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Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Brincando com as vistas ortogonais

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do EF sobre Brincando com as vistas ortogonais

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Gerhardt Gomes Roza

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Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA16 - Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

EF08MA15 - Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.

Objetivos específicos

Relacionar a área de uma figura geométrica plana com as vistas ortogonais de uma figura geométrica não plana.

Conceito-chave

Calcular a área de uma figura geométrica plana relacionando com a vista ortogonal de uma figura geométrica não plana.

Conhecimentos Prévios

Cálculo de área de uma figura geométrica plana.

Conceito de vistas ortogonais.

Recursos necessários

  • Régua
  • Transferidor
  • lanterna
  • Objetos em formato de sólidos geométricos
  • Caixa de papelão em forma de paralelepípedo
  • Aquecimento impresso
  • Atividades Principal Impressa
  • Raio X impresso

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 11).

Orientações: Professor, inicie a aula questionando os alunos sobre o que são sólidos geométricos, pergunte se todos sabem o que é isso, onde podemos encontrar esses sólidos e se tem alguma utilidade em nosso dia a dia.

Leia com os alunos a definição apresentada no slide e pergunte se conhecem poliedros, corpos redondos e alguns outros tipos de sólidos geométricos.

É importante que os alunos saibam diferenciar uma figura bidimensional de uma tridimensional. Em nosso guia de intervenções tem uma proposta de atividade caso os alunos apresentem dificuldades na definição destes conceitos.

Propósito: Definir o conceito de sólidos geométricos e apresentar sua utilização no dia a dia.

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 11).

Orientações: Professor, inicie a aula questionando os alunos sobre o que são sólidos geométricos, pergunte se todos sabem o que é isso, onde podemos encontrar esses sólidos e se tem alguma utilidade em nosso dia a dia.

Leia com os alunos a definição apresentada no slide e pergunte se conhecem poliedros, corpos redondos e alguns outros tipos de sólidos geométricos.

É importante que os alunos saibam diferenciar uma figura bidimensional de uma tridimensional. Em nosso guia de intervenções tem uma proposta de atividade caso os alunos apresentem dificuldades na definição destes conceitos.

Propósito: Definir o conceito de sólidos geométricos e apresentar sua utilização no dia a dia.

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 11).

Orientações: Professor, inicie a aula questionando os alunos sobre o que são sólidos geométricos, pergunte se todos sabem o que é isso, onde podemos encontrar esses sólidos e se tem alguma utilidade em nosso dia a dia.

Leia com os alunos a definição apresentada no slide e pergunte se conhecem poliedros, corpos redondos e alguns outros tipos de sólidos geométricos.

É importante que os alunos saibam diferenciar uma figura bidimensional de uma tridimensional. Em nosso guia de intervenções tem uma proposta de atividade caso os alunos apresentem dificuldades na definição destes conceitos.

Propósito: Definir o conceito de sólidos geométricos e apresentar sua utilização no dia a dia.

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 11).

Orientações: Professor, inicie a aula questionando os alunos sobre o que são sólidos geométricos, pergunte se todos sabem o que é isso, onde podemos encontrar esses sólidos e se tem alguma utilidade em nosso dia a dia.

Leia com os alunos a definição apresentada no slide e pergunte se conhecem poliedros, corpos redondos e alguns outros tipos de sólidos geométricos.

É importante que os alunos saibam diferenciar uma figura bidimensional de uma tridimensional. Em nosso guia de intervenções tem uma proposta de atividade caso os alunos apresentem dificuldades na definição destes conceitos.

Propósito: Definir o conceito de sólidos geométricos e apresentar sua utilização no dia a dia.

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 11).

Orientações: Professor, inicie a aula questionando os alunos sobre o que são sólidos geométricos, pergunte se todos sabem o que é isso, onde podemos encontrar esses sólidos e se tem alguma utilidade em nosso dia a dia.

Leia com os alunos a definição apresentada no slide e pergunte se conhecem poliedros, corpos redondos e alguns outros tipos de sólidos geométricos.

É importante que os alunos saibam diferenciar uma figura bidimensional de uma tridimensional. Em nosso guia de intervenções tem uma proposta de atividade caso os alunos apresentem dificuldades na definição destes conceitos.

Propósito: Definir o conceito de sólidos geométricos e apresentar sua utilização no dia a dia.

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 11).

Orientações: Professor, inicie a aula questionando os alunos sobre o que são sólidos geométricos, pergunte se todos sabem o que é isso, onde podemos encontrar esses sólidos e se tem alguma utilidade em nosso dia a dia.

Leia com os alunos a definição apresentada no slide e pergunte se conhecem poliedros, corpos redondos e alguns outros tipos de sólidos geométricos.

É importante que os alunos saibam diferenciar uma figura bidimensional de uma tridimensional. Em nosso guia de intervenções tem uma proposta de atividade caso os alunos apresentem dificuldades na definição destes conceitos.

Propósito: Definir o conceito de sólidos geométricos e apresentar sua utilização no dia a dia.

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 11).

Orientações: Professor, inicie a aula questionando os alunos sobre o que são sólidos geométricos, pergunte se todos sabem o que é isso, onde podemos encontrar esses sólidos e se tem alguma utilidade em nosso dia a dia.

Leia com os alunos a definição apresentada no slide e pergunte se conhecem poliedros, corpos redondos e alguns outros tipos de sólidos geométricos.

É importante que os alunos saibam diferenciar uma figura bidimensional de uma tridimensional. Em nosso guia de intervenções tem uma proposta de atividade caso os alunos apresentem dificuldades na definição destes conceitos.

Propósito: Definir o conceito de sólidos geométricos e apresentar sua utilização no dia a dia.

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 11).

Orientações: Professor, inicie a aula questionando os alunos sobre o que são sólidos geométricos, pergunte se todos sabem o que é isso, onde podemos encontrar esses sólidos e se tem alguma utilidade em nosso dia a dia.

Leia com os alunos a definição apresentada no slide e pergunte se conhecem poliedros, corpos redondos e alguns outros tipos de sólidos geométricos.

É importante que os alunos saibam diferenciar uma figura bidimensional de uma tridimensional. Em nosso guia de intervenções tem uma proposta de atividade caso os alunos apresentem dificuldades na definição destes conceitos.

Propósito: Definir o conceito de sólidos geométricos e apresentar sua utilização no dia a dia.

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 11).

Orientações: Professor, inicie a aula questionando os alunos sobre o que são sólidos geométricos, pergunte se todos sabem o que é isso, onde podemos encontrar esses sólidos e se tem alguma utilidade em nosso dia a dia.

Leia com os alunos a definição apresentada no slide e pergunte se conhecem poliedros, corpos redondos e alguns outros tipos de sólidos geométricos.

É importante que os alunos saibam diferenciar uma figura bidimensional de uma tridimensional. Em nosso guia de intervenções tem uma proposta de atividade caso os alunos apresentem dificuldades na definição destes conceitos.

Propósito: Definir o conceito de sólidos geométricos e apresentar sua utilização no dia a dia.

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 12 a 18).

Orientações: Professor, antes da aula espalhe pela sala objetos que sejam sólidos geométricos, esses objetos podem ser grandes ou pequenos, procure objetos bem diferentes quanto ao formato, podem ser caixas, cofrinhos, embalagens de presentes, latas de condimentos, estojo, apagador, giz, copos, entres outros. Entre os objetos coloque uma caixa de papelão ou qualquer outra caixa em forma de paralelepípedo para que possam realizar a segunda parte da atividade principal.

Propósito: Calcular a área da vista ortogonal plana de uma figura geométrica não plana.

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 12 a 18).

Orientações: Professor, antes da aula espalhe pela sala objetos que sejam sólidos geométricos, esses objetos podem ser grandes ou pequenos, procure objetos bem diferentes quanto ao formato, podem ser caixas, cofrinhos, embalagens de presentes, latas de condimentos, estojo, apagador, giz, copos, entres outros. Entre os objetos coloque uma caixa de papelão ou qualquer outra caixa em forma de paralelepípedo para que possam realizar a segunda parte da atividade principal.

Propósito: Calcular a área da vista ortogonal plana de uma figura geométrica não plana.

Discuta com a turma:

  • O que são vistas ortogonais?
  • Um sólido geométrico obtém sempre a mesma vista ortogonal?
  • Como podemos encontrar diferentes vistas ortogonais de um mesmo sólido?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 12 a 18).

Orientações: Professor, instigue os alunos a encontrarem diferentes vistas ortogonais, peça que troquem a angulação da lanterna, projete a sombra em várias posições, deixe que brinquem nesse momento da atividade, a cada sombra projetada questione sobre a figura geométrica plana que está sendo formada e vá definindo com os alunos as posições.

Para uma que a relização da atividade seja eficiente, é necessário que a sala fique o mais escuro possível, se a sala tiver muitas janelas sem cortina, forre as janelas com papel pardo, cartazes ou TNT escuro para diminuir a passagem de luz.

Propósito: Calcular a área da vista ortogonal plana de uma figura geométrica não plana.

Discuta com a turma:

  • Quais são as vistas ortogonais possíveis de se encontrar em um sólido geométrico?
  • De quantos ângulos é possível observá-los?
  • Quando a sombra é projetada no chão, qual é a vista que encontramos?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 12 a 18).

Orientações: Professor, desperte a curiosidade dos alunos para esta atividade, questione sobre como encontrar a vista ortogonal com as mesmas dimensões que o objeto.

Converse sobre como esse recurso pode ajudar quando nos tratamos de grandes objetos ou construções.

Propósito: Calcular a área da vista ortogonal plana de uma figura geométrica não plana.

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 12 a 18).

Orientações: Professor, desperte a curiosidade dos alunos para esta atividade, questione sobre como encontrar a vista ortogonal com as mesmas dimensões que o objeto.

Converse sobre como esse recurso pode ajudar quando nos tratamos de grandes objetos ou construções.

Propósito: Calcular a área da vista ortogonal plana de uma figura geométrica não plana.

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 12 a 18).

Orientações: Professor, desperte a curiosidade dos alunos para esta atividade, questione sobre como encontrar a vista ortogonal com as mesmas dimensões que o objeto.

Converse sobre como esse recurso pode ajudar quando nos tratamos de grandes objetos ou construções.

Propósito: Calcular a área da vista ortogonal plana de uma figura geométrica não plana.

Discuta com a turma:

  • Em qual posição podemos colocar a lanterna para que possamos encontrar a vista ortogonal lateral?
  • É possível verificar se a vista ortogonal tem as mesmas dimensões que o objeto?
  • Você acha que é possível calcular a área da vista ortogonal?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 12 a 18).

Orientações: Professor, desperte a curiosidade dos alunos para esta atividade, questione sobre como encontrar a vista ortogonal com as mesmas dimensões que o objeto.

Converse sobre como esse recurso pode ajudar quando nos tratamos de grandes objetos ou construções.

Propósito: Calcular a área da vista ortogonal plana de uma figura geométrica não plana.

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 19 a 22).

Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante, os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas. É interessante que os alunos compartilhem suas opiniões e hipóteses. Convide os alunos a apresentarem suas soluções aos colegas e convide os alunos que utilizaram caminhos diferentes para a solução do problema para um momento de discussão.

Propósito: Discutir as possíveis formas de cálculo da área da vista ortogonal plana de uma figura geométrica não plana.

Discuta com a turma:

Depois que os grupos apresentarem seus resultados,questione:

  • Quais instrumentos podemos utilizar para nos auxiliar nessa verificação?
  • Existem outras formas possíveis dessa verificação?
  • Pensando em uma vista ortogonal projetada pelo sol, em que momento do dia é possível verificar vistas ortogonais?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 19 a 22).

Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante, os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas. É interessante que os alunos compartilhem suas opiniões e hipóteses. Convide os alunos a apresentarem suas soluções aos colegas e convide os alunos que utilizaram caminhos diferentes para a solução do problema para um momento de discussão.

Propósito: Discutir as possíveis formas de cálculo da área da vista ortogonal plana de uma figura geométrica não plana.

Discuta com a turma:

  • Que ângulos precisamos encontrar para afirmar que a vista tem as mesmas dimensões que o objeto?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 19 a 22).

Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante, os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas. É interessante que os alunos compartilhem suas opiniões e hipóteses. Convide os alunos a apresentarem suas soluções aos colegas e convide os alunos que utilizaram caminhos diferentes para a solução do problema para um momento de discussão.

Propósito: Discutir as possíveis formas de cálculo da área da vista ortogonal plana de uma figura geométrica não plana.

Discuta com a turma:

  • O que define um retângulo?
  • Quais verificações são necessárias fazer para afirmar que a figura geométrica representada é um retângulo?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 19 a 22).

Orientações: Professor, é importante ressaltar com os alunos que as medidas apresentadas neste slide são fictícias, este slide é apenas para exemplificar como será o cálculo da área. Oriente os alunos que as dimensões exatas seguirão as dimensões da caixa utilizada para realização da atividade.

Propósito: Discutir as possíveis formas de cálculo da área da vista ortogonal plana de uma figura geométrica não plana.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.

Propósito: Concluir a aula apresentação os conceitos aprendidos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Peça que individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa aula.

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividades complementares

Resolução atividades complementares

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Peça que individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa aula.

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividades complementares

Resolução atividades complementares

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA16 - Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

EF08MA15 - Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.

Objetivos específicos

Relacionar a área de uma figura geométrica plana com as vistas ortogonais de uma figura geométrica não plana.

Conceito-chave

Calcular a área de uma figura geométrica plana relacionando com a vista ortogonal de uma figura geométrica não plana.

Conhecimentos Prévios

Cálculo de área de uma figura geométrica plana.

Conceito de vistas ortogonais.

Recursos necessários

  • Régua
  • Transferidor
  • lanterna
  • Objetos em formato de sólidos geométricos
  • Caixa de papelão em forma de paralelepípedo
  • Aquecimento impresso
  • Atividades Principal Impressa
  • Raio X impresso
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 11).

Orientações: Professor, inicie a aula questionando os alunos sobre o que são sólidos geométricos, pergunte se todos sabem o que é isso, onde podemos encontrar esses sólidos e se tem alguma utilidade em nosso dia a dia.

Leia com os alunos a definição apresentada no slide e pergunte se conhecem poliedros, corpos redondos e alguns outros tipos de sólidos geométricos.

É importante que os alunos saibam diferenciar uma figura bidimensional de uma tridimensional. Em nosso guia de intervenções tem uma proposta de atividade caso os alunos apresentem dificuldades na definição destes conceitos.

Propósito: Definir o conceito de sólidos geométricos e apresentar sua utilização no dia a dia.

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 11).

Orientações: Professor, inicie a aula questionando os alunos sobre o que são sólidos geométricos, pergunte se todos sabem o que é isso, onde podemos encontrar esses sólidos e se tem alguma utilidade em nosso dia a dia.

Leia com os alunos a definição apresentada no slide e pergunte se conhecem poliedros, corpos redondos e alguns outros tipos de sólidos geométricos.

É importante que os alunos saibam diferenciar uma figura bidimensional de uma tridimensional. Em nosso guia de intervenções tem uma proposta de atividade caso os alunos apresentem dificuldades na definição destes conceitos.

Propósito: Definir o conceito de sólidos geométricos e apresentar sua utilização no dia a dia.

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 11).

Orientações: Professor, inicie a aula questionando os alunos sobre o que são sólidos geométricos, pergunte se todos sabem o que é isso, onde podemos encontrar esses sólidos e se tem alguma utilidade em nosso dia a dia.

Leia com os alunos a definição apresentada no slide e pergunte se conhecem poliedros, corpos redondos e alguns outros tipos de sólidos geométricos.

É importante que os alunos saibam diferenciar uma figura bidimensional de uma tridimensional. Em nosso guia de intervenções tem uma proposta de atividade caso os alunos apresentem dificuldades na definição destes conceitos.

Propósito: Definir o conceito de sólidos geométricos e apresentar sua utilização no dia a dia.

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 11).

Orientações: Professor, inicie a aula questionando os alunos sobre o que são sólidos geométricos, pergunte se todos sabem o que é isso, onde podemos encontrar esses sólidos e se tem alguma utilidade em nosso dia a dia.

Leia com os alunos a definição apresentada no slide e pergunte se conhecem poliedros, corpos redondos e alguns outros tipos de sólidos geométricos.

É importante que os alunos saibam diferenciar uma figura bidimensional de uma tridimensional. Em nosso guia de intervenções tem uma proposta de atividade caso os alunos apresentem dificuldades na definição destes conceitos.

Propósito: Definir o conceito de sólidos geométricos e apresentar sua utilização no dia a dia.

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 11).

Orientações: Professor, inicie a aula questionando os alunos sobre o que são sólidos geométricos, pergunte se todos sabem o que é isso, onde podemos encontrar esses sólidos e se tem alguma utilidade em nosso dia a dia.

Leia com os alunos a definição apresentada no slide e pergunte se conhecem poliedros, corpos redondos e alguns outros tipos de sólidos geométricos.

É importante que os alunos saibam diferenciar uma figura bidimensional de uma tridimensional. Em nosso guia de intervenções tem uma proposta de atividade caso os alunos apresentem dificuldades na definição destes conceitos.

Propósito: Definir o conceito de sólidos geométricos e apresentar sua utilização no dia a dia.

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 11).

Orientações: Professor, inicie a aula questionando os alunos sobre o que são sólidos geométricos, pergunte se todos sabem o que é isso, onde podemos encontrar esses sólidos e se tem alguma utilidade em nosso dia a dia.

Leia com os alunos a definição apresentada no slide e pergunte se conhecem poliedros, corpos redondos e alguns outros tipos de sólidos geométricos.

É importante que os alunos saibam diferenciar uma figura bidimensional de uma tridimensional. Em nosso guia de intervenções tem uma proposta de atividade caso os alunos apresentem dificuldades na definição destes conceitos.

Propósito: Definir o conceito de sólidos geométricos e apresentar sua utilização no dia a dia.

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 11).

Orientações: Professor, inicie a aula questionando os alunos sobre o que são sólidos geométricos, pergunte se todos sabem o que é isso, onde podemos encontrar esses sólidos e se tem alguma utilidade em nosso dia a dia.

Leia com os alunos a definição apresentada no slide e pergunte se conhecem poliedros, corpos redondos e alguns outros tipos de sólidos geométricos.

É importante que os alunos saibam diferenciar uma figura bidimensional de uma tridimensional. Em nosso guia de intervenções tem uma proposta de atividade caso os alunos apresentem dificuldades na definição destes conceitos.

Propósito: Definir o conceito de sólidos geométricos e apresentar sua utilização no dia a dia.

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 11).

Orientações: Professor, inicie a aula questionando os alunos sobre o que são sólidos geométricos, pergunte se todos sabem o que é isso, onde podemos encontrar esses sólidos e se tem alguma utilidade em nosso dia a dia.

Leia com os alunos a definição apresentada no slide e pergunte se conhecem poliedros, corpos redondos e alguns outros tipos de sólidos geométricos.

É importante que os alunos saibam diferenciar uma figura bidimensional de uma tridimensional. Em nosso guia de intervenções tem uma proposta de atividade caso os alunos apresentem dificuldades na definição destes conceitos.

Propósito: Definir o conceito de sólidos geométricos e apresentar sua utilização no dia a dia.

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 a 11).

Orientações: Professor, inicie a aula questionando os alunos sobre o que são sólidos geométricos, pergunte se todos sabem o que é isso, onde podemos encontrar esses sólidos e se tem alguma utilidade em nosso dia a dia.

Leia com os alunos a definição apresentada no slide e pergunte se conhecem poliedros, corpos redondos e alguns outros tipos de sólidos geométricos.

É importante que os alunos saibam diferenciar uma figura bidimensional de uma tridimensional. Em nosso guia de intervenções tem uma proposta de atividade caso os alunos apresentem dificuldades na definição destes conceitos.

Propósito: Definir o conceito de sólidos geométricos e apresentar sua utilização no dia a dia.

Material complementar:

Atividade de aquecimento para impressão

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 12 a 18).

Orientações: Professor, antes da aula espalhe pela sala objetos que sejam sólidos geométricos, esses objetos podem ser grandes ou pequenos, procure objetos bem diferentes quanto ao formato, podem ser caixas, cofrinhos, embalagens de presentes, latas de condimentos, estojo, apagador, giz, copos, entres outros. Entre os objetos coloque uma caixa de papelão ou qualquer outra caixa em forma de paralelepípedo para que possam realizar a segunda parte da atividade principal.

Propósito: Calcular a área da vista ortogonal plana de uma figura geométrica não plana.

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 12 a 18).

Orientações: Professor, antes da aula espalhe pela sala objetos que sejam sólidos geométricos, esses objetos podem ser grandes ou pequenos, procure objetos bem diferentes quanto ao formato, podem ser caixas, cofrinhos, embalagens de presentes, latas de condimentos, estojo, apagador, giz, copos, entres outros. Entre os objetos coloque uma caixa de papelão ou qualquer outra caixa em forma de paralelepípedo para que possam realizar a segunda parte da atividade principal.

Propósito: Calcular a área da vista ortogonal plana de uma figura geométrica não plana.

Discuta com a turma:

  • O que são vistas ortogonais?
  • Um sólido geométrico obtém sempre a mesma vista ortogonal?
  • Como podemos encontrar diferentes vistas ortogonais de um mesmo sólido?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 12 a 18).

Orientações: Professor, instigue os alunos a encontrarem diferentes vistas ortogonais, peça que troquem a angulação da lanterna, projete a sombra em várias posições, deixe que brinquem nesse momento da atividade, a cada sombra projetada questione sobre a figura geométrica plana que está sendo formada e vá definindo com os alunos as posições.

Para uma que a relização da atividade seja eficiente, é necessário que a sala fique o mais escuro possível, se a sala tiver muitas janelas sem cortina, forre as janelas com papel pardo, cartazes ou TNT escuro para diminuir a passagem de luz.

Propósito: Calcular a área da vista ortogonal plana de uma figura geométrica não plana.

Discuta com a turma:

  • Quais são as vistas ortogonais possíveis de se encontrar em um sólido geométrico?
  • De quantos ângulos é possível observá-los?
  • Quando a sombra é projetada no chão, qual é a vista que encontramos?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 12 a 18).

Orientações: Professor, desperte a curiosidade dos alunos para esta atividade, questione sobre como encontrar a vista ortogonal com as mesmas dimensões que o objeto.

Converse sobre como esse recurso pode ajudar quando nos tratamos de grandes objetos ou construções.

Propósito: Calcular a área da vista ortogonal plana de uma figura geométrica não plana.

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 12 a 18).

Orientações: Professor, desperte a curiosidade dos alunos para esta atividade, questione sobre como encontrar a vista ortogonal com as mesmas dimensões que o objeto.

Converse sobre como esse recurso pode ajudar quando nos tratamos de grandes objetos ou construções.

Propósito: Calcular a área da vista ortogonal plana de uma figura geométrica não plana.

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 12 a 18).

Orientações: Professor, desperte a curiosidade dos alunos para esta atividade, questione sobre como encontrar a vista ortogonal com as mesmas dimensões que o objeto.

Converse sobre como esse recurso pode ajudar quando nos tratamos de grandes objetos ou construções.

Propósito: Calcular a área da vista ortogonal plana de uma figura geométrica não plana.

Discuta com a turma:

  • Em qual posição podemos colocar a lanterna para que possamos encontrar a vista ortogonal lateral?
  • É possível verificar se a vista ortogonal tem as mesmas dimensões que o objeto?
  • Você acha que é possível calcular a área da vista ortogonal?

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 12 a 18).

Orientações: Professor, desperte a curiosidade dos alunos para esta atividade, questione sobre como encontrar a vista ortogonal com as mesmas dimensões que o objeto.

Converse sobre como esse recurso pode ajudar quando nos tratamos de grandes objetos ou construções.

Propósito: Calcular a área da vista ortogonal plana de uma figura geométrica não plana.

Material complementar:

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 19 a 22).

Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante, os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas. É interessante que os alunos compartilhem suas opiniões e hipóteses. Convide os alunos a apresentarem suas soluções aos colegas e convide os alunos que utilizaram caminhos diferentes para a solução do problema para um momento de discussão.

Propósito: Discutir as possíveis formas de cálculo da área da vista ortogonal plana de uma figura geométrica não plana.

Discuta com a turma:

Depois que os grupos apresentarem seus resultados,questione:

  • Quais instrumentos podemos utilizar para nos auxiliar nessa verificação?
  • Existem outras formas possíveis dessa verificação?
  • Pensando em uma vista ortogonal projetada pelo sol, em que momento do dia é possível verificar vistas ortogonais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 19 a 22).

Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante, os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas. É interessante que os alunos compartilhem suas opiniões e hipóteses. Convide os alunos a apresentarem suas soluções aos colegas e convide os alunos que utilizaram caminhos diferentes para a solução do problema para um momento de discussão.

Propósito: Discutir as possíveis formas de cálculo da área da vista ortogonal plana de uma figura geométrica não plana.

Discuta com a turma:

  • Que ângulos precisamos encontrar para afirmar que a vista tem as mesmas dimensões que o objeto?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 19 a 22).

Orientações: Esse momento da sua aula é muito importante, os alunos vão refletir sobre suas análises e suas respostas. É interessante que os alunos compartilhem suas opiniões e hipóteses. Convide os alunos a apresentarem suas soluções aos colegas e convide os alunos que utilizaram caminhos diferentes para a solução do problema para um momento de discussão.

Propósito: Discutir as possíveis formas de cálculo da área da vista ortogonal plana de uma figura geométrica não plana.

Discuta com a turma:

  • O que define um retângulo?
  • Quais verificações são necessárias fazer para afirmar que a figura geométrica representada é um retângulo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides de 19 a 22).

Orientações: Professor, é importante ressaltar com os alunos que as medidas apresentadas neste slide são fictícias, este slide é apenas para exemplificar como será o cálculo da área. Oriente os alunos que as dimensões exatas seguirão as dimensões da caixa utilizada para realização da atividade.

Propósito: Discutir as possíveis formas de cálculo da área da vista ortogonal plana de uma figura geométrica não plana.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.

Propósito: Concluir a aula apresentação os conceitos aprendidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Peça que individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa aula.

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividades complementares

Resolução atividades complementares

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Peça que individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa aula.

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividades complementares

Resolução atividades complementares

Slide Plano Aula

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