Plano de Aula

Plano de aula: Uma questão de lógica!

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos matemáticos: problemas não convencionais

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Daniela Pistori Tavares

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.

Objetivos específicos

  • Resolver problema de lógica, contendo dados numéricos e não numéricos.
  • Compreender o texto do problema, utilizando pensamento dedutivo e raciocínio lógico para chegar à solução.
  • Utilizar e representar estratégias diversas de resolução.

Conceito-chave:

Resolução de problemas de lógica envolvendo até 3 atributos.

Recursos necessários:

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Resolver problema de lógica, contendo dados numéricos e não numéricos.
  • Compreender o texto do problema, utilizando pensamento dedutivo e raciocínio lógico para chegar à solução.
  • Utilizar e representar estratégias diversas de resolução.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos com o assunto que será trabalhado durante a aula.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA