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Plano de aula > Matemática > 9º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Múltiplos do Byte

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre múltiplos do Byte

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Leandro Cruzado

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fábio Leandro Cruzado

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF09MA17) - Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.

Objetivos Específicos

Conhecer os múltiplos do byte e suas aplicações no cotidiano.

Conceito-chave

Múltiplos do byte.

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Efetuar cálculos básicos de multiplicação e/ou divisão.
  • Ler e interpretar tabelas.
  • Efetuar cálculos envolvendo potência de mesma base.

Recursos Necessários

  • Atividades impressas em folhas.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o slide ou escreva o objetivo para a turma no quadro.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula, criando uma boa expectativa em relação ao que irão aprender durante a aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Prepare as atividades (principal, raio X e complementares), antes da aula. Se possível, traga essas atividades impressas para os alunos, ou projete-as no quadro. Peça aos alunos que colem a tabela em seus cadernos, pois esta será utilizada em aulas futuras, para avançarmos neste tema. Converse com seus alunos sobre os múltiplos das unidades de medidas de comprimento, áreas, volumes, etc., questione-os sobre qual unidade de comprimento é mais adequada para medir um quadro negro, por exemplo: centímetro ou metro? Relacione suas respostas com unidades de armazenamento de computadores. Peça que os alunos formem duplas e entregue a Atividade Principal para eles, caso você possa imprimi-las.

Propósito: Realizar, através de questões direcionadas, um levantamento dos conhecimentos prévios que os alunos possuem sobre o tema e motivá-los para um novo aprendizado.

Discuta com a Turma:

  • Quais são as unidades de medidas de comprimento?
  • Para medir o comprimento do caderno, o que é mais adequado, medirmos em centímetros ou em metros?
  • Para medir o comprimento da sala, o que é mais adequado, medirmos em centímetros ou em metros?
  • Onde são armazenados os arquivos em um computador?
  • Como são armazenados?
  • Quais as unidades que um computador utiliza para armazenar informações?
  • Essas unidades possuem múltiplos? Quais são?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 4 e 5).

Orientações: Solicite a um dos alunos da turma que faça a leitura da situação-problema para a sala. Peça para que grifem/destaquem as palavras- chaves do enunciado e tentem resolver o problema em duplas. Posteriormente, solicite que comparem suas soluções com as de outros colegas. Escolha três alunos/duplas para socializar suas respostas com toda a classe.

Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam os múltiplos do byte e aprendam a fazer algumas conversões.

Materiais Complementares:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5).

Orientações: Solicite a um dos alunos da turma que faça a leitura da situação-problema para a sala. Peça para que grifem/destaquem as palavras- chaves do enunciado e tentem resolver o problema em duplas. Posteriormente, solicite que comparem suas soluções com as de outros colegas. Escolha três alunos/duplas para socializar suas respostas com toda a classe.

Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam os múltiplos do byte e aprendam a fazer algumas conversões.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as suas estratégias, passe esta série de slides (slides de 6 a 10) para eles. Nesse momento, caso algum aluno ainda não tenha compreendido de forma clara como fazer a transformação, a atividade ajudará em nesta compreensão. Peça que três, ou mais duplas, registrem seus nomes e suas resoluções no quadro. Solicite a um aluno que explique o procedimento adotado. Questione se alguém pensou algo diferente para realizar essa transformação.

Observe que existem basicamente duas possíveis soluções para este item. O item a seguir (slide 7, ou seja item b), é análogo a este, assim é possível que algum aluno/dupla observe generalizações entre as conversões, porém estimule, durante a socialização do item b), onde mais alunos poderão compreender esse fato/regra. Após a finalização da socialização deste item, não apague-as do quadro, ela será utilizada como ferramenta mobilizadora para a discussão e o entendimento do item c).

Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam os múltiplos do byte e aprendam a fazer algumas conversões..

Discuta com a Turma:

  • Qual o significado das potências de base 2?
  • K (quilo), M (mega) e G (giga), usualmente representam potências (ou múltiplos), de base 2 ou de 10?
  • Por que esses prefixos K, M e G, são expressos por base 2, nesse contexto?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Analogamente ao item anterior (item a), o aluno realizará a transformação entre duas unidades de medidas, nesse caso, de Gigabyte para Megabyte. Esta atividade é mais uma oportunidade para que todos os alunos compreendam a realização da conversão. Circule pela sala de aula enquanto os alunos resolvem esse item, provavelmente, encontrarão duas resoluções distintas, peça a esses alunos que socializem sua compreensão sobre a atividade com os demais alunos da classe. Se possível, enquanto um aluno da dupla coloca a solução no quadro, o outro aluno explica os passos executados para se chegar ao resultado. Repita o processo para a outra resolução, caso ela exista. Não esqueça de colocar nas resoluções do quadro os nomes dos alunos a quem elas pertencem. Questione se alguém pensou algo diferente para realizar essa conversão. É possível que algum aluno/dupla tenha observado uma regra geral para realizar essas conversões, já que, a resolução do item a) e do item b) são análogas. Embora tenha um item exclusivo para essa discussão (item c), incentive o aluno a socializar o seu raciocínio! Após a finalização da socialização deste item, não apague-as do quadro (se possível), ela será utilizada como ferramenta mobilizadora para a discussão e o entendimento do item c).

Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam os múltiplos do byte e aprendam a fazer algumas conversões.

Discuta com a Turma:

  • Alguém determinou resultados diferentes dos expostos como os corretos?
  • Alguém realizou os cálculos com a ajuda da calculadora? Por quê?
  • Alguém resolveu a conversão utilizando cálculos com as potências indicadas na tabela?
  • Qual solução vocês acharam mais fácil? Para quem utilizou calculadora, onde o cálculo foi realizado utilizando as potências e onde foi realizado utilizando a divisão entre as quantidades de bytes? E se não tivéssemos uma calculadora disponível no momento, qual procedimento seria mais fácil? E o mais prático e rápido?
  • Quais os procedimentos a serem adotados, caso queiramos converter diretamente uma medida em GB para KB?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 8 a 10).

Orientações: Continuando as resoluções nesse item, mobilize os alunos a compararem as resoluções dos itens a) e b), que provavelmente estarão no quadro, pelo menos uma solução de cada item, nesse momento. Faça perguntas para verificar se os alunos compreendem o significado de ser múltiplo de um número, no Guia de Intervenções você encontrará alguns exemplos. O sucesso desse item depende muito da compreensão que os alunos possuem a respeito do significado de ser múltiplo de um número.

Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam os múltiplos do byte e aprendam a fazer algumas conversões.

Discuta com a Turma:

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 8 a 10).

Orientações: Continuando as resoluções nesse item, mobilize os alunos a compararem as resoluções dos itens a) e b), que provavelmente estarão no quadro, pelo menos uma solução de cada item, nesse momento. Faça perguntas para verificar se os alunos compreendem o significado de ser múltiplo de um número, no Guia de Intervenções você encontrará alguns exemplos. O sucesso desse item depende muito da compreensão que os alunos possuem a respeito do significado de ser múltiplo de um número.

Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam os múltiplos do byte e aprendam a fazer algumas conversões.

Discuta com a Turma:

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 8 a 10).

Orientações: Continuando as resoluções nesse item, mobilize os alunos a compararem as resoluções dos itens a) e b), que provavelmente estarão no quadro, pelo menos uma solução de cada item, nesse momento. Faça perguntas para verificar se os alunos compreendem o significado de ser múltiplo de um número, no Guia de Intervenções você encontrará alguns exemplos. O sucesso desse item depende muito da compreensão que os alunos possuem a respeito do significado de ser múltiplo de um número.

Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam os múltiplos do byte e aprendam a fazer algumas conversões.

Discuta com a Turma:

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 11 e 12).

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação para realizar conversão entre os múltiplos do byte. Mobilize-os para resolver a Atividade Raio X.

Propósito: Retomar a aprendizagem da aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 11 e 12).

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos a relação para realizar conversão entre os múltiplos do byte. Mobilize-os para resolver a Atividade Raio X.

Propósito: Retomar a aprendizagem da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos. (Slides 13 a 15).

Orientações: Peça aos alunos que leiam individualmente atividade e posteriormente a resolvam. Comente com a turma que eles podem utilizar calculadora, principalmente nos cálculos envolvendo divisão. Circule pela sala e verifique se todos os alunos estão realizando a atividade. Essa atividade é o momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram realizar a conversão de entre os múltiplos do byte, assim como, é um excelente momento para você registrar informações importantes referente ao conhecimento que os alunos têm sobre múltiplos de um número e se eles sabem aplicar adequadamente quando devem multiplicar e quando devem dividir para obter o resultado correto de um problema. Dessa forma, essa atividade lhe fornecerá subsídios para avaliar se os alunos adquiriram uma boa noção das unidades básicas de armazenamento de dados no seu cotidiano, uma vez que todos nessa idade já utilizam computadores, celulares e baixam arquivos (dos mais variados aspectos) da internet. Procure anotar as dificuldades observadas, realizar as devidas intervenções, fazendo análises de erros e retomadas conceituais e de conteúdos, se necessário. Se possível, no final reserve um tempo para um debate coletivo registrando algumas soluções no quadro. É importante que, nessa aula, os alunos percebam que existe uma regra simples e prática para converter medidas de informática. Se possível, faça alguns testes clicando nas propriedades de um arquivo e verifique que lá existem informações do tamanho do arquivo em bytes e em Kilobytes, ou Megabytes ou Gibabytes. Mostre essa informação para os alunos, peça que eles utilizem a regra obtida no item c), comprovando-a sua veracidade, na prática!

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da conversão entre os múltiplos do byte, através de uma regra deduzida por eles.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos. (Slides 13 a 15).

Orientações: Peça aos alunos que leiam individualmente atividade e posteriormente a resolvam. Comente com a turma que eles podem utilizar calculadora, principalmente nos cálculos envolvendo divisão. Circule pela sala e verifique se todos os alunos estão realizando a atividade. Essa atividade é o momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram realizar a conversão de entre os múltiplos do byte, assim como, é um excelente momento para você registrar informações importantes referente ao conhecimento que os alunos têm sobre múltiplos de um número e se eles sabem aplicar adequadamente quando devem multiplicar e quando devem dividir para obter o resultado correto de um problema. Dessa forma, essa atividade lhe fornecerá subsídios para avaliar se os alunos adquiriram uma boa noção das unidades básicas de armazenamento de dados no seu cotidiano, uma vez que todos nessa idade já utilizam computadores, celulares e baixam arquivos (dos mais variados aspectos) da internet. Procure anotar as dificuldades observadas, realizar as devidas intervenções, fazendo análises de erros e retomadas conceituais e de conteúdos, se necessário. Se possível, no final reserve um tempo para um debate coletivo registrando algumas soluções no quadro. É importante que, nessa aula, os alunos percebam que existe uma regra simples e prática para converter medidas de informática. Se possível, faça alguns testes clicando nas propriedades de um arquivo e verifique que lá existem informações do tamanho do arquivo em bytes e em Kilobytes, ou Megabytes ou Gibabytes. Mostre essa informação para os alunos, peça que eles utilizem a regra obtida no item c), comprovando-a sua veracidade, na prática!

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da conversão entre os múltiplos do byte, através de uma regra deduzida por eles.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos. (Slides 13 a 15).

Orientações: Peça aos alunos que leiam individualmente atividade e posteriormente a resolvam. Comente com a turma que eles podem utilizar calculadora, principalmente nos cálculos envolvendo divisão. Circule pela sala e verifique se todos os alunos estão realizando a atividade. Essa atividade é o momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram realizar a conversão de entre os múltiplos do byte, assim como, é um excelente momento para você registrar informações importantes referente ao conhecimento que os alunos têm sobre múltiplos de um número e se eles sabem aplicar adequadamente quando devem multiplicar e quando devem dividir para obter o resultado correto de um problema. Dessa forma, essa atividade lhe fornecerá subsídios para avaliar se os alunos adquiriram uma boa noção das unidades básicas de armazenamento de dados no seu cotidiano, uma vez que todos nessa idade já utilizam computadores, celulares e baixam arquivos (dos mais variados aspectos) da internet. Procure anotar as dificuldades observadas, realizar as devidas intervenções, fazendo análises de erros e retomadas conceituais e de conteúdos, se necessário. Se possível, no final reserve um tempo para um debate coletivo registrando algumas soluções no quadro. É importante que, nessa aula, os alunos percebam que existe uma regra simples e prática para converter medidas de informática. Se possível, faça alguns testes clicando nas propriedades de um arquivo e verifique que lá existem informações do tamanho do arquivo em bytes e em Kilobytes, ou Megabytes ou Gibabytes. Mostre essa informação para os alunos, peça que eles utilizem a regra obtida no item c), comprovando-a sua veracidade, na prática!

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da conversão entre os múltiplos do byte, através de uma regra deduzida por eles.

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o slide ou escreva o objetivo para a turma no quadro.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula, criando uma boa expectativa em relação ao que irão aprender durante a aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fábio Leandro Cruzado

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF09MA17) - Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.

Objetivos Específicos

Conhecer os múltiplos do byte e suas aplicações no cotidiano.

Conceito-chave

Múltiplos do byte.

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Efetuar cálculos básicos de multiplicação e/ou divisão.
  • Ler e interpretar tabelas.
  • Efetuar cálculos envolvendo potência de mesma base.

Recursos Necessários

  • Atividades impressas em folhas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Prepare as atividades (principal, raio X e complementares), antes da aula. Se possível, traga essas atividades impressas para os alunos, ou projete-as no quadro. Peça aos alunos que colem a tabela em seus cadernos, pois esta será utilizada em aulas futuras, para avançarmos neste tema. Converse com seus alunos sobre os múltiplos das unidades de medidas de comprimento, áreas, volumes, etc., questione-os sobre qual unidade de comprimento é mais adequada para medir um quadro negro, por exemplo: centímetro ou metro? Relacione suas respostas com unidades de armazenamento de computadores. Peça que os alunos formem duplas e entregue a Atividade Principal para eles, caso você possa imprimi-las.

Propósito: Realizar, através de questões direcionadas, um levantamento dos conhecimentos prévios que os alunos possuem sobre o tema e motivá-los para um novo aprendizado.

Discuta com a Turma:

  • Quais são as unidades de medidas de comprimento?
  • Para medir o comprimento do caderno, o que é mais adequado, medirmos em centímetros ou em metros?
  • Para medir o comprimento da sala, o que é mais adequado, medirmos em centímetros ou em metros?
  • Onde são armazenados os arquivos em um computador?
  • Como são armazenados?
  • Quais as unidades que um computador utiliza para armazenar informações?
  • Essas unidades possuem múltiplos? Quais são?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 4 e 5).

Orientações: Solicite a um dos alunos da turma que faça a leitura da situação-problema para a sala. Peça para que grifem/destaquem as palavras- chaves do enunciado e tentem resolver o problema em duplas. Posteriormente, solicite que comparem suas soluções com as de outros colegas. Escolha três alunos/duplas para socializar suas respostas com toda a classe.

Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam os múltiplos do byte e aprendam a fazer algumas conversões.

Materiais Complementares:

Atividade para impressão

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5).

Orientações: Solicite a um dos alunos da turma que faça a leitura da situação-problema para a sala. Peça para que grifem/destaquem as palavras- chaves do enunciado e tentem resolver o problema em duplas. Posteriormente, solicite que comparem suas soluções com as de outros colegas. Escolha três alunos/duplas para socializar suas respostas com toda a classe.

Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam os múltiplos do byte e aprendam a fazer algumas conversões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as suas estratégias, passe esta série de slides (slides de 6 a 10) para eles. Nesse momento, caso algum aluno ainda não tenha compreendido de forma clara como fazer a transformação, a atividade ajudará em nesta compreensão. Peça que três, ou mais duplas, registrem seus nomes e suas resoluções no quadro. Solicite a um aluno que explique o procedimento adotado. Questione se alguém pensou algo diferente para realizar essa transformação.

Observe que existem basicamente duas possíveis soluções para este item. O item a seguir (slide 7, ou seja item b), é análogo a este, assim é possível que algum aluno/dupla observe generalizações entre as conversões, porém estimule, durante a socialização do item b), onde mais alunos poderão compreender esse fato/regra. Após a finalização da socialização deste item, não apague-as do quadro, ela será utilizada como ferramenta mobilizadora para a discussão e o entendimento do item c).

Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam os múltiplos do byte e aprendam a fazer algumas conversões..

Discuta com a Turma:

  • Qual o significado das potências de base 2?
  • K (quilo), M (mega) e G (giga), usualmente representam potências (ou múltiplos), de base 2 ou de 10?
  • Por que esses prefixos K, M e G, são expressos por base 2, nesse contexto?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Analogamente ao item anterior (item a), o aluno realizará a transformação entre duas unidades de medidas, nesse caso, de Gigabyte para Megabyte. Esta atividade é mais uma oportunidade para que todos os alunos compreendam a realização da conversão. Circule pela sala de aula enquanto os alunos resolvem esse item, provavelmente, encontrarão duas resoluções distintas, peça a esses alunos que socializem sua compreensão sobre a atividade com os demais alunos da classe. Se possível, enquanto um aluno da dupla coloca a solução no quadro, o outro aluno explica os passos executados para se chegar ao resultado. Repita o processo para a outra resolução, caso ela exista. Não esqueça de colocar nas resoluções do quadro os nomes dos alunos a quem elas pertencem. Questione se alguém pensou algo diferente para realizar essa conversão. É possível que algum aluno/dupla tenha observado uma regra geral para realizar essas conversões, já que, a resolução do item a) e do item b) são análogas. Embora tenha um item exclusivo para essa discussão (item c), incentive o aluno a socializar o seu raciocínio! Após a finalização da socialização deste item, não apague-as do quadro (se possível), ela será utilizada como ferramenta mobilizadora para a discussão e o entendimento do item c).

Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam os múltiplos do byte e aprendam a fazer algumas conversões.

Discuta com a Turma:

  • Alguém determinou resultados diferentes dos expostos como os corretos?
  • Alguém realizou os cálculos com a ajuda da calculadora? Por quê?
  • Alguém resolveu a conversão utilizando cálculos com as potências indicadas na tabela?
  • Qual solução vocês acharam mais fácil? Para quem utilizou calculadora, onde o cálculo foi realizado utilizando as potências e onde foi realizado utilizando a divisão entre as quantidades de bytes? E se não tivéssemos uma calculadora disponível no momento, qual procedimento seria mais fácil? E o mais prático e rápido?
  • Quais os procedimentos a serem adotados, caso queiramos converter diretamente uma medida em GB para KB?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 8 a 10).

Orientações: Continuando as resoluções nesse item, mobilize os alunos a compararem as resoluções dos itens a) e b), que provavelmente estarão no quadro, pelo menos uma solução de cada item, nesse momento. Faça perguntas para verificar se os alunos compreendem o significado de ser múltiplo de um número, no Guia de Intervenções você encontrará alguns exemplos. O sucesso desse item depende muito da compreensão que os alunos possuem a respeito do significado de ser múltiplo de um número.

Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam os múltiplos do byte e aprendam a fazer algumas conversões.

Discuta com a Turma:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 8 a 10).

Orientações: Continuando as resoluções nesse item, mobilize os alunos a compararem as resoluções dos itens a) e b), que provavelmente estarão no quadro, pelo menos uma solução de cada item, nesse momento. Faça perguntas para verificar se os alunos compreendem o significado de ser múltiplo de um número, no Guia de Intervenções você encontrará alguns exemplos. O sucesso desse item depende muito da compreensão que os alunos possuem a respeito do significado de ser múltiplo de um número.

Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam os múltiplos do byte e aprendam a fazer algumas conversões.

Discuta com a Turma:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 8 a 10).

Orientações: Continuando as resoluções nesse item, mobilize os alunos a compararem as resoluções dos itens a) e b), que provavelmente estarão no quadro, pelo menos uma solução de cada item, nesse momento. Faça perguntas para verificar se os alunos compreendem o significado de ser múltiplo de um número, no Guia de Intervenções você encontrará alguns exemplos. O sucesso desse item depende muito da compreensão que os alunos possuem a respeito do significado de ser múltiplo de um número.

Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam os múltiplos do byte e aprendam a fazer algumas conversões.

Discuta com a Turma:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 11 e 12).

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação para realizar conversão entre os múltiplos do byte. Mobilize-os para resolver a Atividade Raio X.

Propósito: Retomar a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos. (Slides 11 e 12).

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos a relação para realizar conversão entre os múltiplos do byte. Mobilize-os para resolver a Atividade Raio X.

Propósito: Retomar a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos. (Slides 13 a 15).

Orientações: Peça aos alunos que leiam individualmente atividade e posteriormente a resolvam. Comente com a turma que eles podem utilizar calculadora, principalmente nos cálculos envolvendo divisão. Circule pela sala e verifique se todos os alunos estão realizando a atividade. Essa atividade é o momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram realizar a conversão de entre os múltiplos do byte, assim como, é um excelente momento para você registrar informações importantes referente ao conhecimento que os alunos têm sobre múltiplos de um número e se eles sabem aplicar adequadamente quando devem multiplicar e quando devem dividir para obter o resultado correto de um problema. Dessa forma, essa atividade lhe fornecerá subsídios para avaliar se os alunos adquiriram uma boa noção das unidades básicas de armazenamento de dados no seu cotidiano, uma vez que todos nessa idade já utilizam computadores, celulares e baixam arquivos (dos mais variados aspectos) da internet. Procure anotar as dificuldades observadas, realizar as devidas intervenções, fazendo análises de erros e retomadas conceituais e de conteúdos, se necessário. Se possível, no final reserve um tempo para um debate coletivo registrando algumas soluções no quadro. É importante que, nessa aula, os alunos percebam que existe uma regra simples e prática para converter medidas de informática. Se possível, faça alguns testes clicando nas propriedades de um arquivo e verifique que lá existem informações do tamanho do arquivo em bytes e em Kilobytes, ou Megabytes ou Gibabytes. Mostre essa informação para os alunos, peça que eles utilizem a regra obtida no item c), comprovando-a sua veracidade, na prática!

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da conversão entre os múltiplos do byte, através de uma regra deduzida por eles.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos. (Slides 13 a 15).

Orientações: Peça aos alunos que leiam individualmente atividade e posteriormente a resolvam. Comente com a turma que eles podem utilizar calculadora, principalmente nos cálculos envolvendo divisão. Circule pela sala e verifique se todos os alunos estão realizando a atividade. Essa atividade é o momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram realizar a conversão de entre os múltiplos do byte, assim como, é um excelente momento para você registrar informações importantes referente ao conhecimento que os alunos têm sobre múltiplos de um número e se eles sabem aplicar adequadamente quando devem multiplicar e quando devem dividir para obter o resultado correto de um problema. Dessa forma, essa atividade lhe fornecerá subsídios para avaliar se os alunos adquiriram uma boa noção das unidades básicas de armazenamento de dados no seu cotidiano, uma vez que todos nessa idade já utilizam computadores, celulares e baixam arquivos (dos mais variados aspectos) da internet. Procure anotar as dificuldades observadas, realizar as devidas intervenções, fazendo análises de erros e retomadas conceituais e de conteúdos, se necessário. Se possível, no final reserve um tempo para um debate coletivo registrando algumas soluções no quadro. É importante que, nessa aula, os alunos percebam que existe uma regra simples e prática para converter medidas de informática. Se possível, faça alguns testes clicando nas propriedades de um arquivo e verifique que lá existem informações do tamanho do arquivo em bytes e em Kilobytes, ou Megabytes ou Gibabytes. Mostre essa informação para os alunos, peça que eles utilizem a regra obtida no item c), comprovando-a sua veracidade, na prática!

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da conversão entre os múltiplos do byte, através de uma regra deduzida por eles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos. (Slides 13 a 15).

Orientações: Peça aos alunos que leiam individualmente atividade e posteriormente a resolvam. Comente com a turma que eles podem utilizar calculadora, principalmente nos cálculos envolvendo divisão. Circule pela sala e verifique se todos os alunos estão realizando a atividade. Essa atividade é o momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram realizar a conversão de entre os múltiplos do byte, assim como, é um excelente momento para você registrar informações importantes referente ao conhecimento que os alunos têm sobre múltiplos de um número e se eles sabem aplicar adequadamente quando devem multiplicar e quando devem dividir para obter o resultado correto de um problema. Dessa forma, essa atividade lhe fornecerá subsídios para avaliar se os alunos adquiriram uma boa noção das unidades básicas de armazenamento de dados no seu cotidiano, uma vez que todos nessa idade já utilizam computadores, celulares e baixam arquivos (dos mais variados aspectos) da internet. Procure anotar as dificuldades observadas, realizar as devidas intervenções, fazendo análises de erros e retomadas conceituais e de conteúdos, se necessário. Se possível, no final reserve um tempo para um debate coletivo registrando algumas soluções no quadro. É importante que, nessa aula, os alunos percebam que existe uma regra simples e prática para converter medidas de informática. Se possível, faça alguns testes clicando nas propriedades de um arquivo e verifique que lá existem informações do tamanho do arquivo em bytes e em Kilobytes, ou Megabytes ou Gibabytes. Mostre essa informação para os alunos, peça que eles utilizem a regra obtida no item c), comprovando-a sua veracidade, na prática!

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da conversão entre os múltiplos do byte, através de uma regra deduzida por eles.

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