10469
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Geometria

Plano de aula - Trapézios e paralelogramos: paralelismo de seus lados e medidas de seus ângulos

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Reconhecer características e propriedades dos quadriláteros. Classificar os paralelogramos e os trapézios quanto à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geisa Zilli Shinkawa da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Geisa Zilli Shinkawa da Silva

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF08MA12 - Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.



Objetivos específicos

  • Reconhecer as principais características e propriedades dos quadriláteros.
  • Classificar os paralelogramos quanto à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.
  • Classificar os trapézios quanto à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.

Conceito-chave

Propriedades de quadriláteros.

Recursos necessários

  • Lápis de escrever, borracha e tesoura;
  • Canudos de refrigerante;
  • Régua e transferidor;
  • Compasso (opcional);
  • Folha de papel quadriculada;
  • Atividades impressas (preferencialmente) ou projetadas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leitura individual ou leitura compartilhada junto com os estudantes para deixar claro o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Por meio de roda de conversa, deixando os estudantes o mais à vontade possível, inicie com os questionamentos dados no slide para que, em duplas, pensem em respostas com seu colega. Pretende-se que eles discutam sobre o paralelismo das retas, a medida dos ângulos e as propriedades de cada quadrilátero.

Em seguida, peça que as duplas falem o que pensaram e sistematize no quadro algumas respostas dadas por eles, de modo a retomá-las ao final da aula, para refutá-las ou validá-las. Valorize a utilização da linguagem formal durante as resoluções.

Propósito: Fazer com que os alunos retomem conceitos relacionados às características dos paralelogramos, trapézios, paralelismo e medidas de ângulos internos de quadriláteros.

Discuta com a turma:

  • O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?
  • O que são retas paralelas? E paralelismo de lados de um quadrilátero?
  • O que são ângulos? Como calcular a sua medida em um quadrilátero? É possível calcular a medida de um ângulo sem o uso de instrumentos de medida?
  • Quais as principais características, no que se refere à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados:
  • dos paralelogramos?
  • dos trapézios?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Projete ou imprima a atividade para os alunos. Em seguida, solicite para que eles a leiam individualmente ou faça uma leitura compartilhada. Peça também que os alunos realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos alunos que apresentarem dificuldades, você poderá conduzí-los com algumas perguntas que os estimulem a pensar melhor sobre a atividade, consulte o guia de intervenções indicado abaixo para mais detalhes.

Sugerimos que os estudantes utilizem canudos de refrigerante, malha quadriculada (papel) e transferidor para realizar as construções propostas, de modo a facilitar a visualização das propriedades dos trapézios e paralelogramos com base no paralelismo dos lados e medida dos ângulos internos.

Propósito: Classificar paralelogramos e trapézios quanto à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.

Discuta com a turma:

O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?

O que são duas retas paralelas distintas?

Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos trapézios?

Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos paralelogramos?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Projete ou imprima a atividade para os alunos. Em seguida, solicite para que eles a leiam individualmente ou faça uma leitura compartilhada. Peça também que os alunos realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos alunos que apresentarem dificuldades, o você poderá conduzí-los com algumas perguntas que os estimulem a pensar melhor sobre a atividade, consulte o guia de intervenções indicado abaixo para mais detalhes.

Sugerimos que os estudantes utilizem canudos de refrigerante, malha quadriculada (papel) e transferidor para realizar as construções propostas, de modo a facilitar a visualização das propriedades dos trapézios e paralelogramos com base no paralelismo dos lados e medida dos ângulos internos.

Propósito: Classificar paralelogramos e trapézios quanto à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.

Discuta com a turma:

  • O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?
  • O que são duas retas paralelas distintas?
  • Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos trapézios?
  • Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos paralelogramos?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 6 a 10)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade e que os estudantes discutam e compartilhem suas diferentes resoluções. Além disso, pretende-se também fazer a apresentação de uma resolução formal a partir do estudado.

Você pode fazer uma leitura compartilhada e discussão das respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
  • Houve variação nos quadriláteros construídos por cada estudante?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 6 a 10)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade e que os estudantes discutam e compartilhem suas diferentes resoluções. Além disso, pretende-se também fazer a apresentação de uma resolução formal a partir do estudado.

Você pode fazer uma leitura compartilhada e discussão das respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
  • Houve variação nos quadriláteros construídos por cada estudante?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 6 a 10)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade e que os estudantes discutam e compartilhem suas diferentes resoluções. Além disso, pretende-se também fazer a apresentação de uma resolução formal a partir do estudado.

Você pode fazer uma leitura compartilhada e discussão das respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
  • Houve variação nos quadriláteros construídos por cada estudante?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 6 a 10)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade e que os estudantes discutam e compartilhem suas diferentes resoluções. Além disso, pretende-se também fazer a apresentação de uma resolução formal a partir do estudado.

Você pode fazer uma leitura compartilhada e discussão das respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
  • Houve variação nos quadriláteros construídos por cada estudante?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 6 a 10)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade e que os estudantes discutam e compartilhem suas diferentes resoluções. Além disso, pretende-se também fazer a apresentação de uma resolução formal a partir do estudado.

Você pode fazer uma leitura compartilhada e discussão das respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
  • Houve variação nos quadriláteros construídos por cada estudante?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Sistematize os passos necessários para a realização das atividades e conceitos aprendidos, de modo a retomá-los sempre que necessário. Retome as propriedades dos paralelogramos e trapézios estudadas com base no paralelismo dos lados e medidas dos ângulos.

Propósito: Sistematizar o conceito central estudado no decorrer da aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as construções por eles efetuadas, as quais descrevem as principais características dos trapézios e paralelogramos, considerando o paralelismo dos lados e medidas dos ângulos. Além disso, retome/relembre os questionamentos iniciais do Aquecimento para validar ou refutar as hipóteses levantadas e sugira que eles confeccionem uma espécie de glossário, no qual as aprendizagens possam ser anotadas, ou revisitem o glossário já construído para incluir os novos aprendizados, uma vez que, quando o aluno elabora tal glossário, ele é levado a se ater às definições de cada quadrilátero e suas características.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A atividade pode ser projetada ou impressa. Peça que os alunos leiam e resolvam a atividade individualmente. Em seguida, peça que discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, sugira que o estudante utilize os canudos de refrigerante, malha quadriculada e transferidor para as construções, conforme foi feito na atividade principal. Ao final da atividade, realize uma roda conversa para fechamento da aula análise do que foi aprendido.

Propósito: Verificar se o aluno constrói paralelogramos e trapézios considerando suas principais propriedades no que se refere à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.

Discuta com a turma:

  • Quais são as suas principais características dos paralelogramos e trapézios no que se refere ao paralelismo dos lados e à medida dos ângulos?
  • É possível construir o fundo do porta-retrato em forma de paralelogramo? E em forma de trapézio isósceles?
  • Você conseguiu construir os quadriláteros solicitados? Os quadriláteros dos seus colegas de sala são idênticos ao seu?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leitura individual ou leitura compartilhada junto com os estudantes para deixar claro o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Geisa Zilli Shinkawa da Silva

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF08MA12 - Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.



Objetivos específicos

  • Reconhecer as principais características e propriedades dos quadriláteros.
  • Classificar os paralelogramos quanto à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.
  • Classificar os trapézios quanto à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.

Conceito-chave

Propriedades de quadriláteros.

Recursos necessários

  • Lápis de escrever, borracha e tesoura;
  • Canudos de refrigerante;
  • Régua e transferidor;
  • Compasso (opcional);
  • Folha de papel quadriculada;
  • Atividades impressas (preferencialmente) ou projetadas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Por meio de roda de conversa, deixando os estudantes o mais à vontade possível, inicie com os questionamentos dados no slide para que, em duplas, pensem em respostas com seu colega. Pretende-se que eles discutam sobre o paralelismo das retas, a medida dos ângulos e as propriedades de cada quadrilátero.

Em seguida, peça que as duplas falem o que pensaram e sistematize no quadro algumas respostas dadas por eles, de modo a retomá-las ao final da aula, para refutá-las ou validá-las. Valorize a utilização da linguagem formal durante as resoluções.

Propósito: Fazer com que os alunos retomem conceitos relacionados às características dos paralelogramos, trapézios, paralelismo e medidas de ângulos internos de quadriláteros.

Discuta com a turma:

  • O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?
  • O que são retas paralelas? E paralelismo de lados de um quadrilátero?
  • O que são ângulos? Como calcular a sua medida em um quadrilátero? É possível calcular a medida de um ângulo sem o uso de instrumentos de medida?
  • Quais as principais características, no que se refere à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados:
  • dos paralelogramos?
  • dos trapézios?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Projete ou imprima a atividade para os alunos. Em seguida, solicite para que eles a leiam individualmente ou faça uma leitura compartilhada. Peça também que os alunos realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos alunos que apresentarem dificuldades, você poderá conduzí-los com algumas perguntas que os estimulem a pensar melhor sobre a atividade, consulte o guia de intervenções indicado abaixo para mais detalhes.

Sugerimos que os estudantes utilizem canudos de refrigerante, malha quadriculada (papel) e transferidor para realizar as construções propostas, de modo a facilitar a visualização das propriedades dos trapézios e paralelogramos com base no paralelismo dos lados e medida dos ângulos internos.

Propósito: Classificar paralelogramos e trapézios quanto à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.

Discuta com a turma:

O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?

O que são duas retas paralelas distintas?

Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos trapézios?

Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos paralelogramos?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Projete ou imprima a atividade para os alunos. Em seguida, solicite para que eles a leiam individualmente ou faça uma leitura compartilhada. Peça também que os alunos realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos alunos que apresentarem dificuldades, o você poderá conduzí-los com algumas perguntas que os estimulem a pensar melhor sobre a atividade, consulte o guia de intervenções indicado abaixo para mais detalhes.

Sugerimos que os estudantes utilizem canudos de refrigerante, malha quadriculada (papel) e transferidor para realizar as construções propostas, de modo a facilitar a visualização das propriedades dos trapézios e paralelogramos com base no paralelismo dos lados e medida dos ângulos internos.

Propósito: Classificar paralelogramos e trapézios quanto à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.

Discuta com a turma:

  • O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?
  • O que são duas retas paralelas distintas?
  • Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos trapézios?
  • Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos paralelogramos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 6 a 10)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade e que os estudantes discutam e compartilhem suas diferentes resoluções. Além disso, pretende-se também fazer a apresentação de uma resolução formal a partir do estudado.

Você pode fazer uma leitura compartilhada e discussão das respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
  • Houve variação nos quadriláteros construídos por cada estudante?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 6 a 10)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade e que os estudantes discutam e compartilhem suas diferentes resoluções. Além disso, pretende-se também fazer a apresentação de uma resolução formal a partir do estudado.

Você pode fazer uma leitura compartilhada e discussão das respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
  • Houve variação nos quadriláteros construídos por cada estudante?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 6 a 10)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade e que os estudantes discutam e compartilhem suas diferentes resoluções. Além disso, pretende-se também fazer a apresentação de uma resolução formal a partir do estudado.

Você pode fazer uma leitura compartilhada e discussão das respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
  • Houve variação nos quadriláteros construídos por cada estudante?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 6 a 10)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade e que os estudantes discutam e compartilhem suas diferentes resoluções. Além disso, pretende-se também fazer a apresentação de uma resolução formal a partir do estudado.

Você pode fazer uma leitura compartilhada e discussão das respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
  • Houve variação nos quadriláteros construídos por cada estudante?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 6 a 10)

Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade e que os estudantes discutam e compartilhem suas diferentes resoluções. Além disso, pretende-se também fazer a apresentação de uma resolução formal a partir do estudado.

Você pode fazer uma leitura compartilhada e discussão das respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
  • Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
  • Houve variação nos quadriláteros construídos por cada estudante?
  • Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Sistematize os passos necessários para a realização das atividades e conceitos aprendidos, de modo a retomá-los sempre que necessário. Retome as propriedades dos paralelogramos e trapézios estudadas com base no paralelismo dos lados e medidas dos ângulos.

Propósito: Sistematizar o conceito central estudado no decorrer da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as construções por eles efetuadas, as quais descrevem as principais características dos trapézios e paralelogramos, considerando o paralelismo dos lados e medidas dos ângulos. Além disso, retome/relembre os questionamentos iniciais do Aquecimento para validar ou refutar as hipóteses levantadas e sugira que eles confeccionem uma espécie de glossário, no qual as aprendizagens possam ser anotadas, ou revisitem o glossário já construído para incluir os novos aprendizados, uma vez que, quando o aluno elabora tal glossário, ele é levado a se ater às definições de cada quadrilátero e suas características.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A atividade pode ser projetada ou impressa. Peça que os alunos leiam e resolvam a atividade individualmente. Em seguida, peça que discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, sugira que o estudante utilize os canudos de refrigerante, malha quadriculada e transferidor para as construções, conforme foi feito na atividade principal. Ao final da atividade, realize uma roda conversa para fechamento da aula análise do que foi aprendido.

Propósito: Verificar se o aluno constrói paralelogramos e trapézios considerando suas principais propriedades no que se refere à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.

Discuta com a turma:

  • Quais são as suas principais características dos paralelogramos e trapézios no que se refere ao paralelismo dos lados e à medida dos ângulos?
  • É possível construir o fundo do porta-retrato em forma de paralelogramo? E em forma de trapézio isósceles?
  • Você conseguiu construir os quadriláteros solicitados? Os quadriláteros dos seus colegas de sala são idênticos ao seu?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 8º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem congruência de triângulos, propriedades dos quadriláteros, construções geométricas e lugar geométrico.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano