OBJETIVO
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ellen Roberta Braga Bosso
Mentor: Tatiane C Guadagnucci
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF08MA23) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada).
(EF08MA24) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões.
Conhecimentos Prévios
Saber que para realizar a coleta de dados, é preciso ter em mente qual é a população a ser pesquisada. Saber elaborar tabelas com colunas e linhas pertinentes ao objetivo que se quer atingir.
Objetivos específicos
Identificar as duas etapas seguintes de uma pesquisa amostral: coleta dos dados e a organização desses dados. Concluir o melhor recurso para se utilizar de acordo com a população estabelecida e aprender a organizar, da melhor forma, os dados coletados.
Conceito-chave
Coleta, organização, recurso, tabela
Recursos necessários
- Giz;
- Lousa;
- Caderno;
- Lápis;
- Borracha;
- Régua;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete o slide na lousa e leia o objetivo da aula.
Comente que nessa aula, é importante saber as melhores formas de se organizar dados numéricos.
Propósito: apresentar o objetivo da aula.
RETOMADA
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientação:
Projete o slide na lousa e peça que o aluno reflita sobre as próximas etapas de uma pesquisa amostral, visto que no plano anterior. Foi visto sobre as três primeiras etapas, sendo elas: assunto, população e questionário.
A pesquisa amostral estabelece os dois próximos passos: a coleta dos dados e a organização desses dados. Com essas etapas, conseguimos analisar e formar uma conclusão, de acordo com o objetivo estabelecido no início do projeto.
Todas as perguntas do “discuta com a turma”, tem o objetivo de fazer com o aluno pense em quais recursos podem utilizar para a realização (efetiva) de uma pesquisa amostral.
Por exemplo, algumas empresas e instituições desenvolvem várias pesquisas de campo, onde a população entrevistada varia de acordo com o objetivo que eles delimitam, mas será que eles saem às ruas perguntando um por um ou usam o meio eletrônico? Internet, por exemplo.
Os alunos não obterão as resposta agora, mas levantarão hipóteses. Se achar pertinente, anote (em forma de lista), todas as respostas dadas por eles.
Propósito: Estimular que o aluno reflita sobre os passos de uma pesquisa amostral.
Discuta com a turma:
- Como você realizaria uma pesquisa amostral em que a população entrevistada fosse de 1000 pessoas? Realizaria a pesquisa uma a uma?
- Quais os meios que existem para disparar um questionário?
- Esse meio, pode garantir uma população maior?
- Quanto maior a população, mais exata é a pesquisa?
- E a organização? Pode ser feita com qualquer um dos dados anotados ou há um critério? Quem estabelece o critério?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)
Orientação:
Organize a turma em dupla. Atente-se para as turmas formadas. Se necessário, escolha você mesmo. O intuito da atividade é que a dupla pense e compartilhem o modo de resolver o problema, uma dupla que há um aluno com mais facilidade com outro que possui mais dificuldade, é pouco produtivo pois um fará mais que o outro.
Nessa atividade, a proposta é que o alunos observem a tabela e vejam que da maneira como está, é difícil qualquer análise e interpretação dos dados.
Projete o slide na lousa e leia em voz alta.
Esse plano, visa a coleta de dados e a organização desses dados. A intenção é que seja um trabalho contínuo das etapas de uma pesquisa amostral. Trabalhamos nos MAT8_24PES01 e MAT8_24PES02, as primeiras etapas: a escolha do tema, a população a ser pesquisada e o questionário que trará os dados para serem analisados. Nesse momento, os alunos sairiam pela escola ou na própria sala (com os amigos) e colheriam (aplicariam) o questionário feito por eles e depois, num segundo momento, eles organizariam os dados de acordo com o objetivo que eles queriam atingir.
Caso não use os planos anteriores a esse, siga com a atividade principal da maneira como ela se apresenta.
Propósito: Refletir na organização do dados é a melhor forma de se analisar.
Discuta com a turma:
- Os dados estão organizados?
- Conseguimos, facilmente, enumerar quantos que já agrediram que possui 14 anos? Se não, qual é o melhor caminho para conseguirmos essa análise de forma mais prática?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)
Orientação:
Projete o slide na lousa e leia em voz alta.
Peça aos alunos que pensem em estratégias para organizar os dados apresentados.
Circule pela sala a fim auxiliar os alunos em suas ideias. Não diga qual é a melhor, pois cada dupla procederá de uma forma.
Caso queira, acesse o guia de intervenções aqui.
Para impressão da atividade principal, clique aqui.
Resposta da atividade principal.
Propósito: Organizar os dados da tabela apresentada com o intuito de melhorar a compreensão do comportamento desses dados.
Discuta com a turma:
- Qual a melhor organização podemos formar desses dados?
- O que devemos pensar para começar a organizar? Objetivo? Elaborar várias organizações com focos diferentes?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação:
Promova uma discussão sobre os recursos que temos para a realização de uma pesquisa. Comente sobre o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), uma instituição que realiza censos e organiza dados para suprir órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal, e para outras instituições e o público em geral. Nesse ponto, fica inviável realizar a pesquisa nas ruas, por exemplo, porque sabemos que censo é a população completa. Mas existem órgãos que realiza pesquisas com focos em pequenos grupos, será que elas preferem sair às ruas ou recorrer a tecnologia?
Para organizar os dados, podemos fazer sem utilizar tabela, mas será que vale a pena?
Propósito: Listar quais os melhores métodos para uma pesquisa amostral e a melhor organização dos dados.
Discuta com a turma:
- Há outro método para a realização de uma pesquisa amostral?
- Quais os benefícios e malefícios de uma pesquisa usando o recurso tecnológico?
- A organização dos dados depende de qual aspecto?
- Podemos elaborar várias interpretações a partir de uma única ordem?
- Existem outras formas de organizar os dados que não seja por tabela? Se sim, são eficientes?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientação:
Conclusão final. Aqui, os alunos podem expor a sua conclusão final com a intermediação do professor.
Vá corrigindo e acrescentando informações que achar necessário.
Propósito: Revisar e apresentar o que foi aprendido na aula, concluindo a melhor forma de realizar as etapas da coleta de dados e organização desses dados.
Discuta com a turma:
- Qual foi sua principal dificuldade?
- O que você entendeu sobre a coleta de dados?
- Na escola, se precisasse elaborar uma pesquisa, qual recurso você utilizaria?
- Como você organizaria seus dados? Faria a mão ou usaria a tecnologia?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: O aluno deve organizar por diagnóstico e a frequência em cada uma aparece.
Não há problema se o aluno, ao organizar a tabela, considerar a intensidade da dor.
Se quiser saber mais informação sobre as dores abdominais e a resposta do Raio X, clique aqui.
Para impressão da atividade, clique aqui.
Propósito: Organizar as informações, em uma tabela.
Discuta com a turma:
- Há casos na sua família com algum desses diagnósticos?
- Qual é o diagnóstico que você mais conhece?
- Qual é o mais comum nos resultado que o médico anotou?