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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - A relação entre os rios e o relevo

Plano de aula de Geografia com atividades para 6° ano do Fundamental sobre Analisar a localização dos rios de planície e rios de planalto do Brasil

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marina Rezende Lisboa

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste planos, os alunos serão levados a pensar na relação entre o relevo e as características hidrográficas por meio da observação dos diferentes tipos de uso dos rios de planície e rios de planalto.

Materiais necessários: Caderno, atlas geográfico escolar, informações e imagens caso haja algum rio importante em seu município.

Material complementar:

Link para a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jAuRSUNBNykq5EAcBHXVz6PhptZb4VdV6k4hW2MtTYQfyCGN5trYEwpqgqtN/geo6-05und03-observando-os-rios.pdf

Link para a ficha a ser trocada pelos grupos:

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula e solicite que os alunos façam a leitura. Comente que no decorrer dessa aula eles observarão os diferentes usos das águas dos rios e a relação do relevo com esses usos.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a pergunta do slide para a classe e permita que 2 ou 3 alunos exponham as suas respostas. São essas repostas que nortearão o prosseguimento desta contextualização. Estimule-os a contarem um pouco mais de suas experiências pessoais fazendo perguntas como:

  • Quais foram os rios observados?
  • Vocês apenas observaram ou praticaram alguma atividade nesses rios?
  • Haviam pessoas pescando?
  • Haviam embarcações?
  • Quais diferenças poderiam ser destacadas entre os dois rios apresentados no slide?

O relato desses alunos ajudarão a despertar a curiosidade sobre o tema nos demais, fará emergir lembranças sobre a hidrografia que já observaram pessoalmente ou por meio de mídias.

Como adequar à sua realidade: Caso exista um rio importante em seu município, utilize-o como forma de contextualização questionando os alunos a respeito do que conhecem sobre ele. Seria interessante apresentar uma imagem desse rio e trazer curiosidades a respeito do mesmo.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Comente com os alunos que homens usam os rios para o desenvolvimento de diversas atividades diferentes, como por exemplo, para a pesca, para o lazer, para a geração de energia por meio de hidrelétricas. Acrescente que a geração de energia é essencial para o desenvolvimento de um país. Para que as turbinas de uma hidrelétrica possam funcionar, é preciso que a água passe com bastante força. Por isso, para a sua construção são indicados rios que apresentem grande volume de água e quedas d’água.

Os rios também podem ser usados como vias de circulação, por eles podem circular produtos e pessoas por um baixo custo e com poucos prejuízos ambientais. Para que um seja utilizado como uma via de transporte, é recomendável que o rio tenha boa navegabilidade, ou seja, não apresente quedas d’água.

Conclua a problematização perguntando aos alunos:

  • Em quais locais do Brasil há rios que podem ser utilizados para a geração de energia? E para via de transporte?

Como adequar à sua realidade: Caso existam exemplos de usinas hidrelétricas e hidrovias em sua região utilize-as como exemplo. Aproximar a teoria à realidade do aluno ajuda na assimilação do conteúdo.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com a sala dividida em 5 grupos, instrua-os que farão uma atividade em que deverão observar o mapa físico do Brasil e o mapa hidrográfico das regiões brasileiras. Cada grupo ficará responsável por analisar uma das regiões (Norte, Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste). Oriente que eles deverão escolher dois dos três rios sugeridos, na folha de atividade a seguir, para cada região e propor, pelo menos, 4 pistas para que o outro grupo descubra a qual rio se refere. As pistas deverão ser escritas na ficha a ser trocada pelos grupos, disponível no link a seguir. Essas pistas poderão estar relacionadas a extensão do rio, estados que atravessa, se são rios que possuem quedas d’água pela observação do relevo, se são rios que são de planície, etc. Após 10 minutos as pistas deverão estar prontas. Os grupos deverão trocar suas pistas entre eles. A partir desse momento, poderá ser cronometrado mais 10 minutos para que os grupos descubram a quais rios as dicas se referem.

Link para orientar a elaboração das pistas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jAuRSUNBNykq5EAcBHXVz6PhptZb4VdV6k4hW2MtTYQfyCGN5trYEwpqgqtN/geo6-05und03-observando-os-rios.pdf

Link para a ficha a ser trocada pelos grupos:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Solicite que cada grupo apresente oralmente as conclusões que chegaram na observação da região com a qual trabalharam. Cada grupo terá, no máximo, 2 minutos para as suas considerações. Após a finalização dos 5 grupos, peça para que eles pensam em todas as informações apresentadas. Leia os questionamentos do slide e solicite que eles respondam oralmente as questões levando em consideração o território nacional como um todo. Permita que alguns alunos exponham as suas impressões. Conclua confirmando que o Brasil é um país que apresenta muitos rios de planície, mas prevalecem os rios de planalto.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste planos, os alunos serão levados a pensar na relação entre o relevo e as características hidrográficas por meio da observação dos diferentes tipos de uso dos rios de planície e rios de planalto.

Materiais necessários: Caderno, atlas geográfico escolar, informações e imagens caso haja algum rio importante em seu município.

Material complementar:

Link para a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jAuRSUNBNykq5EAcBHXVz6PhptZb4VdV6k4hW2MtTYQfyCGN5trYEwpqgqtN/geo6-05und03-observando-os-rios.pdf

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula e solicite que os alunos façam a leitura. Comente que no decorrer dessa aula eles observarão os diferentes usos das águas dos rios e a relação do relevo com esses usos.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a pergunta do slide para a classe e permita que 2 ou 3 alunos exponham as suas respostas. São essas repostas que nortearão o prosseguimento desta contextualização. Estimule-os a contarem um pouco mais de suas experiências pessoais fazendo perguntas como:

  • Quais foram os rios observados?
  • Vocês apenas observaram ou praticaram alguma atividade nesses rios?
  • Haviam pessoas pescando?
  • Haviam embarcações?
  • Quais diferenças poderiam ser destacadas entre os dois rios apresentados no slide?

O relato desses alunos ajudarão a despertar a curiosidade sobre o tema nos demais, fará emergir lembranças sobre a hidrografia que já observaram pessoalmente ou por meio de mídias.

Como adequar à sua realidade: Caso exista um rio importante em seu município, utilize-o como forma de contextualização questionando os alunos a respeito do que conhecem sobre ele. Seria interessante apresentar uma imagem desse rio e trazer curiosidades a respeito do mesmo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Comente com os alunos que homens usam os rios para o desenvolvimento de diversas atividades diferentes, como por exemplo, para a pesca, para o lazer, para a geração de energia por meio de hidrelétricas. Acrescente que a geração de energia é essencial para o desenvolvimento de um país. Para que as turbinas de uma hidrelétrica possam funcionar, é preciso que a água passe com bastante força. Por isso, para a sua construção são indicados rios que apresentem grande volume de água e quedas d’água.

Os rios também podem ser usados como vias de circulação, por eles podem circular produtos e pessoas por um baixo custo e com poucos prejuízos ambientais. Para que um seja utilizado como uma via de transporte, é recomendável que o rio tenha boa navegabilidade, ou seja, não apresente quedas d’água.

Conclua a problematização perguntando aos alunos:

  • Em quais locais do Brasil há rios que podem ser utilizados para a geração de energia? E para via de transporte?

Como adequar à sua realidade: Caso existam exemplos de usinas hidrelétricas e hidrovias em sua região utilize-as como exemplo. Aproximar a teoria à realidade do aluno ajuda na assimilação do conteúdo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com a sala dividida em 5 grupos, instrua-os que farão uma atividade em que deverão observar o mapa físico do Brasil e o mapa hidrográfico das regiões brasileiras. Cada grupo ficará responsável por analisar uma das regiões (Norte, Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste). Oriente que eles deverão escolher dois dos três rios sugeridos, na folha de atividade a seguir, para cada região e propor, pelo menos, 4 pistas para que o outro grupo descubra a qual rio se refere. As pistas deverão ser escritas na ficha a ser trocada pelos grupos, disponível no link a seguir. Essas pistas poderão estar relacionadas a extensão do rio, estados que atravessa, se são rios que possuem quedas d’água pela observação do relevo, se são rios que são de planície, etc. Após 10 minutos as pistas deverão estar prontas. Os grupos deverão trocar suas pistas entre eles. A partir desse momento, poderá ser cronometrado mais 10 minutos para que os grupos descubram a quais rios as dicas se referem.

Link para orientar a elaboração das pistas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jAuRSUNBNykq5EAcBHXVz6PhptZb4VdV6k4hW2MtTYQfyCGN5trYEwpqgqtN/geo6-05und03-observando-os-rios.pdf

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Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Solicite que cada grupo apresente oralmente as conclusões que chegaram na observação da região com a qual trabalharam. Cada grupo terá, no máximo, 2 minutos para as suas considerações. Após a finalização dos 5 grupos, peça para que eles pensam em todas as informações apresentadas. Leia os questionamentos do slide e solicite que eles respondam oralmente as questões levando em consideração o território nacional como um todo. Permita que alguns alunos exponham as suas impressões. Conclua confirmando que o Brasil é um país que apresenta muitos rios de planície, mas prevalecem os rios de planalto.

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