10386
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Álgebra

Plano de aula - Padrões em Sequências Numéricas

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Representações algébricas e padrões

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Douglas Ferreira Soares

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT7_10ALG01

Recursos
- Necessários:
     - caderno
     - lápis
     - grupo de alunos no WhatsApp

- Opcionais:
     - Google Sala de Aula
     - Meet

Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal

Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Você pode propor os questionamentos apresentados no slide usando um editor de texto (Google Docs, por exemplo) que, de maneira colaborativa e síncrona, os alunos possam respondê-los, ou ainda usar a função de áudio do WhatsApp para que, um a um, postem suas respostas ou hipóteses sobre o assunto disparador. Oriente-os que é um momento de retomada de conteúdos e que caso tenham dúvidas, estas serão trabalhadas no decorrer da aula.

Atividade principal
Professor, para a realização da atividade principal, os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, fotografe a atividade principal e disponibilize a imagem no grupo de WhatsApp para que os alunos possam pensar sobre ele. Ao final, oriente-os a fotografarem as suas estratégias e respostas para compartilharem com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.

Discussão das soluções
Professor, caso esteja em uma aula síncrona, realize a discussão das soluções por meio de um debate de ideias, procurando apresentar mais de uma possibilidade de soluções. Nesse momento, questione os alunos como conseguiram descobrir quantos alunos tinham na 5ª e na e 6ª fileira e como conseguiram descrever a sequência numérica. Após fazer essas intervenções e ouvir os alunos, seja por WhatsApp, Google Sala de Aula ou pelo Meet, por exemplo, sistematize a aula.

Sistematização
Converse com os alunos usando o meio de comunicação estabelecidos pela turma para ler com os alunos o slide e explicar os conceitos de constante (coeficiente) e variável (incógnita), utilizando elementos da atividade desenvolvida no plano.

Raio X
A partir do resultado deste exercício, você poderá avaliar se os alunos atingiram o objetivo desta aula. Compartilhe a imagem do slide com os alunos usando o recurso de e-mail ou foto via WhatsApp. Peça que respondam à questão e lhe devolva com ele resolvido. Analise as respostas e elabore devolutivas individuais sobre a atividade e reenvie com comentários para os alunos.

Encerramento
Para fechamento da aula, disponibilize um dos vídeos do programa “Arte & Matemática”, produzido pela TV Cultura, disponível para download por estar em domínio público (também disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=6pQ2Dxu3nG4) Outra sugestão está na relação entre o filme “O Código Da Vinci” e as relações indicadas na trama com a famosa Sequência de Fibonacci (mais informações em: http://www.matematica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=390).

Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.

Sugestão Enviada Por: Renata da Silva Gonçalves e Fernando Barnabé


Código: MAT7_10ALG01

(EF07MA13) Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita.

(EF07MA15) Utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 7º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a investigar padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática, conhecem a linguagem algébrica e sua relação com as propriedades das operações, estudam equivalência de expressões algébricas e resolução de problemas de proporcionalidade e de equações polinomiais do 1o grau.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas