10422
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Números

Plano de aula - Valor posicional dos algarismos.

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Identificar o valor posicional dos algarismos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Yana Yê dos Santos Dias

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos necessários
- Estojo, papel ou caderno para anotações;
- Zoom, GMeet, WhatsApp, e-mail ou impressão; 
- Calculadora.

Recursos opcionais
- Celular, computador ou tablet;
- Calculadora da Zuzu (disponível aqui).

Para este plano, foque na etapa Atividade principal.

Retomada
Apesar do foco ser a atividade principal, a retomada traz um desafio interessante para os alunos discutirem, que dará base para que resolvam a atividade principal. Neste caso, não é necessário projetar os slides, você pode escrever em forma de texto via Whatsapp, ou enviar previamente, mesmo que a aula seja síncrona, para que os alunos comecem a pensar sobre o assunto e se engajar na atividade.

Atividade principal
Para a realização da atividade principal, será necessária o uso de uma calculadora. Os alunos podem utilizar a do celular, tablet ou uma online. Primeiramente, eles podem manipular a calculadora à vontade. Depois, você pode mostrar um passo a passo de como usar a calculadora e cada uma das teclas através de fotografias ou vídeo.

A atividade principal pode ser apresentada por meio de aula síncrona (pelo Zoom ou Google Meet, por exemplo), apresentando os slides onde estão os questionamentos ou por fotografias e textos. Como os alunos estarão trabalhando todos juntos e não em grupos, é interessante que cada desafio seja apresentado separadamente, assim, podem experimentar um a um com a calculadora. Se forem apresentados todos juntos, será muita informação de uma vez para utilizarem e conseguirem responder.

Eles também podem copiar os desafios no caderno e fazer o levantamento de hipóteses, explicar o raciocínio e colocar as conclusões para, depois, enviar pela mesma via de comunicação e interação. Nesse momento, é importante que os alunos tentem encontrar a solução sozinhos com base no próprio raciocínio sem receber respostas prontas, principalmente do professor.

Discussão das soluções
Para a discussão das soluções, compartilhe novamente os desafios, um por um, e peça para os alunos enviarem as soluções por meio de texto ou áudio. Por meio de áudio, alguns alunos conseguem explicar melhor o raciocínio. Faça intervenções e questionamentos provocando para que eles exponham o raciocínio e estratégias para a construção dos números. Eles podem anotar nos cadernos as regularidades que encontraram durante a discussão e outras possíveis soluções através da trocas. Essas anotações podem servir para consulta posterior.

Raio X e atividades complementares
A atividade do Raio X e as atividades complementares podem ser usados como tarefa de casa ou em outra aula, como uma atividade de consolidação do conhecimento. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal.

Convite às famílias
Os alunos podem envolver a família propondo novos desafios numéricos criados por eles. Vai ser muito interessante tambémverem os familiares quebrando a cabeça como eles mesmos quebraram para realizar a atividade. Além disso, também podem confrontar diferentes estratégias. É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao redor nas atividades escolares, mas devemos levar em consideração que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar afazeres e trabalhos para ajudá-los.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_02NUM04

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas