Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
Necessários:
- Caderno;
- Lápis;
- Régua;
- Grupo de alunos no Whatsapp;
- Powerpoint.
Opcionais:
- Google Sala de Aula;
- Meet;
- Zoom.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Organize um encontro usando o Meet ou Zoom para a conversar com os alunos sobre a operação de potenciação. Veja se eles lembram o que é uma potenciação e como ela é representada.
Use uma apresentação em Powerpoint para exemplificar uma potenciação e peça para os alunos identificarem a base e o expoente. Estimule a conversa com boas perguntas, como:
- Como seria a representação de um número negativo na potenciação?
- Poderíamos utilizar a representação da multiplicação para facilitar o cálculo de uma potenciação com um número negativo na base?
Ouça com atenção as respostas e anote-as para recuperá-las durante a discussão da atividade principal.
Atividade principal
Para a realização da atividade principal, os alunos precisam ter acesso à tabela para responder a proposta. Para isso, fotografe e compartilhe a atividade no grupo de Whatsapp ou Google Classroom, para que eles possam pensar e compartilhar estratégias para encontrar os valores desconhecidos.
Oriente-os explicando que precisam seguir a sequência de cada um dos itens para chegar à conclusões que auxiliarão muito quando as potenciações aparecerem em um problema ou expressão. Oriente-os a filmar ou fotografar as estratégias e respostas, para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem postar os vídeos ou fotografias para compartilhar as respostas em um ambiente de interação, como Whatsapp ou Google Sala de Aula.
Ouça os comentários dos alunos sobre as regularidades percebidas. Deixe que utilizem as próprias palavras para explicar como chegaram à resposta, porém aproxime-os sempre da linguagem matemática utilizando as palavras: base, expoente, potenciação e potência (resultado).
Raio X
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Compartilhe a imagem do slide com os alunos, usando o recurso de e-mail.
Peça para responderem a questão e devolver o e-mail com ele resolvido. Analise as respostas, elabore devolutivas individuais sobre a atividade e reenvie com comentários para os alunos.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.