Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
Necessários:
- Caderno;
- Lápis;
- Régua;
- Grupo de alunos no Whatsapp;
- Zoom.
Opcionais:
- Google Sala de Aula;
- Meet;
- Loom;
- Vídeo: “Números: Números Negativos” Khan academy (disponível aqui).
Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Relembre com a turma os números positivos e negativos, a posição dos números inteiros na reta numerada, bem como o conceito de números opostos (ou simétricos). Para isso, elabore uma breve explicação desses conceitos.
Você pode gravar este momento usando um Podcast ou vídeo no Loom, ou ainda indicar o vídeo “Números negativos” (disponível aqui), do Khan Academy. Oriente-os explicando que esse é um momento de retomada de conteúdos e que, caso tenham dúvidas, elas serão trabalhadas no decorrer da aula.
Atividade principal
Para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, tire uma foto e disponibilize a imagem no grupo de Whatsapp, para que os alunos possam pensar sobre ele. Peça para tentarem resolver sozinhos a atividade. Oriente-os a filmarem ou fotografarem as estratégias e respostas para compartilharem com você e a turma no momento da discussão das soluções.
Raio X
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Compartilhe a imagem do slide com os alunos usando o recurso de e-mail.
Peça para responderem a questão e devolva o e-mail com ela resolvido. Analise as respostas, elabore devolutivas individuais sobre a atividade e reenvie com comentários para os alunos.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para os alunos. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos .
Sugestão Enviada Por: Renata da Silva Gonçalves
Código: MAT7_03NUM05
(EF07MA03) Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.
Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes