9525
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Cálculo mental com múltiplos de 10 - Multiplicação

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Levantar hipóteses, investigar e checar os resultados obtidos na multiplicação por múltiplos de 10.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andresa Prata Cirino Cuginotti

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_05NUM02

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: -
- Opcionais: Google Apresentações, Google Formulários, Google Meet, e-mail.

Para este plano, foque na etapa Aquecimento

Aquecimento
Propor que a turma exponha suas estratégias de cálculo para a multiplicação indicada no slide 5, após conhecerem as estratégias indicadas nos slides 3 e 4. Eles podem fazer isso via Google Meet de maneira síncrona ou enviando pelo Google Formulários. Caso não tenham o recurso digital, o professor pode solicitar uma explicação por escrito para ser enviado pela turma.

Atividade principal
O professor pode enviar o tabuleiro já impresso, solicitando que usem algum bonequinho ou peça de jogos de montar como “peões” do jogo. O dado pode ser construído a partir de uma planificação (enviado o modelo para o aluno) ou usando um aplicativo no celular (sejam os indicados aqui ou similares). O aluno pode simular a disputa entre dois peões distintos caso esteja jogando sozinho.
Planificação do dado para montagem: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?pagina=espaco%2Fvisualizar_aula&aula=6910&secao=espaco&request_locale=es 
Aplicativo de dado: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.gameloop.jogardado&hl=pt

Discussão das soluções
Propor aos alunos redigirem uma carta (ou um e-mail, com cópia para o professor) para um dos colegas contando como foi jogar o jogo (se for possível enviar ao professor para que ele encaminhe aos colegas no envio das atividades, será bem interessante).

Sistematização
Encaminhar impresso aos alunos o slide para que eles coloquem exemplos de multiplicação para cada uma das estratégias. Isso pode ser feito também usando o Google Apresentações.

Encerramento
Transpor as questões da orientação para o Google Formulários ou para uma atividade impressa.

Raio X
Indicar mais 4 operações para esta etapa com o primeiro fator maior que o indicado, mantendo o segundo. Solicite dos alunos a indicação das estratégias utilizadas no cálculo, seja no envio digital (Google Formulários ou Google Documentos) ou no registro em folha impressa.

Convite às famílias
Propor que a família jogue o jogo da Atividade Principal com o aluno.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_05NUM02

(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas