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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Coleta e Organização dos dados de uma pesquisa amostral

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do EF sobre Coleta e Organização dos dados de uma pesquisa amostral

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ellen Roberta Braga Bosso

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OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ellen Roberta Braga Bosso

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

(EF08MA23) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada).

(EF08MA24) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões.

Conhecimentos Prévios

Saber que para realizar a coleta de dados, é preciso ter em mente qual é a população a ser pesquisada. Saber elaborar tabelas com colunas e linhas pertinentes ao objetivo que se quer atingir.

Objetivos específicos

Identificar as duas etapas seguintes de uma pesquisa amostral: coleta dos dados e a organização desses dados. Concluir o melhor recurso para se utilizar de acordo com a população estabelecida e aprender a organizar, da melhor forma, os dados coletados.

Conceito-chave

Coleta, organização, recurso, tabela

Recursos necessários

  • Giz;
  • Lousa;
  • Caderno;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Régua;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete o slide na lousa e leia o objetivo da aula.

Comente que nessa aula, é importante saber as melhores formas de se organizar dados numéricos.

Propósito: apresentar o objetivo da aula.

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação:

Projete o slide na lousa e peça que o aluno reflita sobre as próximas etapas de uma pesquisa amostral, visto que no plano anterior. Foi visto sobre as três primeiras etapas, sendo elas: assunto, população e questionário.

A pesquisa amostral estabelece os dois próximos passos: a coleta dos dados e a organização desses dados. Com essas etapas, conseguimos analisar e formar uma conclusão, de acordo com o objetivo estabelecido no início do projeto.

Todas as perguntas do “discuta com a turma”, tem o objetivo de fazer com o aluno pense em quais recursos podem utilizar para a realização (efetiva) de uma pesquisa amostral.

Por exemplo, algumas empresas e instituições desenvolvem várias pesquisas de campo, onde a população entrevistada varia de acordo com o objetivo que eles delimitam, mas será que eles saem às ruas perguntando um por um ou usam o meio eletrônico? Internet, por exemplo.

Os alunos não obterão as resposta agora, mas levantarão hipóteses. Se achar pertinente, anote (em forma de lista), todas as respostas dadas por eles.

Propósito: Estimular que o aluno reflita sobre os passos de uma pesquisa amostral.

Discuta com a turma:

  • Como você realizaria uma pesquisa amostral em que a população entrevistada fosse de 1000 pessoas? Realizaria a pesquisa uma a uma?
  • Quais os meios que existem para disparar um questionário?
  • Esse meio, pode garantir uma população maior?
  • Quanto maior a população, mais exata é a pesquisa?
  • E a organização? Pode ser feita com qualquer um dos dados anotados ou há um critério? Quem estabelece o critério?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)

Orientação:

Organize a turma em dupla. Atente-se para as turmas formadas. Se necessário, escolha você mesmo. O intuito da atividade é que a dupla pense e compartilhem o modo de resolver o problema, uma dupla que há um aluno com mais facilidade com outro que possui mais dificuldade, é pouco produtivo pois um fará mais que o outro.

Nessa atividade, a proposta é que o alunos observem a tabela e vejam que da maneira como está, é difícil qualquer análise e interpretação dos dados.

Projete o slide na lousa e leia em voz alta.

Esse plano, visa a coleta de dados e a organização desses dados. A intenção é que seja um trabalho contínuo das etapas de uma pesquisa amostral. Trabalhamos nos MAT8_24PES01 e MAT8_24PES02, as primeiras etapas: a escolha do tema, a população a ser pesquisada e o questionário que trará os dados para serem analisados. Nesse momento, os alunos sairiam pela escola ou na própria sala (com os amigos) e colheriam (aplicariam) o questionário feito por eles e depois, num segundo momento, eles organizariam os dados de acordo com o objetivo que eles queriam atingir.

Caso não use os planos anteriores a esse, siga com a atividade principal da maneira como ela se apresenta.

Propósito: Refletir na organização do dados é a melhor forma de se analisar.

Discuta com a turma:

  • Os dados estão organizados?
  • Conseguimos, facilmente, enumerar quantos que já agrediram que possui 14 anos? Se não, qual é o melhor caminho para conseguirmos essa análise de forma mais prática?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)

Orientação:

Projete o slide na lousa e leia em voz alta.

Peça aos alunos que pensem em estratégias para organizar os dados apresentados.

Circule pela sala a fim auxiliar os alunos em suas ideias. Não diga qual é a melhor, pois cada dupla procederá de uma forma.

Caso queira, acesse o guia de intervenções aqui.

Para impressão da atividade principal, clique aqui.

Resposta da atividade principal.

Propósito: Organizar os dados da tabela apresentada com o intuito de melhorar a compreensão do comportamento desses dados.

Discuta com a turma:

  • Qual a melhor organização podemos formar desses dados?
  • O que devemos pensar para começar a organizar? Objetivo? Elaborar várias organizações com focos diferentes?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

Promova uma discussão sobre os recursos que temos para a realização de uma pesquisa. Comente sobre o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), uma instituição que realiza censos e organiza dados para suprir órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal, e para outras instituições e o público em geral. Nesse ponto, fica inviável realizar a pesquisa nas ruas, por exemplo, porque sabemos que censo é a população completa. Mas existem órgãos que realiza pesquisas com focos em pequenos grupos, será que elas preferem sair às ruas ou recorrer a tecnologia?

Para organizar os dados, podemos fazer sem utilizar tabela, mas será que vale a pena?

Propósito: Listar quais os melhores métodos para uma pesquisa amostral e a melhor organização dos dados.

Discuta com a turma:

  • Há outro método para a realização de uma pesquisa amostral?
  • Quais os benefícios e malefícios de uma pesquisa usando o recurso tecnológico?
  • A organização dos dados depende de qual aspecto?
  • Podemos elaborar várias interpretações a partir de uma única ordem?
  • Existem outras formas de organizar os dados que não seja por tabela? Se sim, são eficientes?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação:

Conclusão final. Aqui, os alunos podem expor a sua conclusão final com a intermediação do professor.

Vá corrigindo e acrescentando informações que achar necessário.

Propósito: Revisar e apresentar o que foi aprendido na aula, concluindo a melhor forma de realizar as etapas da coleta de dados e organização desses dados.

Discuta com a turma:

  • Qual foi sua principal dificuldade?
  • O que você entendeu sobre a coleta de dados?
  • Na escola, se precisasse elaborar uma pesquisa, qual recurso você utilizaria?
  • Como você organizaria seus dados? Faria a mão ou usaria a tecnologia?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: O aluno deve organizar por diagnóstico e a frequência em cada uma aparece.

Não há problema se o aluno, ao organizar a tabela, considerar a intensidade da dor.

Se quiser saber mais informação sobre as dores abdominais e a resposta do Raio X, clique aqui.

Para impressão da atividade, clique aqui.

Propósito: Organizar as informações, em uma tabela.

Discuta com a turma:

  • Há casos na sua família com algum desses diagnósticos?
  • Qual é o diagnóstico que você mais conhece?
  • Qual é o mais comum nos resultado que o médico anotou?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete o slide na lousa e leia o objetivo da aula.

Comente que nessa aula, é importante saber as melhores formas de se organizar dados numéricos.

Propósito: apresentar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ellen Roberta Braga Bosso

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

(EF08MA23) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada).

(EF08MA24) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões.

Conhecimentos Prévios

Saber que para realizar a coleta de dados, é preciso ter em mente qual é a população a ser pesquisada. Saber elaborar tabelas com colunas e linhas pertinentes ao objetivo que se quer atingir.

Objetivos específicos

Identificar as duas etapas seguintes de uma pesquisa amostral: coleta dos dados e a organização desses dados. Concluir o melhor recurso para se utilizar de acordo com a população estabelecida e aprender a organizar, da melhor forma, os dados coletados.

Conceito-chave

Coleta, organização, recurso, tabela

Recursos necessários

  • Giz;
  • Lousa;
  • Caderno;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Régua;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação:

Projete o slide na lousa e peça que o aluno reflita sobre as próximas etapas de uma pesquisa amostral, visto que no plano anterior. Foi visto sobre as três primeiras etapas, sendo elas: assunto, população e questionário.

A pesquisa amostral estabelece os dois próximos passos: a coleta dos dados e a organização desses dados. Com essas etapas, conseguimos analisar e formar uma conclusão, de acordo com o objetivo estabelecido no início do projeto.

Todas as perguntas do “discuta com a turma”, tem o objetivo de fazer com o aluno pense em quais recursos podem utilizar para a realização (efetiva) de uma pesquisa amostral.

Por exemplo, algumas empresas e instituições desenvolvem várias pesquisas de campo, onde a população entrevistada varia de acordo com o objetivo que eles delimitam, mas será que eles saem às ruas perguntando um por um ou usam o meio eletrônico? Internet, por exemplo.

Os alunos não obterão as resposta agora, mas levantarão hipóteses. Se achar pertinente, anote (em forma de lista), todas as respostas dadas por eles.

Propósito: Estimular que o aluno reflita sobre os passos de uma pesquisa amostral.

Discuta com a turma:

  • Como você realizaria uma pesquisa amostral em que a população entrevistada fosse de 1000 pessoas? Realizaria a pesquisa uma a uma?
  • Quais os meios que existem para disparar um questionário?
  • Esse meio, pode garantir uma população maior?
  • Quanto maior a população, mais exata é a pesquisa?
  • E a organização? Pode ser feita com qualquer um dos dados anotados ou há um critério? Quem estabelece o critério?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)

Orientação:

Organize a turma em dupla. Atente-se para as turmas formadas. Se necessário, escolha você mesmo. O intuito da atividade é que a dupla pense e compartilhem o modo de resolver o problema, uma dupla que há um aluno com mais facilidade com outro que possui mais dificuldade, é pouco produtivo pois um fará mais que o outro.

Nessa atividade, a proposta é que o alunos observem a tabela e vejam que da maneira como está, é difícil qualquer análise e interpretação dos dados.

Projete o slide na lousa e leia em voz alta.

Esse plano, visa a coleta de dados e a organização desses dados. A intenção é que seja um trabalho contínuo das etapas de uma pesquisa amostral. Trabalhamos nos MAT8_24PES01 e MAT8_24PES02, as primeiras etapas: a escolha do tema, a população a ser pesquisada e o questionário que trará os dados para serem analisados. Nesse momento, os alunos sairiam pela escola ou na própria sala (com os amigos) e colheriam (aplicariam) o questionário feito por eles e depois, num segundo momento, eles organizariam os dados de acordo com o objetivo que eles queriam atingir.

Caso não use os planos anteriores a esse, siga com a atividade principal da maneira como ela se apresenta.

Propósito: Refletir na organização do dados é a melhor forma de se analisar.

Discuta com a turma:

  • Os dados estão organizados?
  • Conseguimos, facilmente, enumerar quantos que já agrediram que possui 14 anos? Se não, qual é o melhor caminho para conseguirmos essa análise de forma mais prática?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)

Orientação:

Projete o slide na lousa e leia em voz alta.

Peça aos alunos que pensem em estratégias para organizar os dados apresentados.

Circule pela sala a fim auxiliar os alunos em suas ideias. Não diga qual é a melhor, pois cada dupla procederá de uma forma.

Caso queira, acesse o guia de intervenções aqui.

Para impressão da atividade principal, clique aqui.

Resposta da atividade principal.

Propósito: Organizar os dados da tabela apresentada com o intuito de melhorar a compreensão do comportamento desses dados.

Discuta com a turma:

  • Qual a melhor organização podemos formar desses dados?
  • O que devemos pensar para começar a organizar? Objetivo? Elaborar várias organizações com focos diferentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

Promova uma discussão sobre os recursos que temos para a realização de uma pesquisa. Comente sobre o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), uma instituição que realiza censos e organiza dados para suprir órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal, e para outras instituições e o público em geral. Nesse ponto, fica inviável realizar a pesquisa nas ruas, por exemplo, porque sabemos que censo é a população completa. Mas existem órgãos que realiza pesquisas com focos em pequenos grupos, será que elas preferem sair às ruas ou recorrer a tecnologia?

Para organizar os dados, podemos fazer sem utilizar tabela, mas será que vale a pena?

Propósito: Listar quais os melhores métodos para uma pesquisa amostral e a melhor organização dos dados.

Discuta com a turma:

  • Há outro método para a realização de uma pesquisa amostral?
  • Quais os benefícios e malefícios de uma pesquisa usando o recurso tecnológico?
  • A organização dos dados depende de qual aspecto?
  • Podemos elaborar várias interpretações a partir de uma única ordem?
  • Existem outras formas de organizar os dados que não seja por tabela? Se sim, são eficientes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação:

Conclusão final. Aqui, os alunos podem expor a sua conclusão final com a intermediação do professor.

Vá corrigindo e acrescentando informações que achar necessário.

Propósito: Revisar e apresentar o que foi aprendido na aula, concluindo a melhor forma de realizar as etapas da coleta de dados e organização desses dados.

Discuta com a turma:

  • Qual foi sua principal dificuldade?
  • O que você entendeu sobre a coleta de dados?
  • Na escola, se precisasse elaborar uma pesquisa, qual recurso você utilizaria?
  • Como você organizaria seus dados? Faria a mão ou usaria a tecnologia?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: O aluno deve organizar por diagnóstico e a frequência em cada uma aparece.

Não há problema se o aluno, ao organizar a tabela, considerar a intensidade da dor.

Se quiser saber mais informação sobre as dores abdominais e a resposta do Raio X, clique aqui.

Para impressão da atividade, clique aqui.

Propósito: Organizar as informações, em uma tabela.

Discuta com a turma:

  • Há casos na sua família com algum desses diagnósticos?
  • Qual é o diagnóstico que você mais conhece?
  • Qual é o mais comum nos resultado que o médico anotou?

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