10471
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Resumindo números muito pequenos

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Escrever números muito pequenos usando notação científica.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Augusto do Nascimento Vieira,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fábio Augusto do Nascimento Vieira

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF09MA04) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.

Objetivos específicos

Escrever números muito pequenos usando notação científica.

Conceito-chave

Notação Científica.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha e papel.
  • Atividades impressas em folhas, projetadas ou colocadas na lousa.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Discuta brevemente com seus alunos o que será feito na aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Relembre ao alunos as representações de números muito grandes e pergunte se eles conhecem exemplos de números muito pequenos. Anote todos os exemplos, se possível, peça que os alunos pesquisem o representação numérica de cada exemplo citado.

Propósito: Perceber a representação matemática por meio de números muito pequenos.

Discuta com a turma:

  • Qual conceito matemático essa atividade aborda?

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução da atividade aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Relembre ao alunos as representações de números muito grandes e pergunte se eles conhecem exemplos de números muito pequenos. Anote todos os exemplos, se possível, peça que os alunos pesquisem o representação numérica de cada exemplo citado.

Propósito: Perceber a representação matemática por meio de números muito pequenos.

Discuta com a turma:

  • Qual conceito matemático essa atividade aborda?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Relembre ao alunos as representações de números muito grandes e pergunte se eles conhecem exemplos de números muito pequenos. Anote todos os exemplos, se possível, peça que os alunos pesquisem o representação numérica de cada exemplo citado.

Propósito: Perceber a representação matemática por meio de números muito pequenos.

Discuta com a turma:

  • Qual conceito matemático essa atividade aborda?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Coloque a atividade em um local visível (projetor, lousa, flip-chart, etc). Faça a leitura com os alunos explorando a questão de usarmos a Matemática como ferramenta para desenvolvimento de outras áreas da Ciência e suas tecnologias.

Propósito: Apresentar a nomenclatura científica (nanotecnologia) para desenvolver um conceito matemático (notação científica).

Se quiser mais informações acesse aqui o vídeo do youtube “O que é Nanotecnologia”, que explicará de maneira breve e direta o significado desse termo científico.

Discuta com a turma:

  • Alguém já tinha ouvido falar de Nanotecnologia? Em que situação?
  • Tem alguma regra que ajuda a dividir por potências de 10?
  • Qual o significado de um expoente negativo na potenciação?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Coloque a atividade em um local visível (projetor, lousa, flip-chart, etc). Faça a leitura com os alunos explorando a questão de usarmos a Matemática como ferramenta para desenvolvimento de outras áreas da Ciência e suas tecnologias.

Propósito: Apresentar a nomenclatura científica (nanotecnologia) para desenvolver um conceito matemático (notação científica).

Se quiser mais informações acesse aqui o vídeo do youtube “O que é Nanotecnologia”, que explicará de maneira breve e direta o significado desse termo científico.

Discuta com a turma:

  • Alguém já tinha ouvido falar de Nanotecnologia? Em que situação?
  • Tem alguma regra que ajuda a dividir por potências de 10?
  • Qual o significado de um expoente negativo na potenciação?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Coloque a atividade em um local visível (projetor, lousa, flip-chart, etc). Deixe os alunos começarem a fazer, lembrando que a atividade pode ser feita em grupos de até quatro pessoas ou individualmente. Observe os alunos que estão com mais dificuldades ou defasagem de conhecimento e aproveite para ajudá-los durante a atividade.

Propósito: Escrever e comparar números muito pequenos com e sem notação científica para resolver uma situação problema.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Discuta com a turma:

  • Quais são as regras da notação científica?
  • Vocês acharam mais fácil ordenar os números escritos com ou sem notação?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Peça que os alunos compartilhe seus resultados na lousa, explicando o raciocínio que utilizaram em cada caso e o resultado encontrado. Discuta e verifique quem pensou diferente, quem fez diferente, e valorize todos os resultados produzidos e aproveite para corrigir os erros.

Propósito: Compartilhar formas de resolver a atividade.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou diferente?
  • Será que tem outra forma de fazer?
  • Vocês acreditam que é o jeito mais fácil de pensar?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Peça que os alunos registrem o conceito de notação científica para os números muito pequenos. Explique e aproveite para tirar dúvidas.

Propósito: Formalizar o conceito de notação científica para os números muito pequenos.

Sugestão de fonte sobre o assunto: Portal da Matemática, acesse no link: https://goo.gl/FHyT5o.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Retome o conceito geral da notação científica que pode ter expoentes inteiros negativos (números muito pequenos) e expoentes inteiros positivos (números muito grandes). Dê ênfase também ao exemplo dado no slide do intervalo do valor de a, que está contido entre 1 e 10, podendo ser decimal, maior ou igual a 1 e sempre menor que 10.

Propósito: Formalizar o conceito de notação científica para os números muito pequenos.

Discuta com a turma:

  • Faz sentido usar a notação científica? Em que situações?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Por meio da análise do erro, essa atividade de verificação da aprendizagem permitirá ao aluno retomar as regras da notação científica de forma que ele escreva corretamente um número muito pequeno em notação científica.

Propósito: Verificar a habilidade escrever números muito pequenos em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Todos entenderam o enunciado?
  • Está sendo pedido na questão algum conteúdo que vocês não viram na aula?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Discuta brevemente com seus alunos o que será feito na aula.

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Fábio Augusto do Nascimento Vieira

    Mentor: Fernando de Mello Trevisani

    Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

    Habilidade da BNCC

    (EF09MA04) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.

    Objetivos específicos

    Escrever números muito pequenos usando notação científica.

    Conceito-chave

    Notação Científica.

    Recursos necessários

    • Lápis, borracha e papel.
    • Atividades impressas em folhas, projetadas ou colocadas na lousa.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Relembre ao alunos as representações de números muito grandes e pergunte se eles conhecem exemplos de números muito pequenos. Anote todos os exemplos, se possível, peça que os alunos pesquisem o representação numérica de cada exemplo citado.

Propósito: Perceber a representação matemática por meio de números muito pequenos.

Discuta com a turma:

  • Qual conceito matemático essa atividade aborda?

Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução da atividade aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Relembre ao alunos as representações de números muito grandes e pergunte se eles conhecem exemplos de números muito pequenos. Anote todos os exemplos, se possível, peça que os alunos pesquisem o representação numérica de cada exemplo citado.

Propósito: Perceber a representação matemática por meio de números muito pequenos.

Discuta com a turma:

  • Qual conceito matemático essa atividade aborda?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Relembre ao alunos as representações de números muito grandes e pergunte se eles conhecem exemplos de números muito pequenos. Anote todos os exemplos, se possível, peça que os alunos pesquisem o representação numérica de cada exemplo citado.

Propósito: Perceber a representação matemática por meio de números muito pequenos.

Discuta com a turma:

  • Qual conceito matemático essa atividade aborda?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Coloque a atividade em um local visível (projetor, lousa, flip-chart, etc). Faça a leitura com os alunos explorando a questão de usarmos a Matemática como ferramenta para desenvolvimento de outras áreas da Ciência e suas tecnologias.

Propósito: Apresentar a nomenclatura científica (nanotecnologia) para desenvolver um conceito matemático (notação científica).

Se quiser mais informações acesse aqui o vídeo do youtube “O que é Nanotecnologia”, que explicará de maneira breve e direta o significado desse termo científico.

Discuta com a turma:

  • Alguém já tinha ouvido falar de Nanotecnologia? Em que situação?
  • Tem alguma regra que ajuda a dividir por potências de 10?
  • Qual o significado de um expoente negativo na potenciação?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Coloque a atividade em um local visível (projetor, lousa, flip-chart, etc). Faça a leitura com os alunos explorando a questão de usarmos a Matemática como ferramenta para desenvolvimento de outras áreas da Ciência e suas tecnologias.

Propósito: Apresentar a nomenclatura científica (nanotecnologia) para desenvolver um conceito matemático (notação científica).

Se quiser mais informações acesse aqui o vídeo do youtube “O que é Nanotecnologia”, que explicará de maneira breve e direta o significado desse termo científico.

Discuta com a turma:

  • Alguém já tinha ouvido falar de Nanotecnologia? Em que situação?
  • Tem alguma regra que ajuda a dividir por potências de 10?
  • Qual o significado de um expoente negativo na potenciação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Coloque a atividade em um local visível (projetor, lousa, flip-chart, etc). Deixe os alunos começarem a fazer, lembrando que a atividade pode ser feita em grupos de até quatro pessoas ou individualmente. Observe os alunos que estão com mais dificuldades ou defasagem de conhecimento e aproveite para ajudá-los durante a atividade.

Propósito: Escrever e comparar números muito pequenos com e sem notação científica para resolver uma situação problema.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Discuta com a turma:

  • Quais são as regras da notação científica?
  • Vocês acharam mais fácil ordenar os números escritos com ou sem notação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Peça que os alunos compartilhe seus resultados na lousa, explicando o raciocínio que utilizaram em cada caso e o resultado encontrado. Discuta e verifique quem pensou diferente, quem fez diferente, e valorize todos os resultados produzidos e aproveite para corrigir os erros.

Propósito: Compartilhar formas de resolver a atividade.

Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou diferente?
  • Será que tem outra forma de fazer?
  • Vocês acreditam que é o jeito mais fácil de pensar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Peça que os alunos registrem o conceito de notação científica para os números muito pequenos. Explique e aproveite para tirar dúvidas.

Propósito: Formalizar o conceito de notação científica para os números muito pequenos.

Sugestão de fonte sobre o assunto: Portal da Matemática, acesse no link: https://goo.gl/FHyT5o.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Retome o conceito geral da notação científica que pode ter expoentes inteiros negativos (números muito pequenos) e expoentes inteiros positivos (números muito grandes). Dê ênfase também ao exemplo dado no slide do intervalo do valor de a, que está contido entre 1 e 10, podendo ser decimal, maior ou igual a 1 e sempre menor que 10.

Propósito: Formalizar o conceito de notação científica para os números muito pequenos.

Discuta com a turma:

  • Faz sentido usar a notação científica? Em que situações?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Por meio da análise do erro, essa atividade de verificação da aprendizagem permitirá ao aluno retomar as regras da notação científica de forma que ele escreva corretamente um número muito pequeno em notação científica.

Propósito: Verificar a habilidade escrever números muito pequenos em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Todos entenderam o enunciado?
  • Está sendo pedido na questão algum conteúdo que vocês não viram na aula?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano