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Plano de aula - Diferentes estratégias para o cálculo da adição

Plano de aula de matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre desenvolver estratégias pessoais para o cálculo da adição e perceber as propriedades do sistema de numeração decimal como facilitadoras para a realização de cálculos de adição.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bruna Albieri Cruz da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Bruna Albieri Cruz da Silva

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração)

Objetivos específicos

  • Desenvolver estratégias pessoais para o cálculo da adição.
  • Perceber as propriedades do sistema de numeração decimal como facilitadoras para a realização de cálculos de adição.

Conceito-chave

Cálculos de adição.

Recursos necessários

  • Lápis.
  • Papel.
  • Atividades impressas (se necessário).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se existe apenas uma forma de realizar cálculos. Peça também que os alunos pensem em algumas estratégias para a resolução de operações. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles expliquem o que falaram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias não convencionais de efetuar cálculos.

Discuta com a turma:

  • Como sabemos qual é a melhor forma de resolver uma operação?
  • Só existe uma forma de fazer cálculos?
  • Dá para resolver uma mesma operação de formas diferentes?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, neste momento você deve introduzir a situação-problema e questionar o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Deixe que eles realizem a leitura individualmente. Em seguida, faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão dos alunos em relação à situação posta.

Discuta com a turma:

  • Quais são os dados que o problema revela para encontrarmos a solução?
  • Qual é a operação que deve ser realizada?

Após o levantamento dos dados, deixe que os alunos pensem em estratégias pessoais para a resolução. No primeiro momento eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas estratégias com um colega. Neste momento, é interessante que o professor caminhe pela sala e observe as estratégias que os alunos estão utilizando, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, e fazendo questionamentos.

Discuta com a turma:

  • O que você fez para chegar a esse resultado?
  • Como você pensou para responder dessa maneira? Me conte por onde começou.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Painel de Soluções (Slides de 5 a 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem no quadro, para o restante da sala, qual estratégia utilizou para realizar a operação. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram em cada solução apresentada.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou da mesma forma?
  • Vocês haviam pensado nessa solução?
  • O que elas têm de diferente?
  • Alguém utilizou desenhos para registrar o cálculo?
  • De quantas formas é possível realizar esta operação?
  • Fazer a decomposição dos numerais pode ajudar a efetuar a operação?

Materiais complementares:

Resolução da atividade principal

Painel de Soluções (Slides de 5 a 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Caso não tenha aparecido a estratégia de decomposição nas soluções apresentadas pelos alunos, o professor deve apresentar essa estratégia a fim de repertoriar os alunos com novas estratégias e chamar a atenção para a utilização das propriedades do sistema de numeração decimal para a realização de cálculos. Anote o exemplo no quadro para que os alunos observem.

Discuta com a turma:

  • Vocês haviam pensado nessa solução?
  • Fazer a decomposição dos numerais pode ajudar a resolver a operação?
  • Há somente essa forma de decomposição dos numerais? Alguém pensou em uma forma diferente?

Sugestão de leitura: Para exemplificar outras estratégias de cálculo, você pode ler mais AQUI

Painel de Soluções (Slides de 5 a 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Anote os exemplos no quadro para que os alunos observem.

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Anote no quadro o conceito trabalhado durante a aula para a sistematização do conteúdo. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula. Os alunos também podem anotar no caderno.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes que existem várias formas de resolver um problema, e que a melhor estratégia dependerá da situação apresentada e dos conhecimentos de cada um a respeito dos cálculos.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • Vocês já haviam pensado nessas formas de resolução?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da adição e sua relação com o sistema de numeração decimal.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Bruna Albieri Cruz da Silva

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração)

Objetivos específicos

  • Desenvolver estratégias pessoais para o cálculo da adição.
  • Perceber as propriedades do sistema de numeração decimal como facilitadoras para a realização de cálculos de adição.

Conceito-chave

Cálculos de adição.

Recursos necessários

  • Lápis.
  • Papel.
  • Atividades impressas (se necessário).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se existe apenas uma forma de realizar cálculos. Peça também que os alunos pensem em algumas estratégias para a resolução de operações. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles expliquem o que falaram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias não convencionais de efetuar cálculos.

Discuta com a turma:

  • Como sabemos qual é a melhor forma de resolver uma operação?
  • Só existe uma forma de fazer cálculos?
  • Dá para resolver uma mesma operação de formas diferentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, neste momento você deve introduzir a situação-problema e questionar o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Deixe que eles realizem a leitura individualmente. Em seguida, faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão dos alunos em relação à situação posta.

Discuta com a turma:

  • Quais são os dados que o problema revela para encontrarmos a solução?
  • Qual é a operação que deve ser realizada?

Após o levantamento dos dados, deixe que os alunos pensem em estratégias pessoais para a resolução. No primeiro momento eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas estratégias com um colega. Neste momento, é interessante que o professor caminhe pela sala e observe as estratégias que os alunos estão utilizando, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, e fazendo questionamentos.

Discuta com a turma:

  • O que você fez para chegar a esse resultado?
  • Como você pensou para responder dessa maneira? Me conte por onde começou.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem no quadro, para o restante da sala, qual estratégia utilizou para realizar a operação. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram em cada solução apresentada.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou da mesma forma?
  • Vocês haviam pensado nessa solução?
  • O que elas têm de diferente?
  • Alguém utilizou desenhos para registrar o cálculo?
  • De quantas formas é possível realizar esta operação?
  • Fazer a decomposição dos numerais pode ajudar a efetuar a operação?

Materiais complementares:

Resolução da atividade principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Caso não tenha aparecido a estratégia de decomposição nas soluções apresentadas pelos alunos, o professor deve apresentar essa estratégia a fim de repertoriar os alunos com novas estratégias e chamar a atenção para a utilização das propriedades do sistema de numeração decimal para a realização de cálculos. Anote o exemplo no quadro para que os alunos observem.

Discuta com a turma:

  • Vocês haviam pensado nessa solução?
  • Fazer a decomposição dos numerais pode ajudar a resolver a operação?
  • Há somente essa forma de decomposição dos numerais? Alguém pensou em uma forma diferente?

Sugestão de leitura: Para exemplificar outras estratégias de cálculo, você pode ler mais AQUI

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Anote os exemplos no quadro para que os alunos observem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Anote no quadro o conceito trabalhado durante a aula para a sistematização do conteúdo. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula. Os alunos também podem anotar no caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes que existem várias formas de resolver um problema, e que a melhor estratégia dependerá da situação apresentada e dos conhecimentos de cada um a respeito dos cálculos.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • Vocês já haviam pensado nessas formas de resolução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da adição e sua relação com o sistema de numeração decimal.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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