10456
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Mais leve, mais pesado, cabe mais ou cabe menos

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Comparação entre pesos não padronizados.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Priscila Paes Inacio Melies

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Priscila Paes Inácio Melies

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano

Objetivos específicos

Estabelecer comparações simples relacionadas a massa utilizando vocabulário adequado.

Conceito-chave

Comparação entre pesos não padronizados.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • 4 a 6 kits com 3 potes semelhantes de tamanhos diferentes. (exemplo: cada kit pode conter 3 potes de margarina com diferentes capacidades)


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Faça a pergunta do slide para as crianças e ouça suas respostas. Deixe que discutam os seus pensamentos entre eles. Peça justificativas das respostas.

Propósito: Abordar inicialmente o assunto que será tratado na aula.

Discuta com a turma:

  • Por que vocês acham que conseguem carregar esses animais no colo?
  • Por que vocês acham que não conseguem carregar esses animais no colo?
  • Existe uma diferença importante entre os animais que vocês podem e os que não podem carregar no colo. Qual seria essa diferença?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 4 e 5)

Orientação: Antes da aula você já deve preparar os potes que serão usados para realizar a atividade. Os portes podem variar, mas é interessante que sejam potes semelhantes, porém, com capacidades diferentes. (Exemplo: Cada grupo recebe 3 potes de margarina vazios. Um de 200 gramas, um de 500 gramas e um de 1 quilo.)

Organize a turma em grupo de 4 a 5 crianças cada. Entregue para cada grupo três potes e oriente que as crianças conversem e cheguem a um consenso sobre qual é o pote que cabe mais coisas dentro e porque. Enquanto as crianças discutem entre si para chegar num acordo, circule pela sala para observar as discussões e mediá-las caso necessário (conforme o tópico “discuta com a turma”).

Propósito: Propiciar a reflexão sobre a capacidade dos potes que receberam e a percepção de que o pote que cabe mais coisas dentro é, portanto, o maior pote.

Discuta com a turma:

  • Compreenderam o que é para fazer?
  • Já descobriram em qual pote cabe mais coisas?
  • Por que vocês pensaram isso?
  • Este pote tem algo diferente dos outros?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 4 e 5)

Orientação: Circule pela sala e passe em todos os grupos e certifique-se de que todos chegaram num acordo.Faça perguntas. Peça, então, que organizem os três potes numa ordem, começando pelo mais leve. Deixe claro para as crianças que, quando se referir ao peso dos potes, nesta aula, você está supondo o mesmo conteúdo para todos. Assim, quando pedir que organizem os potes começando pelo mais leve, eles devem imaginar todos os potes cheios de (por exemplo) bolinhas de gude ou areia. Sugestão: Caso a sua escola tenha algum material pequeno em grande quantidade, por exemplo: bolinha de gude, letras móveis de borracha (EVA) ou qualquer outro material que possa servir de conteúdo para os potes de todos os grupos, não hesite em usar. Assim as análises e conclusões das crianças poderão ser comprovadas por meio de experimentações.

Enquanto discutem, perceba se as crianças estão relacionando o pote mais leve ao que cabe menos coisas e, portanto, o pote menor (o oposto do pote selecionado no início da atividade). Caso não estejam fazendo essa relação, é importante intervir. Dê oportunidade a todos os grupos para justificarem suas escolhas e explicarem quais estratégias usaram.

Propósito: Propiciar a reflexão sobre a capacidade dos potes que receberam e a percepção de que o pote mais leve é, também, o menor.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Peça que os grupos apresentem a solução encontrada por eles e justifiquem, explicando a estratégia utilizada. Não direcione as crianças a nenhuma delas, mas deixe-os livre para usar a estratégia a que melhor se adaptarem. Neste momento você não vai oferecer nenhuma estratégia, apenas questione-os sobre a estratégia que eles próprios buscaram para resolver a questão.

Propósito: Compartilhar com a turma as diversas estratégias encontradas pelos grupos para encontrar a resposta.

Discuta com a turma: Faça as seguintes questões para cada criança que for participar do momento da discussão das soluções. Determine que se direcionam para a turma e não para o professor.

  • O que o seu grupo pensou para descobrir em qual pote cabe mais coisas?
  • Por que vocês acham que neste pote cabe mais coisas?
  • O que este pote tem de diferente dos outros?
  • Como vocês descobriram qual é o pote que, cheio, ficaria mais leve ?
  • Por que será que este pote ficaria mais leve?
  • Qual a diferença deste pote para os outros?
  • Como ficou a sequência de potes do seu grupo?

Após cada estratégia discutida, valide-a com a turma perguntando o seguinte:

  • Vocês consideram que esta estratégia foi boa para o grupo chegar na resposta? Por quê?
  • Vocês concordam com a resposta do grupo? Por quê?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Após a socialização das estratégias de resolução conduza uma rápida discussão levando as crianças a concluírem que: No pote menor cabem menos coisas, por isso, quando cheio do mesmo conteúdo que os outros potes ele se torna mais leve. E que, ao contrário, o pote maior tem capacidade para armazenar mais e por isso se torna mais pesado. Enfatizar os termos “ mais leve e mais pesado” e “cabe mais e cabe menos” pois saber utilizá-los corretamente vai de encontro ao objetivo desta aula.

Propósito: Sistematizar o que foi aprendido na aula e frisar o uso dos termos “cabe mais e cabe menos” e “mais pesado e mais leve” .

Discuta com a turma:

  • Qual a diferença entre o pote maior e o menor?
  • O que vocês podem dizer sobre o pote maior e o que cabe mais coisas dentro?Por quê?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete este slide ou escreva no quadro , e leia junto com os alunos, o resumo da aprendizagem.

Propósito:Resumir a aprendizagem da aula, fixando os conceitos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Entregue a atividade do Raio X para as crianças, leia e dê um tempo para realizarem a tarefa individualmente. Enquanto fazem isso, vá circulando pela sala e já questionando os grupos sobre qual animal tem a boca que cabe mais comida. Certifique-se de que todos compreenderam o que foi trabalhado na aula de hoje.

Propósito: Oportunizar às crianças que utilizem os conhecimentos adquiridos durante a aula.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Priscila Paes Inácio Melies

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano

Objetivos específicos

Estabelecer comparações simples relacionadas a massa utilizando vocabulário adequado.

Conceito-chave

Comparação entre pesos não padronizados.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • 4 a 6 kits com 3 potes semelhantes de tamanhos diferentes. (exemplo: cada kit pode conter 3 potes de margarina com diferentes capacidades)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Faça a pergunta do slide para as crianças e ouça suas respostas. Deixe que discutam os seus pensamentos entre eles. Peça justificativas das respostas.

Propósito: Abordar inicialmente o assunto que será tratado na aula.

Discuta com a turma:

  • Por que vocês acham que conseguem carregar esses animais no colo?
  • Por que vocês acham que não conseguem carregar esses animais no colo?
  • Existe uma diferença importante entre os animais que vocês podem e os que não podem carregar no colo. Qual seria essa diferença?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 4 e 5)

Orientação: Antes da aula você já deve preparar os potes que serão usados para realizar a atividade. Os portes podem variar, mas é interessante que sejam potes semelhantes, porém, com capacidades diferentes. (Exemplo: Cada grupo recebe 3 potes de margarina vazios. Um de 200 gramas, um de 500 gramas e um de 1 quilo.)

Organize a turma em grupo de 4 a 5 crianças cada. Entregue para cada grupo três potes e oriente que as crianças conversem e cheguem a um consenso sobre qual é o pote que cabe mais coisas dentro e porque. Enquanto as crianças discutem entre si para chegar num acordo, circule pela sala para observar as discussões e mediá-las caso necessário (conforme o tópico “discuta com a turma”).

Propósito: Propiciar a reflexão sobre a capacidade dos potes que receberam e a percepção de que o pote que cabe mais coisas dentro é, portanto, o maior pote.

Discuta com a turma:

  • Compreenderam o que é para fazer?
  • Já descobriram em qual pote cabe mais coisas?
  • Por que vocês pensaram isso?
  • Este pote tem algo diferente dos outros?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.(slides 4 e 5)

Orientação: Circule pela sala e passe em todos os grupos e certifique-se de que todos chegaram num acordo.Faça perguntas. Peça, então, que organizem os três potes numa ordem, começando pelo mais leve. Deixe claro para as crianças que, quando se referir ao peso dos potes, nesta aula, você está supondo o mesmo conteúdo para todos. Assim, quando pedir que organizem os potes começando pelo mais leve, eles devem imaginar todos os potes cheios de (por exemplo) bolinhas de gude ou areia. Sugestão: Caso a sua escola tenha algum material pequeno em grande quantidade, por exemplo: bolinha de gude, letras móveis de borracha (EVA) ou qualquer outro material que possa servir de conteúdo para os potes de todos os grupos, não hesite em usar. Assim as análises e conclusões das crianças poderão ser comprovadas por meio de experimentações.

Enquanto discutem, perceba se as crianças estão relacionando o pote mais leve ao que cabe menos coisas e, portanto, o pote menor (o oposto do pote selecionado no início da atividade). Caso não estejam fazendo essa relação, é importante intervir. Dê oportunidade a todos os grupos para justificarem suas escolhas e explicarem quais estratégias usaram.

Propósito: Propiciar a reflexão sobre a capacidade dos potes que receberam e a percepção de que o pote mais leve é, também, o menor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Peça que os grupos apresentem a solução encontrada por eles e justifiquem, explicando a estratégia utilizada. Não direcione as crianças a nenhuma delas, mas deixe-os livre para usar a estratégia a que melhor se adaptarem. Neste momento você não vai oferecer nenhuma estratégia, apenas questione-os sobre a estratégia que eles próprios buscaram para resolver a questão.

Propósito: Compartilhar com a turma as diversas estratégias encontradas pelos grupos para encontrar a resposta.

Discuta com a turma: Faça as seguintes questões para cada criança que for participar do momento da discussão das soluções. Determine que se direcionam para a turma e não para o professor.

  • O que o seu grupo pensou para descobrir em qual pote cabe mais coisas?
  • Por que vocês acham que neste pote cabe mais coisas?
  • O que este pote tem de diferente dos outros?
  • Como vocês descobriram qual é o pote que, cheio, ficaria mais leve ?
  • Por que será que este pote ficaria mais leve?
  • Qual a diferença deste pote para os outros?
  • Como ficou a sequência de potes do seu grupo?

Após cada estratégia discutida, valide-a com a turma perguntando o seguinte:

  • Vocês consideram que esta estratégia foi boa para o grupo chegar na resposta? Por quê?
  • Vocês concordam com a resposta do grupo? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Após a socialização das estratégias de resolução conduza uma rápida discussão levando as crianças a concluírem que: No pote menor cabem menos coisas, por isso, quando cheio do mesmo conteúdo que os outros potes ele se torna mais leve. E que, ao contrário, o pote maior tem capacidade para armazenar mais e por isso se torna mais pesado. Enfatizar os termos “ mais leve e mais pesado” e “cabe mais e cabe menos” pois saber utilizá-los corretamente vai de encontro ao objetivo desta aula.

Propósito: Sistematizar o que foi aprendido na aula e frisar o uso dos termos “cabe mais e cabe menos” e “mais pesado e mais leve” .

Discuta com a turma:

  • Qual a diferença entre o pote maior e o menor?
  • O que vocês podem dizer sobre o pote maior e o que cabe mais coisas dentro?Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete este slide ou escreva no quadro , e leia junto com os alunos, o resumo da aprendizagem.

Propósito:Resumir a aprendizagem da aula, fixando os conceitos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Entregue a atividade do Raio X para as crianças, leia e dê um tempo para realizarem a tarefa individualmente. Enquanto fazem isso, vá circulando pela sala e já questionando os grupos sobre qual animal tem a boca que cabe mais comida. Certifique-se de que todos compreenderam o que foi trabalhado na aula de hoje.

Propósito: Oportunizar às crianças que utilizem os conhecimentos adquiridos durante a aula.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano