Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF02MA21 - Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.
Objetivos específicos
- Explorar situações de aleatoriedade
- Elaborar argumentos consistentes baseados na interpretação das informações, fazendo uso de conhecimentos sobre probabilidades
- Compreender eventos aleatórios, sendo “pouco ou muito provável”, “improvável” ou “impossível”.
Conceito-chave
- Aleatoriedade, probabilidade, pouco provável, impossível.
Recursos necessários
- Tabuleiros de Jogo da Velha (uma para cada dupla da turma), ou papel sulfite e lápis para que os alunos desenhem o jogo da velha.
- Atividade principal impressa ( uma por dupla).
- Quadro para registrar pontos importantes durante discussão/ socialização.
Código: MAT2_23PES04
(EF02MA21) Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.
AULA 01
AULA 05
Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise da ideia de aleatório em situações do cotidiano e pesquisa estatística, conceituando ideias de provável, improvável, certo e incerto.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes