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Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Comparando Notações

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Comparar números escritos em notação científica.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Augusto do Nascimento Vieira,

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fábio Augusto do Nascimento Vieira

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF09MA04) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.

Objetivos específicos

Comparar números escritos em notação científica.

Conceito-chave

Notação Científica.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha e papel.
  • Atividades impressas em folhas, projetadas ou colocadas na lousa.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e discuta com os alunos sobre o sistema de internacional de medidas de tempo. Faça com que eles observem que medidas representadas por números muito pequenos ou grandes podem ser observadas no nosso dia-a-dia. Quais unidades para medir o tempo vocês conhecem? Peça que citem exemplos e utilize os exemplos citados para retomando as regras (conceito) da notação científica.

Propósito: Observar medidas que podem ser escritas com números em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém já ouviu essa frase de Einstein? Vocês concordam com ela?
  • Em notação científica, o que diferencia um número muito pequeno de um número muito grande?
  • Quais são as regras da notação científica?

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Resolução da Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e discuta com os alunos sobre o sistema de internacional de medidas de tempo. Faça com que eles observem que medidas representadas por números muito pequenos ou grandes podem ser observadas no nosso dia-a-dia. Quais unidades para medir o tempo vocês conhecem? Peça que citem exemplos e utilize os exemplos citados para retomando as regras (conceito) da notação científica.

Propósito: Observar medidas que podem ser escritas com números em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém já ouviu essa frase de Einstein? Vocês concordam com ela?
  • Em notação científica, o que diferencia um número muito pequeno de um número muito grande?
  • Quais são as regras da notação científica?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Coloque a atividade em algum local visível (projetor, lousa, flip-chart, etc). Ela poderá ser realizada individualmente ou em grupos de até 4 pessoas. Conduza a leitura da atividade e verifique se os alunos ficaram com alguma dúvida. Comente sobre o que é o sistema internacional de medida (SI).

Enquanto os alunos estiverem fazendo, caminhe pela sala e ajude os que estão com mais dificuldades. Corrija a atividade retomando as regras (conceito) da notação científica.

Propósito: Escrever números em notação científica.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos.

Discuta com a turma:

  • Quais unidades para medir o tempo vocês conhecem?
  • Alguém já ouviu essa frase de Einstein? Vocês concordam com ela?
  • Para escrever números pequenos em notação científica, o expoente é positivo ou negativo?
  • Quais são as regras da notação científica?

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Resolução da Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e discuta com os alunos sobre o sistema de internacional de medidas de tempo. Faça com que eles observem que medidas representadas por números muito pequenos ou grandes podem ser observadas no nosso dia-a-dia. Quais unidades para medir o tempo vocês conhecem? Peça que citem exemplos e utilize os exemplos citados para retomando as regras (conceito) da notação científica.

Propósito: Observar medidas que podem ser escritas com números em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém já ouviu essa frase de Einstein? Vocês concordam com ela?
  • Em notação científica, o que diferencia um número muito pequeno de um número muito grande?
  • Quais são as regras da notação científica?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (4 e 5).

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Converse com a turma sobre os dados da tabela. Peça para citarem situações em que o conhecimento da capacidade de armazenamento de um dispositivo são relevantes. As atividades escritas serão realizadas no próximo momento. Reforce a orientação para aproximarem os valores da tabela para o milhar mais próximo, ou seja, 1024 para 1000. Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Comparar números escritos em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Você tem computadores/celulares/tablets? Você conhece a capacidade de armazenamento desses aparelhos?
  • Qual dos múltiplos do Byte é mais conhecido?
  • Quais arquivos ocupam mais espaço nessa mídias?

Mais informações sobre as unidades de armazenamento de dados:

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (4 e 5).

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Converse com a turma sobre os dados da tabela. Peça para citarem situações em que o conhecimento da capacidade de armazenamento de um dispositivo são relevantes. As atividades escritas serão realizadas no próximo momento. Reforce a orientação para aproximarem os valores da tabela para o milhar mais próximo, ou seja, 1024 para 1000. Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Comparar números escritos em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Qual é a importância do expoente na notação científica?
  • Para comparar números em notação científica, eles devem ter o mesmo expoente?
  • Quais estratégias foram utilizadas para resolver as questões?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Peça que os alunos compartilhem seus resultados e como resolveram a questão. Durante a explicação de cada aluno será possível compartilhar as estratégias/raciocínios e também, se for necessário, será um momento para corrigir erros de conceito (teoria) que não ficaram bem compreendidos. Incentive os alunos a compartilhar suas respostas mesmos que pensem estar errado, esse é um momento de troca de ideias e conhecimentos.

Propósito: Compartilhar estratégias de comparação de números muito grandes.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou diferente? Será que tem outra forma de fazer?
  • Vocês acreditam que é o jeito mais fácil de pensar? Alguém percebeu algo de errado?
  • O cálculo aproximado altera o processo de comparação dos valores?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Peça que os alunos registrem as conclusões e estratégias para analisar o expoente e o coeficiente na comparação de números escritos em notação científica. Relembre também as regras do coeficiente da notação, que deve estar no intervalo entre 1 e 10, podendo ser igual a 1 e sempre menor que 10. Sugestão de leitura complementar sobre o assunto: Portal da Matemática, acesse no link: https://goo.gl/FHyT5o.

Propósito: Comparar números escritos em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguma dúvida com o expoente da notação científica?
  • Alguma dúvida com o coeficiente da notação científica?
  • Comparar números com muitos zeros, é melhor com a notação científica?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que os alunos façam a atividade individualmente. Verifique se eles compreenderam como registrar números em notação científica. Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos. Acesse o guia de intervenção. Acesse a resolução dessa atividade.

Propósito: Registrar e comparar números escritos em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Qual a melhor forma de comparar os números?
  • Algum padrão facilita a comparação?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fábio Augusto do Nascimento Vieira

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF09MA04) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.

Objetivos específicos

Comparar números escritos em notação científica.

Conceito-chave

Notação Científica.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha e papel.
  • Atividades impressas em folhas, projetadas ou colocadas na lousa.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e discuta com os alunos sobre o sistema de internacional de medidas de tempo. Faça com que eles observem que medidas representadas por números muito pequenos ou grandes podem ser observadas no nosso dia-a-dia. Quais unidades para medir o tempo vocês conhecem? Peça que citem exemplos e utilize os exemplos citados para retomando as regras (conceito) da notação científica.

Propósito: Observar medidas que podem ser escritas com números em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém já ouviu essa frase de Einstein? Vocês concordam com ela?
  • Em notação científica, o que diferencia um número muito pequeno de um número muito grande?
  • Quais são as regras da notação científica?

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e discuta com os alunos sobre o sistema de internacional de medidas de tempo. Faça com que eles observem que medidas representadas por números muito pequenos ou grandes podem ser observadas no nosso dia-a-dia. Quais unidades para medir o tempo vocês conhecem? Peça que citem exemplos e utilize os exemplos citados para retomando as regras (conceito) da notação científica.

Propósito: Observar medidas que podem ser escritas com números em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém já ouviu essa frase de Einstein? Vocês concordam com ela?
  • Em notação científica, o que diferencia um número muito pequeno de um número muito grande?
  • Quais são as regras da notação científica?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Coloque a atividade em algum local visível (projetor, lousa, flip-chart, etc). Ela poderá ser realizada individualmente ou em grupos de até 4 pessoas. Conduza a leitura da atividade e verifique se os alunos ficaram com alguma dúvida. Comente sobre o que é o sistema internacional de medida (SI).

Enquanto os alunos estiverem fazendo, caminhe pela sala e ajude os que estão com mais dificuldades. Corrija a atividade retomando as regras (conceito) da notação científica.

Propósito: Escrever números em notação científica.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos.

Discuta com a turma:

  • Quais unidades para medir o tempo vocês conhecem?
  • Alguém já ouviu essa frase de Einstein? Vocês concordam com ela?
  • Para escrever números pequenos em notação científica, o expoente é positivo ou negativo?
  • Quais são as regras da notação científica?

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e discuta com os alunos sobre o sistema de internacional de medidas de tempo. Faça com que eles observem que medidas representadas por números muito pequenos ou grandes podem ser observadas no nosso dia-a-dia. Quais unidades para medir o tempo vocês conhecem? Peça que citem exemplos e utilize os exemplos citados para retomando as regras (conceito) da notação científica.

Propósito: Observar medidas que podem ser escritas com números em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém já ouviu essa frase de Einstein? Vocês concordam com ela?
  • Em notação científica, o que diferencia um número muito pequeno de um número muito grande?
  • Quais são as regras da notação científica?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (4 e 5).

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Converse com a turma sobre os dados da tabela. Peça para citarem situações em que o conhecimento da capacidade de armazenamento de um dispositivo são relevantes. As atividades escritas serão realizadas no próximo momento. Reforce a orientação para aproximarem os valores da tabela para o milhar mais próximo, ou seja, 1024 para 1000. Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Comparar números escritos em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Você tem computadores/celulares/tablets? Você conhece a capacidade de armazenamento desses aparelhos?
  • Qual dos múltiplos do Byte é mais conhecido?
  • Quais arquivos ocupam mais espaço nessa mídias?

Mais informações sobre as unidades de armazenamento de dados:

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (4 e 5).

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Converse com a turma sobre os dados da tabela. Peça para citarem situações em que o conhecimento da capacidade de armazenamento de um dispositivo são relevantes. As atividades escritas serão realizadas no próximo momento. Reforce a orientação para aproximarem os valores da tabela para o milhar mais próximo, ou seja, 1024 para 1000. Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Comparar números escritos em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Qual é a importância do expoente na notação científica?
  • Para comparar números em notação científica, eles devem ter o mesmo expoente?
  • Quais estratégias foram utilizadas para resolver as questões?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Peça que os alunos compartilhem seus resultados e como resolveram a questão. Durante a explicação de cada aluno será possível compartilhar as estratégias/raciocínios e também, se for necessário, será um momento para corrigir erros de conceito (teoria) que não ficaram bem compreendidos. Incentive os alunos a compartilhar suas respostas mesmos que pensem estar errado, esse é um momento de troca de ideias e conhecimentos.

Propósito: Compartilhar estratégias de comparação de números muito grandes.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou diferente? Será que tem outra forma de fazer?
  • Vocês acreditam que é o jeito mais fácil de pensar? Alguém percebeu algo de errado?
  • O cálculo aproximado altera o processo de comparação dos valores?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Peça que os alunos registrem as conclusões e estratégias para analisar o expoente e o coeficiente na comparação de números escritos em notação científica. Relembre também as regras do coeficiente da notação, que deve estar no intervalo entre 1 e 10, podendo ser igual a 1 e sempre menor que 10. Sugestão de leitura complementar sobre o assunto: Portal da Matemática, acesse no link: https://goo.gl/FHyT5o.

Propósito: Comparar números escritos em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguma dúvida com o expoente da notação científica?
  • Alguma dúvida com o coeficiente da notação científica?
  • Comparar números com muitos zeros, é melhor com a notação científica?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que os alunos façam a atividade individualmente. Verifique se eles compreenderam como registrar números em notação científica. Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos. Acesse o guia de intervenção. Acesse a resolução dessa atividade.

Propósito: Registrar e comparar números escritos em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Qual a melhor forma de comparar os números?
  • Algum padrão facilita a comparação?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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