Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Bruna Albieri Cruz da Silva
Mentora: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).
Conhecimentos prévios que a turma deve dominar
- Reconhecer as propriedades do sistema de numeração decimal.
- Reconhecer os numerais e quantidades.
- Possuir noções a respeito do conceito de subtração.
Objetivos específicos
Compreender o algoritmo convencional da subtração com reagrupamentos.
Conceito-chave
Algoritmo da subtração.
Recursos necessários
- Lápis;
- Papel;
- Material dourado;
- Atividades impressas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Inicie a aula explicando sobre a utilização do material dourado para a resolução da atividade da aula. Entregue o material para os alunos e permita que eles manipulem e explorem o material. Explique sobre os valores de cada peça: cubo pequeno, barra, placa e cubo maior.
Oriente os alunos a explorarem o material.
Propósito: Familiarizar os alunos com o material a ser utilizado durante a aula.
Discuta com a turma:
- Vocês já viram esse material?
- O que representa cada pecinha?
- Para o que vocês pensam que ele serve?
- Como vocês acham que ele poderá nos ajudar nesta aula?
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4).
Orientações: Oriente os alunos a explorarem o material e representarem o número citado e outros que julgar necessário, até que eles compreendam as representações do material dourado. Deixe que eles pensem em como farão e intervenha se necessário.
Propósito: Familiarizar os alunos com o material a ser utilizado durante a aula.
Discuta com a turma:
- Será necessário utilizar todas as peças?
- Quantos cubinhos serão necessários? Quantas placas? Utilizaremos o cubo maior? E as barras?
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 e 6).
Orientação: Introduza a situação-problema e questione o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão deles em relação à situação posta.
Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema utilizando o material dourado e o algoritmo convencional.
Discuta com a turma:
- Quais são as possibilidades de solução?
- Como vocês farão para subtrair 7 unidades de 2 unidades?
- O que é possível ser feito?
- Como o material dourado pode nos ajudar a resolver essa questão?
Após o levantamento dos dados, deixe que os alunos manipulem o material e tentem resolver a operação. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega. Neste momento, é interessante que caminhe pela sala e observe como os alunos estão utilizando o material, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.
Materiais Complementares:
Resolução da atividade principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 e 6).
Orientação: Introduza a situação-problema e questione o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão deles em relação à situação posta.
Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema utilizando o material dourado e o algoritmo convencional.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides de 7 a 11).
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizaram o material dourado para solucionar o problema, assim como o algoritmo convencional. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.
Compare as estratégias utilizadas (material dourado e algoritmo) para a resolução da operação, a fim de facilitar a compreensão dos reagrupamentos e a técnica utilizada no algoritmo.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou de outra forma?
- Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
- Haveria outra forma de solucionar essa operação?
- Por onde devemos começar?
Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 20 minutos (slides de 7 a 11).
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Faça questionamentos para que os alunos percebam a necessidade de desagrupar 1 dezena para que seja possível realizar a subtração das unidades.
Discuta com a turma:
- Como faremos para subtrair 7 unidades de 2 unidades?
- O que é possível fazer?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 20 minutos (slides de 7 a 11).
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Ressalte aos alunos que no algoritmo, o “emprestar” refere-se ao desagrupamento das dezenas e reagrupamento das unidades, assim como feito no material dourado.
Discuta com a turma:
- Por que “cortamos” o número 6 e acrescentamos o número 5 na ordem das dezenas? O que isso significa?
- Vocês já haviam pensado nessa forma de resolver uma subtração?
- Já haviam pensado em realizar reagrupamentos?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 20 minutos (slides de 7 a 11).
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Chame a atenção dos alunos para a quantidade de barras que restaram após o desagrupamento. Isso será importante para a compreensão do algoritmo.
Discuta com a turma:
- Por que restaram apenas 5 barrinhas (5 dezenas)?
- Qual foi o resultado obtido?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides de 7 a 11).
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Ao concluir a subtração, ressalte que deve-se considerar apenas as dezenas que restaram (5) para a subtração das dezenas.
Retome a questão proposta inicialmente (a resposta apresentada por Eduardo), permitindo que os alunos observem e concluam qual foi o erro cometido por Eduardo, com base na resolução que apresentaram.
Discuta com a turma:
- Qual foi o erro cometido por Eduardo?
- O que ele deveria ter feito?
- Como você explicaria para ele o que fazer?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Anote no quadro o conceito trabalhado durante a aula para a sistematização do conteúdo. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula. Os alunos também podem anotar no caderno.
Propósito: Registrar as aprendizagens da aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade dizendo aos alunos que o algoritmo é apenas mais uma estratégia para a realização de cálculos, porém é importante compreendê-lo pois pode facilitar a resolução de problemas e operações.
Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam hoje?
- Vocês já haviam pensado nessa maneira de resolver operações?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do algoritmo convencional da subtração.
Materiais Complementares:
Resolução da atividade complementar