Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Geisa Zilli Shinkawa da Silva
Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF08MA12 - Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.
Objetivos específicos
- Reconhecer as principais características e propriedades dos quadriláteros.
- Classificar os paralelogramos quanto à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.
- Classificar os trapézios quanto à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.
Conceito-chave
Propriedades de quadriláteros.
Recursos necessários
- Lápis de escrever, borracha e tesoura;
- Canudos de refrigerante;
- Régua e transferidor;
- Compasso (opcional);
- Folha de papel quadriculada;
- Atividades impressas (preferencialmente) ou projetadas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leitura individual ou leitura compartilhada junto com os estudantes para deixar claro o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Por meio de roda de conversa, deixando os estudantes o mais à vontade possível, inicie com os questionamentos dados no slide para que, em duplas, pensem em respostas com seu colega. Pretende-se que eles discutam sobre o paralelismo das retas, a medida dos ângulos e as propriedades de cada quadrilátero.
Em seguida, peça que as duplas falem o que pensaram e sistematize no quadro algumas respostas dadas por eles, de modo a retomá-las ao final da aula, para refutá-las ou validá-las. Valorize a utilização da linguagem formal durante as resoluções.
Propósito: Fazer com que os alunos retomem conceitos relacionados às características dos paralelogramos, trapézios, paralelismo e medidas de ângulos internos de quadriláteros.
Discuta com a turma:
- O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?
- O que são retas paralelas? E paralelismo de lados de um quadrilátero?
- O que são ângulos? Como calcular a sua medida em um quadrilátero? É possível calcular a medida de um ângulo sem o uso de instrumentos de medida?
- Quais as principais características, no que se refere à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados:
- dos paralelogramos?
- dos trapézios?
Atividade principal
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Projete ou imprima a atividade para os alunos. Em seguida, solicite para que eles a leiam individualmente ou faça uma leitura compartilhada. Peça também que os alunos realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos alunos que apresentarem dificuldades, você poderá conduzí-los com algumas perguntas que os estimulem a pensar melhor sobre a atividade, consulte o guia de intervenções indicado abaixo para mais detalhes.
Sugerimos que os estudantes utilizem canudos de refrigerante, malha quadriculada (papel) e transferidor para realizar as construções propostas, de modo a facilitar a visualização das propriedades dos trapézios e paralelogramos com base no paralelismo dos lados e medida dos ângulos internos.
Propósito: Classificar paralelogramos e trapézios quanto à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.
Discuta com a turma:
O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?
O que são duas retas paralelas distintas?
Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos trapézios?
Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos paralelogramos?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Projete ou imprima a atividade para os alunos. Em seguida, solicite para que eles a leiam individualmente ou faça uma leitura compartilhada. Peça também que os alunos realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos alunos que apresentarem dificuldades, o você poderá conduzí-los com algumas perguntas que os estimulem a pensar melhor sobre a atividade, consulte o guia de intervenções indicado abaixo para mais detalhes.
Sugerimos que os estudantes utilizem canudos de refrigerante, malha quadriculada (papel) e transferidor para realizar as construções propostas, de modo a facilitar a visualização das propriedades dos trapézios e paralelogramos com base no paralelismo dos lados e medida dos ângulos internos.
Propósito: Classificar paralelogramos e trapézios quanto à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.
Discuta com a turma:
- O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?
- O que são duas retas paralelas distintas?
- Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos trapézios?
- Quais as principais características quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos dos paralelogramos?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 6 a 10)
Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade e que os estudantes discutam e compartilhem suas diferentes resoluções. Além disso, pretende-se também fazer a apresentação de uma resolução formal a partir do estudado.
Você pode fazer uma leitura compartilhada e discussão das respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.
Discuta com a turma:
- Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
- Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
- Houve variação nos quadriláteros construídos por cada estudante?
- Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 6 a 10)
Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade e que os estudantes discutam e compartilhem suas diferentes resoluções. Além disso, pretende-se também fazer a apresentação de uma resolução formal a partir do estudado.
Você pode fazer uma leitura compartilhada e discussão das respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.
Discuta com a turma:
- Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
- Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
- Houve variação nos quadriláteros construídos por cada estudante?
- Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 6 a 10)
Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade e que os estudantes discutam e compartilhem suas diferentes resoluções. Além disso, pretende-se também fazer a apresentação de uma resolução formal a partir do estudado.
Você pode fazer uma leitura compartilhada e discussão das respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.
Discuta com a turma:
- Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
- Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
- Houve variação nos quadriláteros construídos por cada estudante?
- Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 6 a 10)
Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade e que os estudantes discutam e compartilhem suas diferentes resoluções. Além disso, pretende-se também fazer a apresentação de uma resolução formal a partir do estudado.
Você pode fazer uma leitura compartilhada e discussão das respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.
Discuta com a turma:
- Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
- Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
- Houve variação nos quadriláteros construídos por cada estudante?
- Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 6 a 10)
Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade e que os estudantes discutam e compartilhem suas diferentes resoluções. Além disso, pretende-se também fazer a apresentação de uma resolução formal a partir do estudado.
Você pode fazer uma leitura compartilhada e discussão das respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.
Discuta com a turma:
- Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
- Quais as principais características dos trapézios e paralelogramos?
- Houve variação nos quadriláteros construídos por cada estudante?
- Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Sistematize os passos necessários para a realização das atividades e conceitos aprendidos, de modo a retomá-los sempre que necessário. Retome as propriedades dos paralelogramos e trapézios estudadas com base no paralelismo dos lados e medidas dos ângulos.
Propósito: Sistematizar o conceito central estudado no decorrer da aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as construções por eles efetuadas, as quais descrevem as principais características dos trapézios e paralelogramos, considerando o paralelismo dos lados e medidas dos ângulos. Além disso, retome/relembre os questionamentos iniciais do Aquecimento para validar ou refutar as hipóteses levantadas e sugira que eles confeccionem uma espécie de glossário, no qual as aprendizagens possam ser anotadas, ou revisitem o glossário já construído para incluir os novos aprendizados, uma vez que, quando o aluno elabora tal glossário, ele é levado a se ater às definições de cada quadrilátero e suas características.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: A atividade pode ser projetada ou impressa. Peça que os alunos leiam e resolvam a atividade individualmente. Em seguida, peça que discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, sugira que o estudante utilize os canudos de refrigerante, malha quadriculada e transferidor para as construções, conforme foi feito na atividade principal. Ao final da atividade, realize uma roda conversa para fechamento da aula análise do que foi aprendido.
Propósito: Verificar se o aluno constrói paralelogramos e trapézios considerando suas principais propriedades no que se refere à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.
Discuta com a turma:
- Quais são as suas principais características dos paralelogramos e trapézios no que se refere ao paralelismo dos lados e à medida dos ângulos?
- É possível construir o fundo do porta-retrato em forma de paralelogramo? E em forma de trapézio isósceles?
- Você conseguiu construir os quadriláteros solicitados? Os quadriláteros dos seus colegas de sala são idênticos ao seu?
Materiais complementares: