Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Discuta brevemente com seus alunos o que será feito na aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Retome com os alunos a utilidade da potência de 10 e pergunte se, ele se recordam, dos casos em que a potência de 10 foi utilizada na aula anterior.
Propósito: Retomar o padrão de escrita de números em notação científica.
Discuta com a turma:
- Alguém se lembra das regras da notação científica?
- Quando escreve-se em notação científica o número muda o seu valor?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Leia as orientações e explique aos alunos as regras do jogo da memória. É importante que os alunos compreendam o objetivo do jogo e, em seguida, escrevam os números nas duas representações solicitadas. As cartas serão feitas em uma tabela, cada célula da tabela representará uma carta. Imprima ou peça que os alunos façam cartas a mais, para substituir cartas com possíveis erros. Você pode fazer o download de modelos de tabelas aqui. Antes começarem a primeira rodada, confira se todas as representações estão corretas, se, necessário peça para corrigir e substituir cartas com anotações erradas. Reserve essas cartas para discutir os erros, posteriormente. Peça que eles utilizem expoentes positivos, pois será dada atenção para os expoentes negativos em outra atividade. Verifique se eles estão entendendo a função do expoente e também o intervalo que o coeficiente da notação deve estar contido.
Propósito: Verificar de forma lúdica a representação de um número em notação científica.
Discuta com a turma:
- Alguém se lembra do jogo da memória?
- Por que o jogo recebe esse nome?
- Qual é uma boa estratégia para ganhar o jogo?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Leia as orientações e explique aos alunos as regras do jogo da memória. É importante que os alunos compreendam o objetivo do jogo e, em seguida, escrevam os números nas duas representações solicitadas. As cartas serão feitas em uma tabela, cada célula da tabela representará uma carta. Imprima ou peça que os alunos façam cartas a mais, para substituir cartas com possíveis erros. Você pode fazer o download de modelos de tabelas aqui. Antes começarem a primeira rodada, confira se todas as representações estão corretas, se, necessário peça para corrigir e substituir cartas com anotações erradas. Reserve essas cartas para discutir os erros, posteriormente. Peça que eles utilizem expoentes positivos, pois será dada atenção para os expoentes negativos em outra atividade. Verifique se eles estão entendendo a função do expoente e também o intervalo que o coeficiente da notação deve estar contido.
Propósito: Verificar de forma lúdica a representação de um número em notação científica.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções. Você pode fazer o download do guia de intervenções aqui.
Discuta com a turma:
- Entenderam o procedimento para construir o jogo?
- Qual etapa será mais difícil de fazer?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Leia as orientações e explique aos alunos as regras do jogo da memória. É importante que os alunos compreendam o objetivo do jogo e, em seguida, escrevam os números nas duas representações solicitadas. As cartas serão feitas em uma tabela, cada célula da tabela representará uma carta.
Propósito: Verificar de forma lúdica a representação de um número em notação científica.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções. Você pode fazer o download do guia de intervenções aqui.
Discuta com a turma:
- Entenderam o procedimento para construir o jogo?
- Qual etapa será mais difícil de fazer?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Leia as orientações e explique aos alunos as regras do jogo da memória. É importante que os alunos compreendam o objetivo do jogo e, em seguida, escrevam os números nas duas representações solicitadas. As cartas serão feitas em uma tabela, cada célula da tabela representará uma carta. Peça que eles utilizem expoentes positivos, pois será dada atenção para os expoentes negativos em outra atividade. Verifique se eles estão entendendo a função do expoente e também o intervalo que o coeficiente da notação deve estar contido.
Propósito: Verificar de forma lúdica a representação de um número em notação científica.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Discuta com a turma:
- Registrar os números 628000 e 628000000000 em notação científica tem diferença?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Auxilie os alunos a formarem os grupos e deixe que eles joguem (pelo menos 1 partida). Observe os grupos que não estão desenvolvendo o jogo e auxilie. Para a próxima parte da aula não é necessário que os alunos desfaçam os grupos. Para aumentar a dificuldade, misture os jogos de 2 pessoas (40 peças no total).
Propósito: Verificar de forma lúdica a representação de um número em notação científica.
Discuta com a turma:
- Que tipo de número é mais difícil comparar e achar o correspondente?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Durante a explicação de cada aluno, será possível compartilhar as estratégias/raciocínios e também, se for necessário, dificuldades e erros de conceito (teoria) que não ficaram bem compreendidos.
Propósito: Compartilhar estratégias para leitura da notação científica.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou diferente?
- Será que tem outra forma de fazer?
- Vocês acreditam que é o jeito mais fácil de pensar?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Peça que os alunos registrem as conclusões e relembre que o valor do expoente está diretamente relacionado com o fato do número ser maior ou menor. Relembre também as regras do coeficiente da notação (intervalo entre 1 e 10, podendo ser igual a 1 e sempre menor que 10).
Propósito: Perceber a função do expoente na notação científica.
Discuta com a turma:
- Alguma dúvida sobre a função do expoente?
Sugestão de fonte sobre o assunto: Portal da Matemática. Acesse no link: https://goo.gl/FHyT5o.