, caso tenha aluno não leitor.
Deixe que os alunos individualmente leiam as pistas, ou realize a leitura do slide 8, caso tenha aluno não leitor. Se preferir, ofereça a atividade impressa. A seguir, promova um momento de troca entre os alunos do grupo, com o objetivo de confrontar as diferentes estratégias de raciocínio. Observe os grupos e selecione os alunos com diferentes estratégias de resolução para apresentação na Discussão de soluções.
Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão e realização da situação-problema de lógica.
Discuta com a turma:
- O que vemos na ilustração?
- Quantos poderiam ser os participantes da corrida em cada rodada? (Observar as raias.)
- Observando somente esta imagem, o que podemos notar sobre os participantes da competição de corrida? (Levar os alunos a perceberem que se trata de uma corrida onde todos os alunos participam juntos, com as mesmas oportunidades, meninos, meninas e alunos com necessidades especiais, desde que não provoque constrangimentos.)
- Geralmente as competições esportivas apresentam quantos vencedores?
- Como eles são classificados?
- Qual critério utilizado para a classificação dos competidores? (Estimulá-los a perceber que a classificação acontece de acordo com o rendimento dos competidores).
- Como vocês pensaram para identificar os vencedores?
- O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas pistas?
- Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
- E a diferença?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 11)
Orientação: Deixe que os alunos exponham a maneira como pensaram. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Caso algum aluno tenha errado, estimule-o a repensar, não o deixando em situação vexatória.
Propósito: Compartilhar as diferentes estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para identificar os vencedores?
- O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas pistas?
- Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
- E a diferença?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 11)
Orientação: Deixe que os alunos exponham a maneira como pensaram. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Caso algum aluno tenha errado, estimule-o a repensar, não o deixando em situação vexatória.
Propósito: Compartilhar as diferentes estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para identificar os vencedores?
- O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas pistas?
- Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
- E a diferença?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 11)
Orientação: Deixe que os alunos exponham a maneira como pensaram. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Caso algum aluno tenha errado, estimule-o a repensar, não o deixando em situação vexatória.
Propósito: Compartilhar as diferentes estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para identificar os vencedores?
- O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas pistas?
- Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
- E a diferença?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado, realizando a leitura do slide para conclusão da atividade de acordo com o slide de encerramento a seguir.
Propósito: Enfatizar os conteúdos tratados e conhecimentos adquiridos na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Leia aos alunos a pergunta proposta no slide, deixando eles refletirem e exporem suas opiniões oralmente. O objetivo é a retomada dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto.
Propósito: Concluir as aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 14 e 15)
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia desejada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Que os alunos estejam atentos às informações contidas no enunciado, sendo capazes de utilizar estratégias diversificadas para encontrar a resposta.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 14 e 15)
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia desejada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Que os alunos estejam atentos às informações contidas no enunciado, sendo capazes de utilizar estratégias diversificadas para encontrar a resposta.
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_25RDP_03
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
Para este plano, a sugestão é que foque no aquecimento e na atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Aquecimento
O aquecimento apresenta problema de lógica, envolvendo dados não numéricos. A realização da atividade sugerida pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode fazer uma resolução coletiva, pois o Aquecimento está sendo apresentado nos slides 3, 4 e 5. Mas para solucionar, os alunos precisam ter acesso aos slides 3 e 4 em simultâneo, assim, você pode deixar fixo na tela o slide 3 (que apresenta as imagens das crianças) e realizar a leitura pausada das pistas (com as características e preferências de cada criança) que estão no slide 4, permitindo que os alunos estabeleçam a relação e anotem em seus cadernos. Após terminar, questione aos alunos:
- Vocês conseguiram descobrir as preferências de cada uma das crianças?
- Quais informações ajudaram vocês a descobrir?
- Tinha alguma informação que correspondia a duas crianças diferentes?
Depois que os alunos concluírem a apresentação das respostas e do raciocínio utilizado para solucionar a atividade. Você pode apresentar o slide 5 que contém a resolução do aquecimento.
Na aula assíncrona, você pode organizar e compartilhar com os alunos a situação apresentadas nos slides 3 e 4, via WhatsApp ou e-mail. Peça que eles compartilhem suas ideias para solucioná-la.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize as situações do aquecimento com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e cronograma para a realização das atividades. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”, de forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal aborda problemas de lógica que envolvem dados numéricos e não numéricos, ampliando assim a ideia apresentada no aquecimento.
Dessa forma, sua realização deve ocorrer pelo mesmo meio de comunicação adotado para o desenvolvimento da atividade do aquecimento.
Na aula síncrona, você pode apresentar os slides 6, 7 e 8 (um por vez, permitindo que o aluno realize a leitura individualmente), deixando fixo na tela o slide 8, para assim os alunos conseguirem solucionar a proposta no caderno, mobilizando os conhecimentos que já possuem. Estabeleça um tempo para realizarem a resolução e em seguida inicie alguns questionamentos apresentados no “Discuta com a turma”, por exemplo:
- Quantos poderiam ser os participantes da corrida em cada rodada? (Observar as raias.)
- Qual critério utilizado para a classificação dos competidores?
- Como vocês pensaram para identificar os vencedores?
- O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas pistas?
Lembrando de incentivar os alunos a explicarem sua forma de pensar.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela dos slides 6, 7 e 8 e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail, estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução e deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída com a atividade do aquecimento.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, o problema pode ser respondido no caderno, e as resoluções socializadas e discutidas oralmente, mediante questionamentos e incentivo do(a) professor(a) para que o aluno explique seu raciocínio.
Após os alunos compartilharem suas estratégias de resolução. Você pode apresentar os slides 10 e 11 que abordam a Discussão da solução, provocando reflexões por meio dos questionamentos sugeridos no “Discuta com a turma”.
Na aula assíncrona, as resoluções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das resoluções apresentadas pelos alunos, e das apresentadas na Discussão das soluções (nos slides 10 e 11), através de fotos, mensagem de texto ou áudio. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os estudantes que recorrem a este meio de comunicação.
Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para abordar as atividades, favorecer, através da socialização das resoluções apresentadas, o reconhecimento que para solucionar problemas de lógica. As pistas precisam ser analisadas e compreendidas.
Pode ser oportunizada a leitura do texto apresentado na sistematização (slide 12) para maior apropriação dos conceitos abordados nas atividades.
Raio X
A atividade do Raio X apresentada nos slides 14 e 15, pode ser usada para verificar se os alunos solucionam problemas de lógica, que envolvem dados numéricos e não numéricos.
Dessa forma, utilize para apresentar esse problema o mesmo meio de comunicação adotado para a realização do aquecimento e da atividade principal, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e, quando possível, possibilitar a discussão da mesma.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e, se possível, acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira que os alunos, na busca de estruturar seu pensamento, socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula.
Se eles tiverem acesso à internet, compartilhe com eles os links dos games que trabalham com lógica:
https://rachacuca.com.br/logica/problemas/1/
https://rachacuca.com.br/logica/problemas/amigas-na-escola/
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família, e de grande aprendizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.
Objetivos específicos
- Resolver problema de lógica, contendo dados numéricos e não numéricos.
- Compreender o texto do problema, utilizando pensamento dedutivo e raciocínio lógico para chegar à solução.
- Utilizar e representar estratégias diversas de resolução.
Conceito-chave:
Resolução de problemas de lógica envolvendo até 3 atributos.
Recursos necessários:
- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.