10664
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Algoritmo convencional da subtração com reagrupamentos.

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Compreender o algoritmo convencional da subtração com reagrupamentos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bruna Albieri Cruz da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Bruna Albieri Cruz da Silva

Mentora: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).

Conhecimentos prévios que a turma deve dominar

  • Reconhecer as propriedades do sistema de numeração decimal.
  • Reconhecer os numerais e quantidades.
  • Possuir noções a respeito do conceito de subtração.

Objetivos específicos

Compreender o algoritmo convencional da subtração com reagrupamentos.

Conceito-chave

Algoritmo da subtração.

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Papel;
  • Material dourado;
  • Atividades impressas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Inicie a aula explicando sobre a utilização do material dourado para a resolução da atividade da aula. Entregue o material para os alunos e permita que eles manipulem e explorem o material. Explique sobre os valores de cada peça: cubo pequeno, barra, placa e cubo maior.

Oriente os alunos a explorarem o material.

Propósito: Familiarizar os alunos com o material a ser utilizado durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês já viram esse material?
  • O que representa cada pecinha?
  • Para o que vocês pensam que ele serve?
  • Como vocês acham que ele poderá nos ajudar nesta aula?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Oriente os alunos a explorarem o material e representarem o número citado e outros que julgar necessário, até que eles compreendam as representações do material dourado. Deixe que eles pensem em como farão e intervenha se necessário.

Propósito: Familiarizar os alunos com o material a ser utilizado durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Será necessário utilizar todas as peças?
  • Quantos cubinhos serão necessários? Quantas placas? Utilizaremos o cubo maior? E as barras?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 e 6).

Orientação: Introduza a situação-problema e questione o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão deles em relação à situação posta.

Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema utilizando o material dourado e o algoritmo convencional.

Discuta com a turma:

  • Quais são as possibilidades de solução?
  • Como vocês farão para subtrair 7 unidades de 2 unidades?
  • O que é possível ser feito?
  • Como o material dourado pode nos ajudar a resolver essa questão?

Após o levantamento dos dados, deixe que os alunos manipulem o material e tentem resolver a operação. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega. Neste momento, é interessante que caminhe pela sala e observe como os alunos estão utilizando o material, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 e 6).

Orientação: Introduza a situação-problema e questione o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão deles em relação à situação posta.

Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema utilizando o material dourado e o algoritmo convencional.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides de 7 a 11).

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizaram o material dourado para solucionar o problema, assim como o algoritmo convencional. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.

Compare as estratégias utilizadas (material dourado e algoritmo) para a resolução da operação, a fim de facilitar a compreensão dos reagrupamentos e a técnica utilizada no algoritmo.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou de outra forma?
  • Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
  • Haveria outra forma de solucionar essa operação?
  • Por onde devemos começar?

Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides de 7 a 11).

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Faça questionamentos para que os alunos percebam a necessidade de desagrupar 1 dezena para que seja possível realizar a subtração das unidades.

Discuta com a turma:

  • Como faremos para subtrair 7 unidades de 2 unidades?
  • O que é possível fazer?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides de 7 a 11).

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “emprestar” refere-se ao desagrupamento das dezenas e reagrupamento das unidades, assim como feito no material dourado.

Discuta com a turma:

  • Por que “cortamos” o número 6 e acrescentamos o número 5 na ordem das dezenas? O que isso significa?
  • Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma subtração?
  • Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides de 7 a 11).

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Chame a atenção dos alunos para a quantidade de barras que restaram após o desagrupamento. Isso será importante para a compreensão do algoritmo.

Discuta com a turma:

  • Por que restaram apenas 5 barrinhas (5 dezenas)?
  • Qual foi o resultado obtido?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides de 7 a 11).

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Ao concluir a subtração, ressalte que deve-se considerar apenas as dezenas que restaram (5) para a subtração das dezenas.

Retome a questão proposta inicialmente (a resposta apresentada por Eduardo), permitindo que os alunos observem e concluam qual foi o erro cometido por Eduardo, com base na resolução que apresentaram.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o erro cometido por Eduardo?
  • O que ele deveria ter feito?
  • Como você explicaria para ele o que fazer?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Anote no quadro o conceito trabalhado durante a aula para a sistematização do conteúdo. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula. Os alunos também podem anotar no caderno.

Propósito: Registrar as aprendizagens da aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade dizendo aos alunos que o algoritmo é apenas mais uma estratégia para a realização de cálculos, porém é importante compreendê-lo pois pode facilitar a resolução de problemas e operações.

Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • Vocês já haviam pensado nessa maneira de resolver operações?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do algoritmo convencional da subtração.

Materiais Complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Bruna Albieri Cruz da Silva

Mentora: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).

Conhecimentos prévios que a turma deve dominar

  • Reconhecer as propriedades do sistema de numeração decimal.
  • Reconhecer os numerais e quantidades.
  • Possuir noções a respeito do conceito de subtração.

Objetivos específicos

Compreender o algoritmo convencional da subtração com reagrupamentos.

Conceito-chave

Algoritmo da subtração.

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Papel;
  • Material dourado;
  • Atividades impressas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Inicie a aula explicando sobre a utilização do material dourado para a resolução da atividade da aula. Entregue o material para os alunos e permita que eles manipulem e explorem o material. Explique sobre os valores de cada peça: cubo pequeno, barra, placa e cubo maior.

Oriente os alunos a explorarem o material.

Propósito: Familiarizar os alunos com o material a ser utilizado durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês já viram esse material?
  • O que representa cada pecinha?
  • Para o que vocês pensam que ele serve?
  • Como vocês acham que ele poderá nos ajudar nesta aula?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Oriente os alunos a explorarem o material e representarem o número citado e outros que julgar necessário, até que eles compreendam as representações do material dourado. Deixe que eles pensem em como farão e intervenha se necessário.

Propósito: Familiarizar os alunos com o material a ser utilizado durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Será necessário utilizar todas as peças?
  • Quantos cubinhos serão necessários? Quantas placas? Utilizaremos o cubo maior? E as barras?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 e 6).

Orientação: Introduza a situação-problema e questione o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão deles em relação à situação posta.

Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema utilizando o material dourado e o algoritmo convencional.

Discuta com a turma:

  • Quais são as possibilidades de solução?
  • Como vocês farão para subtrair 7 unidades de 2 unidades?
  • O que é possível ser feito?
  • Como o material dourado pode nos ajudar a resolver essa questão?

Após o levantamento dos dados, deixe que os alunos manipulem o material e tentem resolver a operação. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega. Neste momento, é interessante que caminhe pela sala e observe como os alunos estão utilizando o material, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 e 6).

Orientação: Introduza a situação-problema e questione o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão deles em relação à situação posta.

Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema utilizando o material dourado e o algoritmo convencional.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides de 7 a 11).

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizaram o material dourado para solucionar o problema, assim como o algoritmo convencional. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.

Compare as estratégias utilizadas (material dourado e algoritmo) para a resolução da operação, a fim de facilitar a compreensão dos reagrupamentos e a técnica utilizada no algoritmo.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou de outra forma?
  • Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
  • Haveria outra forma de solucionar essa operação?
  • Por onde devemos começar?

Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides de 7 a 11).

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Faça questionamentos para que os alunos percebam a necessidade de desagrupar 1 dezena para que seja possível realizar a subtração das unidades.

Discuta com a turma:

  • Como faremos para subtrair 7 unidades de 2 unidades?
  • O que é possível fazer?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides de 7 a 11).

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “emprestar” refere-se ao desagrupamento das dezenas e reagrupamento das unidades, assim como feito no material dourado.

Discuta com a turma:

  • Por que “cortamos” o número 6 e acrescentamos o número 5 na ordem das dezenas? O que isso significa?
  • Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma subtração?
  • Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides de 7 a 11).

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Chame a atenção dos alunos para a quantidade de barras que restaram após o desagrupamento. Isso será importante para a compreensão do algoritmo.

Discuta com a turma:

  • Por que restaram apenas 5 barrinhas (5 dezenas)?
  • Qual foi o resultado obtido?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides de 7 a 11).

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Ao concluir a subtração, ressalte que deve-se considerar apenas as dezenas que restaram (5) para a subtração das dezenas.

Retome a questão proposta inicialmente (a resposta apresentada por Eduardo), permitindo que os alunos observem e concluam qual foi o erro cometido por Eduardo, com base na resolução que apresentaram.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o erro cometido por Eduardo?
  • O que ele deveria ter feito?
  • Como você explicaria para ele o que fazer?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Anote no quadro o conceito trabalhado durante a aula para a sistematização do conteúdo. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula. Os alunos também podem anotar no caderno.

Propósito: Registrar as aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade dizendo aos alunos que o algoritmo é apenas mais uma estratégia para a realização de cálculos, porém é importante compreendê-lo pois pode facilitar a resolução de problemas e operações.

Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • Vocês já haviam pensado nessa maneira de resolver operações?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do algoritmo convencional da subtração.

Materiais Complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano