10719
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Subtração na reta numerada

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Representar na reta numerada subtrações, percebendo que quando há deslocamento para a esquerda aumenta o valor.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Hévila Costa dos Santos Candido,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Hévila Costa dos Santos Candido

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.

Objetivos específicos

Representar na reta numerada subtrações, percebendo que quando há  deslocamento para a esquerda aumenta o valor.

Conceito-chave

Subtração na reta numerada

Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno e atividades impressas (ou escritas no quadro)


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Esse momento é importante para que você coloque para sua turma o que espera que aprendam na aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Leia a comanda com os alunos e solicite que resolvam a atividade. Nesse momento os alunos podem resolver de diferentes formas. Eles podem utilizar desenhos ou apenas a subtração. Reserve um momento para troca desses registros. É importante que percebam que há várias formas de solucionar a situação proposta.

Em seguida, desenhe ou projete uma reta e proponha que agora eles façam a subtração utilizando a reta. Permita que os alunos compartilhem suas respostas.

Propósito: Contextualizar retomando com os alunos que a reta numerada também tem a função de deslocamento com o objetivo de subtrair.

Discuta com a turma:

  • O que você observou na reta?
  • O que aconteceu quando houve o deslocamento para esquerda?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de retomada

Resolução da retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Leia a comanda com os alunos e solicite que resolvam a atividade. Nesse momento os alunos podem resolver de diferentes formas. Eles podem utilizar desenhos ou apenas a subtração. Reserve um momento para troca desses registros. É importante que percebam que há várias formas de solucionar a situação proposta.

Em seguida, desenhe ou projete uma reta e proponha que agora eles façam a subtração utilizando a reta. Permita que os alunos compartilhem suas respostas.

Propósito: Contextualizar retomando com os alunos que a reta numerada também tem a função de deslocamento com o objetivo de subtrair.

Discuta com a turma:

  • O que você observou na reta?
  • O que aconteceu quando houve o deslocamento para esquerda?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Leia a comanda com os alunos e solicite que resolvam a atividade. Nesse momento os alunos podem resolver de diferentes formas. Eles podem utilizar desenhos ou apenas a subtração. Reserve um momento para troca desses registros. É importante que percebam que há várias formas de solucionar a situação proposta.

Em seguida, desenhe ou projete uma reta e proponha que agora eles façam a subtração utilizando a reta. Permita que os alunos compartilhem suas respostas.

Propósito: Contextualizar retomando com os alunos que a reta numerada também tem a função de deslocamento com o objetivo de subtrair.

Discuta com a turma:

  • O que você observou na reta?
  • O que aconteceu quando houve o deslocamento para esquerda?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientação: Entregue a comanda para cada dupla, passe no quadro ou projete-a. Solicite que realizem uma leitura silenciosa. Na sequência, faça uma leitura em voz alta, peça para que algum aluno explique a comanda para esclarecer possíveis dúvidas. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam sobre o problema e observe como eles desenvolvem sua atividade. Em seguida, peça que comparem e discutam suas estratégias com as de outros colegas. Circule pela sala e observe o trabalho das duplas fazendo intervenções.

Propósito: Resolver uma situação utilizando a reta numerada como suporte para subtração.

Discuta com a turma:

  • Como você iniciaria a resolução dessa situação? Por quê?
  • O que precisa considerar para escolher os números que usará para preencher a reta?
  • A medida em que os lanches foram sendo vendidos, o que podemos dizer sobre o número total de lanches?

Materiais complementares para impressão:

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos estratégias de solução e possíveis dificuldades.

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão da solução (slides 7 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que um aluno compartilhe sua resposta, justificando sua escolha. Solicite que os alunos comparem sua resposta com a do colega. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão. Você pode socializar outras formas de resoluções. Se alguma não estiver adequada, apresente-a também, é muito importante que os alunos pensem sobre o erro. Para saber mais em como trabalhar a questão do erro com seus alunos, leia o texto indicado nos materiais complementares.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

Slide 8

  • Alguém encontrou intervalos diferentes para essa reta? Justifique sua escolha.
  • Maria Luiza poderia ter representado de outra maneira?
  • Alguém representou de outra maneira não apresentada aqui?

Slide 9

  • Existe outra possibilidade de representação na reta para essa questão?

Materiais complementares para impressão:

Como corrigir os erros dos alunos com o objetivo de ajudá-los a avançar.

Discussão da solução (slides 7 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que um aluno compartilhe sua resposta, justificando sua escolha. Solicite que os alunos comparem sua resposta com a do colega. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão. Você pode socializar outras formas de resoluções. Se alguma não estiver adequada, apresente-a também, é muito importante que os alunos pensem sobre o erro. Para saber mais em como trabalhar a questão do erro com seus alunos, leia o texto indicado nos materiais complementares.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

Slide 8

  • Alguém encontrou intervalos diferentes para essa reta? Justifique sua escolha.
  • Maria Luiza poderia ter representado de outra maneira?
  • Alguém representou de outra maneira não apresentada aqui?

Slide 9

  • Existe outra possibilidade de representação na reta para essa questão?

Discussão da solução (slides 7 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que um aluno compartilhe sua resposta, justificando sua escolha. Solicite que os alunos comparem sua resposta com a do colega. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão. Você pode socializar outras formas de resoluções. Se alguma não estiver adequada, apresente-a também, é muito importante que os alunos pensem sobre o erro. Para saber mais em como trabalhar a questão do erro com seus alunos, leia o texto indicado nos materiais complementares.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

Slide 8

  • Alguém encontrou intervalos diferentes para essa reta? Justifique sua escolha.
  • Maria Luiza poderia ter representado de outra maneira?
  • Alguém representou de outra maneira não apresentada aqui?

Slide 9

  • Existe outra possibilidade de representação na reta para essa questão?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro, enfatizando as características dos deslocamentos em uma reta numerada. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.

Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula

Discuta com a turma:

  • Vamos registrar o que aprendemos hoje?
  • Quem pode me dizer algo?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade resolvendo-a. Certifique-se que não há problemas de interpretação da situação proposta. Circule pela sala e observe o trabalho dos alunos, fazendo intervenções se julgar necessário. Em seguida, deixe que discutam com um colega sua solução e compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Realizar a subtração tendo como suporte a reta numérica.

Discuta com a turma:

  • Como você iniciaria a resolução desta situação.
  • Qual o intervalo da reta?
  • Ao se deslocar na reta, o que você percebeu em relação aos números?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividades complementares

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Esse momento é importante para que você coloque para sua turma o que espera que aprendam na aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Hévila Costa dos Santos Candido

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.

Objetivos específicos

Representar na reta numerada subtrações, percebendo que quando há  deslocamento para a esquerda aumenta o valor.

Conceito-chave

Subtração na reta numerada

Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno e atividades impressas (ou escritas no quadro)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Leia a comanda com os alunos e solicite que resolvam a atividade. Nesse momento os alunos podem resolver de diferentes formas. Eles podem utilizar desenhos ou apenas a subtração. Reserve um momento para troca desses registros. É importante que percebam que há várias formas de solucionar a situação proposta.

Em seguida, desenhe ou projete uma reta e proponha que agora eles façam a subtração utilizando a reta. Permita que os alunos compartilhem suas respostas.

Propósito: Contextualizar retomando com os alunos que a reta numerada também tem a função de deslocamento com o objetivo de subtrair.

Discuta com a turma:

  • O que você observou na reta?
  • O que aconteceu quando houve o deslocamento para esquerda?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de retomada

Resolução da retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Leia a comanda com os alunos e solicite que resolvam a atividade. Nesse momento os alunos podem resolver de diferentes formas. Eles podem utilizar desenhos ou apenas a subtração. Reserve um momento para troca desses registros. É importante que percebam que há várias formas de solucionar a situação proposta.

Em seguida, desenhe ou projete uma reta e proponha que agora eles façam a subtração utilizando a reta. Permita que os alunos compartilhem suas respostas.

Propósito: Contextualizar retomando com os alunos que a reta numerada também tem a função de deslocamento com o objetivo de subtrair.

Discuta com a turma:

  • O que você observou na reta?
  • O que aconteceu quando houve o deslocamento para esquerda?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Leia a comanda com os alunos e solicite que resolvam a atividade. Nesse momento os alunos podem resolver de diferentes formas. Eles podem utilizar desenhos ou apenas a subtração. Reserve um momento para troca desses registros. É importante que percebam que há várias formas de solucionar a situação proposta.

Em seguida, desenhe ou projete uma reta e proponha que agora eles façam a subtração utilizando a reta. Permita que os alunos compartilhem suas respostas.

Propósito: Contextualizar retomando com os alunos que a reta numerada também tem a função de deslocamento com o objetivo de subtrair.

Discuta com a turma:

  • O que você observou na reta?
  • O que aconteceu quando houve o deslocamento para esquerda?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientação: Entregue a comanda para cada dupla, passe no quadro ou projete-a. Solicite que realizem uma leitura silenciosa. Na sequência, faça uma leitura em voz alta, peça para que algum aluno explique a comanda para esclarecer possíveis dúvidas. Nesse primeiro momento, disponibilize um tempo para que os alunos reflitam sobre o problema e observe como eles desenvolvem sua atividade. Em seguida, peça que comparem e discutam suas estratégias com as de outros colegas. Circule pela sala e observe o trabalho das duplas fazendo intervenções.

Propósito: Resolver uma situação utilizando a reta numerada como suporte para subtração.

Discuta com a turma:

  • Como você iniciaria a resolução dessa situação? Por quê?
  • O que precisa considerar para escolher os números que usará para preencher a reta?
  • A medida em que os lanches foram sendo vendidos, o que podemos dizer sobre o número total de lanches?

Materiais complementares para impressão:

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos estratégias de solução e possíveis dificuldades.

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que um aluno compartilhe sua resposta, justificando sua escolha. Solicite que os alunos comparem sua resposta com a do colega. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão. Você pode socializar outras formas de resoluções. Se alguma não estiver adequada, apresente-a também, é muito importante que os alunos pensem sobre o erro. Para saber mais em como trabalhar a questão do erro com seus alunos, leia o texto indicado nos materiais complementares.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

Slide 8

  • Alguém encontrou intervalos diferentes para essa reta? Justifique sua escolha.
  • Maria Luiza poderia ter representado de outra maneira?
  • Alguém representou de outra maneira não apresentada aqui?

Slide 9

  • Existe outra possibilidade de representação na reta para essa questão?

Materiais complementares para impressão:

Como corrigir os erros dos alunos com o objetivo de ajudá-los a avançar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que um aluno compartilhe sua resposta, justificando sua escolha. Solicite que os alunos comparem sua resposta com a do colega. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão. Você pode socializar outras formas de resoluções. Se alguma não estiver adequada, apresente-a também, é muito importante que os alunos pensem sobre o erro. Para saber mais em como trabalhar a questão do erro com seus alunos, leia o texto indicado nos materiais complementares.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

Slide 8

  • Alguém encontrou intervalos diferentes para essa reta? Justifique sua escolha.
  • Maria Luiza poderia ter representado de outra maneira?
  • Alguém representou de outra maneira não apresentada aqui?

Slide 9

  • Existe outra possibilidade de representação na reta para essa questão?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Reproduza a reta numerada no quadro e peça para que um aluno compartilhe sua resposta, justificando sua escolha. Solicite que os alunos comparem sua resposta com a do colega. Por fim, pergunte se alguém fez de outra maneira, caso positivo, peça também que apresente no quadro sua escolha. É importante instigar que os alunos tragam questionamentos e estratégias para esse momento da discussão. Você pode socializar outras formas de resoluções. Se alguma não estiver adequada, apresente-a também, é muito importante que os alunos pensem sobre o erro. Para saber mais em como trabalhar a questão do erro com seus alunos, leia o texto indicado nos materiais complementares.

Propósito: Estimular que os alunos compartilhem as estratégias utilizadas e verifiquem se há outras possibilidades.

Discuta com a turma:

Slide 8

  • Alguém encontrou intervalos diferentes para essa reta? Justifique sua escolha.
  • Maria Luiza poderia ter representado de outra maneira?
  • Alguém representou de outra maneira não apresentada aqui?

Slide 9

  • Existe outra possibilidade de representação na reta para essa questão?

Slide Plano Aula

Tempo Sugerido: 2 minutos.

Orientação: Para sintetizar a aprendizagem da aula, leia o slide com os alunos ou escreva o seu conteúdo no quadro, enfatizando as características dos deslocamentos em uma reta numerada. Você pode pedir que registrem essa aprendizagem no caderno.

Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula

Discuta com a turma:

  • Vamos registrar o que aprendemos hoje?
  • Quem pode me dizer algo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade resolvendo-a. Certifique-se que não há problemas de interpretação da situação proposta. Circule pela sala e observe o trabalho dos alunos, fazendo intervenções se julgar necessário. Em seguida, deixe que discutam com um colega sua solução e compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Realizar a subtração tendo como suporte a reta numérica.

Discuta com a turma:

  • Como você iniciaria a resolução desta situação.
  • Qual o intervalo da reta?
  • Ao se deslocar na reta, o que você percebeu em relação aos números?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividades complementares

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano