19254
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Empreendedora > 2º ano > Unidade

Plano de aula - É hora de finalizar a produção!

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 2 sobre Finalizar a produção do conteúdo temático.

Plano 03 de 4 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ariane Previde Paz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: Comunicação na Escola é uma sequência que propõe a criação de um meio de comunicação dentro da escola para promover a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos e pontos de vista dos alunos. Para expressar o desejo de comunicação dos alunos de maneira colaborativa, eles decidem o que querem falar à comunidade escolar e como fazer isso de forma efetiva. Durante toda a sequência, eles são estimulados a pensar e repensar na proposta, baseada em práticas comunicativas já vivenciadas e práticas não conhecidas por todos. A avaliação é uma atividade constante e uma ferramenta que fortalece o compromisso social, a criatividade, a autoria, a iniciativa e a responsabilidade. Esta sequência é composta por 4 planos de aula. O primeiro tem duração de 2 aulas, o segundo, o terceiro e o quarto têm uma aula cada. Os planos são interdependentes.

Sobre esse plano: após revisitarem o plano de ação construído na aula anterior, os alunos continuam a produção do conteúdo que será exposto para toda a comunidade escolar, com o objetivo de finalizá-la ainda nessa aula. Por isso, no fechamento, os grupos avaliam se conseguiram ou não terminar a atividade e discutem o prazo e as ações necessárias para concluí-la.

Organização das aulas: o plano está previsto para acontecer em uma aula (totalizando 50 minutos) e dependerá da avaliação dos alunos para estabelecer o intervalo de tempo com o último plano.

Ação prévia: no dia anterior, relembre os alunos sobre esse momento. Peça para não esquecerem o material necessário para finalizar a produção.

Materiais necessários: computador e projetor, caso queira apresentar o último slide para os alunos.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: Comunicação na Escola é uma proposta eficiente e rápida para ampliar o diálogo na comunidade escolar e estabelecer o encontro do conteúdo produzido com as emoções do leitor. A sequência, pautada no compromisso social, favorece a autonomia, a criatividade, a responsabilidade, a autopercepção, o protagonismo, a colaboração e a busca por novos conhecimentos e novas oportunidades.

Material complementar: a Educação Empreendedora impulsiona autoconfiança, iniciativa, responsabilidade, criatividade, autonomia e flexibilidade. A leitura do link abaixo auxilia a compreensão da proposta como uma ferramenta para despertar e motivar a construção de ideias inovadoras.

Cidadania e criticidade: lugar, protagonismo e identidade escolar. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/5160/cidadania-e-criticidade-lugar-protagonismo-e-identidade-escolar. Acesso em: 17-Fev-2020.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: explique aos alunos que eles terão essa aula para finalizar a construção do conteúdo já iniciada. Para isso, peça que retomem o plano de ação e, se necessário, atualizem-no a partir da pesquisa realizada durante a semana. Apesar de os alunos já terem começado a produção na aula anterior, mudanças podem surgir a partir do novo conhecimento adquirido. Diga que reelaborar faz parte do percurso de aprendizagem, porém, relembre-os de que há um prazo e, caso não finalizem dentro dele, necessitarão de um trabalho extraclasse.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: nesse momento, fale para os alunos continuarem com a produção já iniciada na aula anterior. Em um ambiente em que o poder de decisão e escolha está nas mãos dos alunos, a autoconfiança, senso crítico, iniciativa, autoria e interdependência ganham espaço. Durante a produção, percorra os grupos para auxiliá-los, se necessário.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: é o momento de avaliar o que falta para os alunos concluírem a produção do conteúdo.

Solicite aos alunos que avaliem e anotem o que ainda falta para terminar as produções. Peça para cada grupo escolher a cor que corresponde à avaliação do trabalho já realizado:

Vermelho: estamos muito atrasados e não conseguiremos entregar na próxima aula.

Amarelo: não finalizamos, mas faremos um trabalho extraclasse para finalizá-lo e entregaremos na próxima aula.

Verde: finalizamos a produção.

Os grupos que se colocarem no vermelho deverão expor as dúvidas, necessidades, angústias e problemas, para que todos possam ajudá-los. Nesse caso, reveja o intervalo dessa aula com a próxima. Discuta com os grupos quanto tempo a mais eles precisarão e se o trabalho será realizado na sala ou como atividade extraclasse.

Perante os obstáculos e imprevistos relatados, diga para os alunos se colocarem no centro do processo de aprendizagem, tornando-se livres para desenvolver a criatividade e autonomia. Diga que será necessário que eles persistam diante de um problema, que poderá torná-los mais flexíveis e resilientes ao buscarem solucionar os problemas de maneira colaborativa e inovadora.

Para ajudá-los, peça aos grupos que pontuem o que está faltando para concluírem o trabalho. Anote no quadro e peça sugestões de como resolver. Se necessário, questione o que causou o atraso. Explique que saber a causa pode ajudar a encontrar a solução. Avalie com os alunos se as sugestões são possíveis de ser realizadas e se atendem às necessidades do grupo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: Comunicação na Escola é uma sequência que propõe a criação de um meio de comunicação dentro da escola para promover a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos e pontos de vista dos alunos. Para expressar o desejo de comunicação dos alunos de maneira colaborativa, eles decidem o que querem falar à comunidade escolar e como fazer isso de forma efetiva. Durante toda a sequência, eles são estimulados a pensar e repensar na proposta, baseada em práticas comunicativas já vivenciadas e práticas não conhecidas por todos. A avaliação é uma atividade constante e uma ferramenta que fortalece o compromisso social, a criatividade, a autoria, a iniciativa e a responsabilidade. Esta sequência é composta por 4 planos de aula. O primeiro tem duração de 2 aulas, o segundo, o terceiro e o quarto têm uma aula cada. Os planos são interdependentes.

Sobre esse plano: após revisitarem o plano de ação construído na aula anterior, os alunos continuam a produção do conteúdo que será exposto para toda a comunidade escolar, com o objetivo de finalizá-la ainda nessa aula. Por isso, no fechamento, os grupos avaliam se conseguiram ou não terminar a atividade e discutem o prazo e as ações necessárias para concluí-la.

Organização das aulas: o plano está previsto para acontecer em uma aula (totalizando 50 minutos) e dependerá da avaliação dos alunos para estabelecer o intervalo de tempo com o último plano.

Ação prévia: no dia anterior, relembre os alunos sobre esse momento. Peça para não esquecerem o material necessário para finalizar a produção.

Materiais necessários: computador e projetor, caso queira apresentar o último slide para os alunos.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: Comunicação na Escola é uma proposta eficiente e rápida para ampliar o diálogo na comunidade escolar e estabelecer o encontro do conteúdo produzido com as emoções do leitor. A sequência, pautada no compromisso social, favorece a autonomia, a criatividade, a responsabilidade, a autopercepção, o protagonismo, a colaboração e a busca por novos conhecimentos e novas oportunidades.

Material complementar: a Educação Empreendedora impulsiona autoconfiança, iniciativa, responsabilidade, criatividade, autonomia e flexibilidade. A leitura do link abaixo auxilia a compreensão da proposta como uma ferramenta para despertar e motivar a construção de ideias inovadoras.

Cidadania e criticidade: lugar, protagonismo e identidade escolar. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/5160/cidadania-e-criticidade-lugar-protagonismo-e-identidade-escolar. Acesso em: 17-Fev-2020.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: explique aos alunos que eles terão essa aula para finalizar a construção do conteúdo já iniciada. Para isso, peça que retomem o plano de ação e, se necessário, atualizem-no a partir da pesquisa realizada durante a semana. Apesar de os alunos já terem começado a produção na aula anterior, mudanças podem surgir a partir do novo conhecimento adquirido. Diga que reelaborar faz parte do percurso de aprendizagem, porém, relembre-os de que há um prazo e, caso não finalizem dentro dele, necessitarão de um trabalho extraclasse.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: nesse momento, fale para os alunos continuarem com a produção já iniciada na aula anterior. Em um ambiente em que o poder de decisão e escolha está nas mãos dos alunos, a autoconfiança, senso crítico, iniciativa, autoria e interdependência ganham espaço. Durante a produção, percorra os grupos para auxiliá-los, se necessário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: é o momento de avaliar o que falta para os alunos concluírem a produção do conteúdo.

Solicite aos alunos que avaliem e anotem o que ainda falta para terminar as produções. Peça para cada grupo escolher a cor que corresponde à avaliação do trabalho já realizado:

Vermelho: estamos muito atrasados e não conseguiremos entregar na próxima aula.

Amarelo: não finalizamos, mas faremos um trabalho extraclasse para finalizá-lo e entregaremos na próxima aula.

Verde: finalizamos a produção.

Os grupos que se colocarem no vermelho deverão expor as dúvidas, necessidades, angústias e problemas, para que todos possam ajudá-los. Nesse caso, reveja o intervalo dessa aula com a próxima. Discuta com os grupos quanto tempo a mais eles precisarão e se o trabalho será realizado na sala ou como atividade extraclasse.

Perante os obstáculos e imprevistos relatados, diga para os alunos se colocarem no centro do processo de aprendizagem, tornando-se livres para desenvolver a criatividade e autonomia. Diga que será necessário que eles persistam diante de um problema, que poderá torná-los mais flexíveis e resilientes ao buscarem solucionar os problemas de maneira colaborativa e inovadora.

Para ajudá-los, peça aos grupos que pontuem o que está faltando para concluírem o trabalho. Anote no quadro e peça sugestões de como resolver. Se necessário, questione o que causou o atraso. Explique que saber a causa pode ajudar a encontrar a solução. Avalie com os alunos se as sugestões são possíveis de ser realizadas e se atendem às necessidades do grupo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 2º ano :

MAIS AULAS DE Educação Empreendedora do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP24 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP09 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP11 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP21 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP37 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP12 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP39 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Empreendedora

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano