Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se existe apenas uma forma de realizar cálculos. Peça também que os alunos pensem em algumas estratégias para a resolução de operações. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles expliquem o que falaram.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias não convencionais de efetuar cálculos.
Discuta com a turma:
- Como sabemos qual é a melhor forma de resolver uma operação?
- Só existe uma forma de fazer cálculos?
- Dá para resolver uma mesma operação de formas diferentes?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Professor, neste momento você deve introduzir a situação-problema e questionar o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Deixe que eles realizem a leitura individualmente. Em seguida, faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão dos alunos em relação à situação posta.
Discuta com a turma:
- Quais são os dados que o problema revela para encontrarmos a solução?
- Qual é a operação que deve ser realizada?
Após o levantamento dos dados, deixe que os alunos pensem em estratégias pessoais para a resolução. No primeiro momento eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas estratégias com um colega. Neste momento, é interessante que o professor caminhe pela sala e observe as estratégias que os alunos estão utilizando, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, e fazendo questionamentos.
Discuta com a turma:
- O que você fez para chegar a esse resultado?
- Como você pensou para responder dessa maneira? Me conte por onde começou.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Painel de Soluções (Slides de 5 a 7)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem no quadro, para o restante da sala, qual estratégia utilizou para realizar a operação. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram em cada solução apresentada.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou da mesma forma?
- Vocês haviam pensado nessa solução?
- O que elas têm de diferente?
- Alguém utilizou desenhos para registrar o cálculo?
- De quantas formas é possível realizar esta operação?
- Fazer a decomposição dos numerais pode ajudar a efetuar a operação?
Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
Painel de Soluções (Slides de 5 a 7)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Caso não tenha aparecido a estratégia de decomposição nas soluções apresentadas pelos alunos, o professor deve apresentar essa estratégia a fim de repertoriar os alunos com novas estratégias e chamar a atenção para a utilização das propriedades do sistema de numeração decimal para a realização de cálculos. Anote o exemplo no quadro para que os alunos observem.
Discuta com a turma:
- Vocês haviam pensado nessa solução?
- Fazer a decomposição dos numerais pode ajudar a resolver a operação?
- Há somente essa forma de decomposição dos numerais? Alguém pensou em uma forma diferente?
Sugestão de leitura: Para exemplificar outras estratégias de cálculo, você pode ler mais AQUI
Painel de Soluções (Slides de 5 a 7)
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Anote os exemplos no quadro para que os alunos observem.
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Anote no quadro o conceito trabalhado durante a aula para a sistematização do conteúdo. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula. Os alunos também podem anotar no caderno.
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes que existem várias formas de resolver um problema, e que a melhor estratégia dependerá da situação apresentada e dos conhecimentos de cada um a respeito dos cálculos.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam hoje?
- Vocês já haviam pensado nessas formas de resolução?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da adição e sua relação com o sistema de numeração decimal.
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar