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Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Reconhecer semelhanças e diferenças entre os quadriláteros ( paralelogramo, retângulo, quadrado e losango e trapézio)

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Quadriláteros, retas paralelas, ângulo reto

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Burkardt Moreira

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Paula Burkardt Moreira

Mentora: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF04MA18 - Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.

Objetivos específicos

Reconhecer semelhanças e diferenças entre os quadriláteros (paralelogramo, retângulo, quadrado e losango e trapézio)

Conceito-chave

Quadriláteros, retas paralelas, ângulo reto.

Recursos necessários

  • lousa;
  • geoplano;
  • elásticos;
  • malha pontilhada;
  • régua;
  • papel A4.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: O professor separa a turma em grupos de dois ou três alunos,entrega uma folha impressa para cada grupo e pede para que pintem apenas os quadriláteros. A figura também pode ser projetada ou desenhada na lousa.

Propósito: Levantar conhecimento prévio sobre quadriláteros

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos na lousa as características de cinco quadriláteros relacionando seus lados e seus ângulos. Propõe que, individualmente, construam cinco quadriláteros diferentes com tais características. Os quadriláteros podem ser construídos no geoplano com elásticos, ou na malha pontilhada com o auxílio de uma régua, caso não haja geoplanos suficientes para os alunos. O professor pede para que nomeiem estes quadriláteros. Após esse primeiro momento, o professor sugere que a turma divida-se em grupos de dois ou três alunos e sorteia duas ou três tirinha para cada grupo. Cada grupo monta/desenha e nomeia os quadriláteros que foram sorteados.

Dica de ampliação: visite a página escola kids.

Propósito: Interpretar as características dos quadriláteros e saber colocar essas características na forma concreta.

Discuta com a turma:

Todos os quadriláteros possuem lados paralelos?

Quantos ângulos possuem os quadriláteros?

Vocês conhecem os nomes destes quadriláteros que possuem estas características?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: As soluções esperadas para estas características são: o paralelogramo, o retângulo, o quadrado ou o losango, pois todos estes quatro quadriláteros obedecem às características acima. Nesse momento o professor conceitua paralelogramo como ¨um quadrilátero que possui dois pares de lados paralelos e ângulos opostos de mesma medida¨.

Propósito: Interpretar as características descritas e comparar as composições das figuras.

Discuta com a turma:

Com base no conceito de paralelogramo, podemos afirmar que o retângulo também é um paralelogramo?

Com base no conceito de paralelogramo, podemos afirmar que o quadrado também é um paralelogramo?

Com base no conceito de paralelogramo, podemos afirmar que o losango também é um paralelogramo?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: As soluções esperadas para estas características são: o retângulo e o quadrado pois estes dois quadriláteros obedecem às características acima. Nota-se que as figuras podem estar posicionadas de maneira diferente daquelas que estamos acostumados a ver. O professor conceitua retângulo como ¨um quadrilátero que possui dois pares de lados paralelos de mesma medida e quatro ângulos retos.

Propósito: Interpretar as características descritas e comparar as composições das figuras.

Discuta com a turma:

  • Com base no conceito de retângulo, podemos afirmar que o quadrado também é um retângulo?
  • Com base no conceito de retângulo, podemos afirmar que o losango também é um retângulo?
  • Com base no conceito de retângulo, podemos afirmar que o trapézio também é um retângulo?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: A solução esperada para estas características é apenas o quadrado. Nota-se que os quadrados podem estar posicionados de maneira diferente daquelas que estamos acostumados a ver. O professor conceitua o quadrado como ¨uma quadrilátero que possui dois pares de lados paralelos, os quatro lados de mesma medida e os quatro ângulos retos¨.

Propósito: Interpretar as características descritas e comparar as composições das figuras.

Discuta com a turma:

Com base no conceito do quadrado, podemos dizer que o retângulo é um quadrado?

Com base no conceito do quadrado, podemos dizer que o losango é um quadrado?

Com base no conceito do quadrado, podemos dizer que o paralelogramo é um quadrado?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: As soluções esperadas para estas características são o losango e o quadrado pois estes dois quadriláteros obedecem às características acima. Nota-se que as figuras podem estar posicionadas de maneira diferente daquelas que estamos acostumados a ver. O professor conceitua o losango como ¨um quadrilátero que possui dois lados de pares paralelos e ângulos opostos de mesma medida.

Propósito: Interpretar as características descritas e comparar as composições das figuras.

Discuta com a turma:

  • Com base no conceito do losango, podemos dizer que o quadrado é um losango?
  • Com base no conceito do losango, podemos dizer que o retângulo é um losango?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: As soluções esperadas para estas características são os trapézios, pois são os únicos quadriláteros que obedecem a esta características. Observa-se que existem diversos tipos de trapézios: o isósceles que tem dois lados de mesma medida e um par de lados paralelos; o escaleno, que possui um par de lados paralelos e os quatro lados de medidas diferentes e o retângulo, que tem um par de lados paralelos e todos os lados apresentam medidas diferentes. Conceitue trapézio como um “quadrilátero que possui apenas um par de lados paralelos.”

Propósito: Interpretar as características descritas e comparar as composições das figuras.

Discuta com a turma:

Podemos classificar o trapézio como um paralelogramo?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Encerre a aula resumindo as principais características dos paralelogramos, retângulos, losangos, quadrados e trapézios e representando cada um deles.

Propósito: Apresentar de forma clara e objetiva as características dos paralelogramos, retângulos, losangos, quadrados e trapézios.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Encerre a aula resumindo as principais características dos paralelogramos, retângulos, losangos, quadrados e trapézios e representando cada um deles.

Propósito: Apresentar de forma clara e objetiva as características dos paralelogramos, retângulos, losangos, quadrados e trapézios.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Entregue uma malha pontilhada para cada aluno, para que, individualmente, com o auxílio de uma régua, construam dois quadriláteros diferentes que possuam dois pares de lados paralelos e os quatro lados com a mesma medida.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos e avaliar os conhecimentos de cada um.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Paula Burkardt Moreira

Mentora: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF04MA18 - Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.

Objetivos específicos

Reconhecer semelhanças e diferenças entre os quadriláteros (paralelogramo, retângulo, quadrado e losango e trapézio)

Conceito-chave

Quadriláteros, retas paralelas, ângulo reto.

Recursos necessários

  • lousa;
  • geoplano;
  • elásticos;
  • malha pontilhada;
  • régua;
  • papel A4.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: O professor separa a turma em grupos de dois ou três alunos,entrega uma folha impressa para cada grupo e pede para que pintem apenas os quadriláteros. A figura também pode ser projetada ou desenhada na lousa.

Propósito: Levantar conhecimento prévio sobre quadriláteros

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos na lousa as características de cinco quadriláteros relacionando seus lados e seus ângulos. Propõe que, individualmente, construam cinco quadriláteros diferentes com tais características. Os quadriláteros podem ser construídos no geoplano com elásticos, ou na malha pontilhada com o auxílio de uma régua, caso não haja geoplanos suficientes para os alunos. O professor pede para que nomeiem estes quadriláteros. Após esse primeiro momento, o professor sugere que a turma divida-se em grupos de dois ou três alunos e sorteia duas ou três tirinha para cada grupo. Cada grupo monta/desenha e nomeia os quadriláteros que foram sorteados.

Dica de ampliação: visite a página escola kids.

Propósito: Interpretar as características dos quadriláteros e saber colocar essas características na forma concreta.

Discuta com a turma:

Todos os quadriláteros possuem lados paralelos?

Quantos ângulos possuem os quadriláteros?

Vocês conhecem os nomes destes quadriláteros que possuem estas características?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: As soluções esperadas para estas características são: o paralelogramo, o retângulo, o quadrado ou o losango, pois todos estes quatro quadriláteros obedecem às características acima. Nesse momento o professor conceitua paralelogramo como ¨um quadrilátero que possui dois pares de lados paralelos e ângulos opostos de mesma medida¨.

Propósito: Interpretar as características descritas e comparar as composições das figuras.

Discuta com a turma:

Com base no conceito de paralelogramo, podemos afirmar que o retângulo também é um paralelogramo?

Com base no conceito de paralelogramo, podemos afirmar que o quadrado também é um paralelogramo?

Com base no conceito de paralelogramo, podemos afirmar que o losango também é um paralelogramo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: As soluções esperadas para estas características são: o retângulo e o quadrado pois estes dois quadriláteros obedecem às características acima. Nota-se que as figuras podem estar posicionadas de maneira diferente daquelas que estamos acostumados a ver. O professor conceitua retângulo como ¨um quadrilátero que possui dois pares de lados paralelos de mesma medida e quatro ângulos retos.

Propósito: Interpretar as características descritas e comparar as composições das figuras.

Discuta com a turma:

  • Com base no conceito de retângulo, podemos afirmar que o quadrado também é um retângulo?
  • Com base no conceito de retângulo, podemos afirmar que o losango também é um retângulo?
  • Com base no conceito de retângulo, podemos afirmar que o trapézio também é um retângulo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: A solução esperada para estas características é apenas o quadrado. Nota-se que os quadrados podem estar posicionados de maneira diferente daquelas que estamos acostumados a ver. O professor conceitua o quadrado como ¨uma quadrilátero que possui dois pares de lados paralelos, os quatro lados de mesma medida e os quatro ângulos retos¨.

Propósito: Interpretar as características descritas e comparar as composições das figuras.

Discuta com a turma:

Com base no conceito do quadrado, podemos dizer que o retângulo é um quadrado?

Com base no conceito do quadrado, podemos dizer que o losango é um quadrado?

Com base no conceito do quadrado, podemos dizer que o paralelogramo é um quadrado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: As soluções esperadas para estas características são o losango e o quadrado pois estes dois quadriláteros obedecem às características acima. Nota-se que as figuras podem estar posicionadas de maneira diferente daquelas que estamos acostumados a ver. O professor conceitua o losango como ¨um quadrilátero que possui dois lados de pares paralelos e ângulos opostos de mesma medida.

Propósito: Interpretar as características descritas e comparar as composições das figuras.

Discuta com a turma:

  • Com base no conceito do losango, podemos dizer que o quadrado é um losango?
  • Com base no conceito do losango, podemos dizer que o retângulo é um losango?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: As soluções esperadas para estas características são os trapézios, pois são os únicos quadriláteros que obedecem a esta características. Observa-se que existem diversos tipos de trapézios: o isósceles que tem dois lados de mesma medida e um par de lados paralelos; o escaleno, que possui um par de lados paralelos e os quatro lados de medidas diferentes e o retângulo, que tem um par de lados paralelos e todos os lados apresentam medidas diferentes. Conceitue trapézio como um “quadrilátero que possui apenas um par de lados paralelos.”

Propósito: Interpretar as características descritas e comparar as composições das figuras.

Discuta com a turma:

Podemos classificar o trapézio como um paralelogramo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Encerre a aula resumindo as principais características dos paralelogramos, retângulos, losangos, quadrados e trapézios e representando cada um deles.

Propósito: Apresentar de forma clara e objetiva as características dos paralelogramos, retângulos, losangos, quadrados e trapézios.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Encerre a aula resumindo as principais características dos paralelogramos, retângulos, losangos, quadrados e trapézios e representando cada um deles.

Propósito: Apresentar de forma clara e objetiva as características dos paralelogramos, retângulos, losangos, quadrados e trapézios.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Entregue uma malha pontilhada para cada aluno, para que, individualmente, com o auxílio de uma régua, construam dois quadriláteros diferentes que possuam dois pares de lados paralelos e os quatro lados com a mesma medida.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos e avaliar os conhecimentos de cada um.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

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