Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_05ALG06)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações, régua.
- Optativas: Calculadora e tesoura.
Aquecimento
- Pela rede social escolhida, peça que relembrem sobre como se fatora a expressão: a² + 2. a.b + b². Lembrando que é um produto notável e necessita uma atenção por ser de mais fácil percepção do que outros casos.
Atividade principal
- Proponha uma pesquisa (em livros ou na internet), determinando um prazo para a entrega, de situações-problema que podem gerar o produto notável
(a + b)² que envolvem superfícies. E, na entrega, peça que descrevam ou mostrem as correspondentes geométricas das expressões geradas.
Painel e discussão de soluções
Depende das respostas. Mas conduza de forma a perceberem a força do uso de um produto notável como ferramenta de cálculo
Sistematização e encerramento
- Faça uma sistematização dizendo que o produto notável (a + b)² deve ser visto de forma que o termo a e b possam ainda ser formados por monômios que apresentam a parte numérica diferente de 1. Ex.: (2x + 3y)² = 4x² + 12x.y + 9y²; pois o a=2x e b=3y.
Raio X
Sugira que desenvolvam a expressão: (3x + 5y)² = ?
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, a pesquisarem as situações ou sugerirem situações para o uso das expressões do tipo (a + b)².
Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes
Código: MAT9_05ALG06
(EF09MA09) Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.
AULA 03
Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem como explorar a fatoração de termos com fator em comum, diferença entre dois quadrados e trinômio do quadrado perfeito, relacionando-os com os produtos notáveis; resolver equações quadráticas; explorar o uso da proporcionalidade entre grandezas de diferentes espécies; analisar regularidades que levem à representação algébrica de uma função; explorar o conceito de função e sua representação gráfica.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
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