17933
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Comércio entre as cidades

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reconhecer o comércio como forma de interação entre cidades.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE04) Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana, de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Régua, lápis e mapa do plano.

Material complementar:

Mapa da ação propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z9Q9BVuCnQtuqRef9jWjd29r3AwHcMeu5E5dT5kHHEEmqap8AynZM4dncGqv/geo5-04und05-acao-propositiva-mapa.pdf

Contextos prévios: Cálculo de distância com base na escala do mapa.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “O que é comércio?”, “Todas as cidades têm os mesmos tipos de comércios?” e “É possível que uma cidade tenha um tipo de comércio e outra outro?”. Espere por algumas respostas.

Como adequar à sua realidade: Com um mapa de sua região, destaque o comércio existente entre seu município e os vizinhos.

Para você saber mais:

Sobre fluxos e trocas comerciais entre municípios:

https://ww2.ibge.gov.br/home/geociencias/geografia/redes_fluxos/gestao_do_territorio_2014/base.shtm

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o slide com os alunos. Comente que existem vários tipos de estabelecimentos comerciais, como lojas, shoppings, postos de combustíveis, salões de beleza, restaurantes, farmácias, padarias, dentre outros, cada um mantendo um tipo diferente de atividade.

Como adequar à sua realidade: Dê exemplos de estabelecimentos locais para tornar o tema mais próximo aos alunos.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Leia o slide com os alunos. Explique que é uma situação muito comum em cidades pequenas onde o comércio é restrito. Espera-se que os alunos cheguem a pelo menos três soluções diferentes:

1- Dar o tênis que existe na loja - mas Dona Josefa está determinada a dar o tênis que o neto quer;

2- Comprar pela internet - mas Dona Josefa não sabe mexer no computador e como quer fazer surpresa ao neto não quer pedir ajuda a ninguém;

3- Ir até outra cidade onde tenha uma loja que tenha o tênis.

Como adequar à sua realidade: Se você estiver em uma cidade com comércio restrito, use-a na situação da problematização. Ou se houver uma cidade nestas condições próxima a sua localização pode usá-la para substituir o município citado.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Oriente os alunos que a Dona Josefa pode ir para duas cidades procurar o tênis, Belo Horizonte, cidade de grande porte, ou Itabira, cidade de médio porte. Eles devem ajudá-la a resolver para onde vai. Escreva no quadro o que os alunos devem fazer:

Ajude a Dona Josefa a decidir para onde ela vai, calculando a distância entre sua cidade, São Domingos do Prata, e as outras duas cidades. Distribua o mapa da ação propositiva para os alunos, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z9Q9BVuCnQtuqRef9jWjd29r3AwHcMeu5E5dT5kHHEEmqap8AynZM4dncGqv/geo5-04und05-acao-propositiva-mapa.pdf, se a impressão for feita em papel A3, a leitura do mapa pode ser facilitada. É importante a imagem do mapa não ser alterada, pois pode causar a mudança na escala gráfica do mapa, de 1cm corresponder a 5km na realidade.

Quando os alunos acabarem os cálculos, converse com eles sobre as relações de dependência entre as cidades perguntando: “Será que a Dona Josefa precisa sair da cidade dela para fazer mais alguma coisa?”.

Como adequar à sua realidade: Se for possível fazer a atividade com cidades próxima ao município em que você se encontra, você deve fazer a alteração. Assim fica mais concreta, para o aluno, a realidade da atividade.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça para os alunos para responderem a pergunta do slide oralmente. Peça justificativas com as respostas. Para os alunos que responderem pensando nos exemplo da Dona Josefa. Sobre o caso dela, que foi para Itabira, pois é mais perto, pergunte: “Mas será que no comércio da cidade média Dona Josefa vai encontrar um tênis tão específico? E se não encontrar vai ter perdido a viagem?”. Para os alunos que responderem que o melhor é ir para Belo Horizonte, pois tem um comércio maior, pergunte: “Mas e se em Itabira tem o tênis, não é mais caro ir a Belo Horizonte?’. Estas perguntas são para instigar o pensamento dos alunos. Então peça para escreverem um parágrafo sobre a relação criada no cotidiano entre as cidades.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE04) Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana, de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Régua, lápis e mapa do plano.

Material complementar:

Mapa da ação propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z9Q9BVuCnQtuqRef9jWjd29r3AwHcMeu5E5dT5kHHEEmqap8AynZM4dncGqv/geo5-04und05-acao-propositiva-mapa.pdf

Contextos prévios: Cálculo de distância com base na escala do mapa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “O que é comércio?”, “Todas as cidades têm os mesmos tipos de comércios?” e “É possível que uma cidade tenha um tipo de comércio e outra outro?”. Espere por algumas respostas.

Como adequar à sua realidade: Com um mapa de sua região, destaque o comércio existente entre seu município e os vizinhos.

Para você saber mais:

Sobre fluxos e trocas comerciais entre municípios:

https://ww2.ibge.gov.br/home/geociencias/geografia/redes_fluxos/gestao_do_territorio_2014/base.shtm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o slide com os alunos. Comente que existem vários tipos de estabelecimentos comerciais, como lojas, shoppings, postos de combustíveis, salões de beleza, restaurantes, farmácias, padarias, dentre outros, cada um mantendo um tipo diferente de atividade.

Como adequar à sua realidade: Dê exemplos de estabelecimentos locais para tornar o tema mais próximo aos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Leia o slide com os alunos. Explique que é uma situação muito comum em cidades pequenas onde o comércio é restrito. Espera-se que os alunos cheguem a pelo menos três soluções diferentes:

1- Dar o tênis que existe na loja - mas Dona Josefa está determinada a dar o tênis que o neto quer;

2- Comprar pela internet - mas Dona Josefa não sabe mexer no computador e como quer fazer surpresa ao neto não quer pedir ajuda a ninguém;

3- Ir até outra cidade onde tenha uma loja que tenha o tênis.

Como adequar à sua realidade: Se você estiver em uma cidade com comércio restrito, use-a na situação da problematização. Ou se houver uma cidade nestas condições próxima a sua localização pode usá-la para substituir o município citado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Oriente os alunos que a Dona Josefa pode ir para duas cidades procurar o tênis, Belo Horizonte, cidade de grande porte, ou Itabira, cidade de médio porte. Eles devem ajudá-la a resolver para onde vai. Escreva no quadro o que os alunos devem fazer:

Ajude a Dona Josefa a decidir para onde ela vai, calculando a distância entre sua cidade, São Domingos do Prata, e as outras duas cidades. Distribua o mapa da ação propositiva para os alunos, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z9Q9BVuCnQtuqRef9jWjd29r3AwHcMeu5E5dT5kHHEEmqap8AynZM4dncGqv/geo5-04und05-acao-propositiva-mapa.pdf, se a impressão for feita em papel A3, a leitura do mapa pode ser facilitada. É importante a imagem do mapa não ser alterada, pois pode causar a mudança na escala gráfica do mapa, de 1cm corresponder a 5km na realidade.

Quando os alunos acabarem os cálculos, converse com eles sobre as relações de dependência entre as cidades perguntando: “Será que a Dona Josefa precisa sair da cidade dela para fazer mais alguma coisa?”.

Como adequar à sua realidade: Se for possível fazer a atividade com cidades próxima ao município em que você se encontra, você deve fazer a alteração. Assim fica mais concreta, para o aluno, a realidade da atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça para os alunos para responderem a pergunta do slide oralmente. Peça justificativas com as respostas. Para os alunos que responderem pensando nos exemplo da Dona Josefa. Sobre o caso dela, que foi para Itabira, pois é mais perto, pergunte: “Mas será que no comércio da cidade média Dona Josefa vai encontrar um tênis tão específico? E se não encontrar vai ter perdido a viagem?”. Para os alunos que responderem que o melhor é ir para Belo Horizonte, pois tem um comércio maior, pergunte: “Mas e se em Itabira tem o tênis, não é mais caro ir a Belo Horizonte?’. Estas perguntas são para instigar o pensamento dos alunos. Então peça para escreverem um parágrafo sobre a relação criada no cotidiano entre as cidades.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano