9539
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Números

Plano de aula - Estratégias não convencionais de cálculos

Plano de aula de matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre desenvolver estratégias não convencionais para o cálculo da adição.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bruna Albieri Cruz da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_04NUM02

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Manipulativos: botões, palitos...
Jogo Online: Jogo da adição
Jogo Online: Quebra-cabeça da adição
Jogo Online: Jogo de somar e subtrair
Padlet


Para este plano, foque na etapa da Atividade principal.

Aquecimento
O foco do plano é a atividade principal, entretanto, a atividade de aquecimento é interessante, pois retoma a composição de números através de fichas coloridas. Essa poderá ser uma das estratégias utilizadas para adicionar números. Você pode enviar a atividade anteriormente por WhatsApp ou similar e pedir que os alunos a devolvam pelo mesmo meio.

Atividade principal
O foco desta atividade principal é desenvolver estratégias não convencionais para o cálculo da adição. Para a realização da atividade, os alunos precisam ter acesso à situação problema do slide 5. Se estiver em uma videoconferência, apresente o slide com a situação problema e realize a atividade e discussão por esse mesmo meio. Caso esteja em uma aula assíncrona/síncrona por WhatsApp ou ferramenta semelhante, envie a situação por meio de um texto ou de um áudio para que os alunos a copiem no caderno. Questione os alunos:
     - Quais são os dados que o problema revela para encontrarmos a solução?
     - Qual é a operação que deve ser realizada?
     - Quais estratégias podemos utilizar?
Os alunos também podem responder às questões o vivo, através de texto ou áudio. Pergunte de quais formas eles poderiam resolver esse problema. Os alunos podem usar materiais manipulativos como botões, palitos… para resolver problema. Explique que devem anotar todas as formas possíveis de chegar à resolução da situação. Depois, peça que alguns alunos compartilhem as suas estratégias por meio da escrita, desenhos ou áudio. Além de escrever, peça que expliquem como chegaram a essa conclusão. Uma outra forma de compartilhar as soluções é fazer um mural compartilhado através do Padlet para que os alunos escrevam e demonstrem as suas soluções. Este Padlet pode ser compartilhado, inclusive com as famílias.

Painel de soluções
Compartilhe ou fotografe os slides do painel de soluções e compartilhe via WhatsApp ou outro meio de interação com o aluno que você esteja utilizando. Se os alunos tiverem realizado o Padlet, compartilhe o mural também para que possam compará-los.
Os alunos podem observar as soluções encontradas, escrever, fotografar, enviar áudios respondendo ou comentando-as. Podem também comparar com as que foram encontradas por eles e, assim, complementar o painel. Estimule a discussão através de alguns questionamentos:
     - Alguém pensou da mesma forma?
     - Vocês haviam pensado nessa solução?
     - O que elas têm de diferente?
     - Alguém utilizou desenhos para registrar o cálculo?
     - De quantas formas é possível realizar esta operação?
     - Alguém utilizou as fichas para realizar a operação?

Sistematização do conceito
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito na sistematização do conceito para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.

Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos levar em consideração que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los.
Envie uma mensagem de texto ou áudio explicando o que está sendo trabalhado em aula e pedindo a colaboração das famílias para auxiliar os alunos na organização de seus materiais.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade poderia ser na parte de elaborar outras estratégias de cálculos e discuti-las com os alunos para que percebam que há várias formas de se chegar a um mesmo resultado.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_04NUM02

(EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas