18008
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Brincando com as vistas ortogonais

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do EF sobre Brincando com as vistas ortogonais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Gerhardt Gomes Roza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_17GEO02)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) lanterna, régua e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.

Atividade principal
Pela rede social escolhida para essa atividade, peça que separem novamente 3 objetos pequenos de formatos diferentes em suas próprias casas.
Não esqueça de, antecipadamente, preveni-los de que será preciso usar uma lanterna.
Essa atividade pode ser replicada praticamente do mesmo modo nas residências. Alertando que, se não tiver uma pessoa para auxiliar durante a atividade, procurem uma superfície reta para apoiarem seus objetos.

Discussão das soluções
- Na discussão das soluções as perguntas devem ser guiadas para que as medidas do contorno da sombra sejam as mesmas do objeto para que seja garantido que seja uma projeção ortogonal.

Sistematização e encerramento
- Faça uma sistematização e encerre destacando que as projeções ortogonais têm a mesma medida do contorno do objeto e que, como projetam polígonos, é possível calcular a área das projeções.

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem suas explorações sobre as novas experiências com a geometria, pedindo auxílio nas medições dessa atividade.



Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_17GEO03

(EF09MA17) Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 9º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas