10703
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Resolução de situações-problema envolvendo valores do sistema monetário

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Resolver situações -problema envolvendo composição e decomposição de cédulas e moedas até o valor de R$ 100,00.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT2_22GRM_05

Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.

Atividade principal
A atividade principal apresenta uma situação que possibilita a composição e decomposição de valores monetários. Dessa forma, a abordagem pode ser em aula síncrona ou assíncrona.

Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar o slide 5 e solicitar que os alunos realizem a leitura e estimular uma conversa coletiva sobre as ideias principais apresentadas no problema, para certificar-se que compreenderam a situação proposta. Em seguida, desafie os alunos a solucionarem o problema no caderno. Estabeleça um tempo para realizarem a resolução e apresente alguns questionamentos:
     - Dando os R$ 0,40 facilitou o troco?
     - Teria outra possibilidade de facilitar o troco, nessa situação?

De acordo com as ideias apresentadas pelos alunos, você poderá ser o escriba, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar. Lembrando de incentivar os alunos a explicarem suas ideias.

Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela do slide 5, e alguns questionamentos que julgar pertinente e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, escolha atividades desse e de outros planos que juntamente com a apresentada no slide citado, formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para realização das mesmas. Solicite às famílias que peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.

Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.

Discussão das soluções
Na aula síncrona, o problema pode ser respondido no caderno e as resoluções socializadas, mediante questionamentos e incentivo do(a) professor(a).
Após os alunos compartilharem e discutirem as possibilidades, você pode apresentar o slide 6 que aborda a Discussão da solução, provocando reflexões por meio dos questionamentos sugeridos nos "Discuta com a turma".

Na aula assíncrona, as resoluções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das resoluções apresentadas pelos alunos e das apresentadas na Discussão da solução (slide 6), através de fotos, mensagens de texto ou áudio. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os estudantes que recorrem a este meio de comunicação.

Encerramento
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, oportunize a leitura do texto apresentado no encerramento (slide 7) para sistematizar os conceitos abordados nas atividades.

Raio X
A atividade do Raio X apresentada nos slides 8 e 9 pode ser usada para verificar se os alunos solucionam problemas recorrendo à composição e decomposição de valores monetários.
Dessa forma, professor, trabalhe esse problema, pelo mesmo meio de comunicação adotado para a realização da atividade principal, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.

Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família e de grande aprendizado.

Sugestão Enviada Por: Sônia Maria Neves


Código: MAT2_22GRM05

(EF02MA20) Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas