17914
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Comunidades caiçaras do litoral sul e sudeste brasileiro

Plano de aula de Geografia com atividades para 7° ano do Fundamental sobre Entender a cultura caiçara do sul e sudeste brasileiro e sua legitimação como comunidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Murilo Rossi

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais), internet, YouTube e câmera.

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que a aula discutirá características que dão legitimidade à cultura caiçara  seus direitos e sua relação com seus territórios de direito, histórica e legalmente –, bem como refletir sobre sua atual situação. Os povos caiçaras tradicionalmente se encontram no litoral das regiões Sul e Sudeste do Brasil, sendo descendentes diretos de indígenas, europeus e africanos. Por se tratar de uma região tradicionalmente voltada para o turismo, suas terras têm sido usurpadas, interferindo na propagação de sua cultura e de suas relações tradicionais. O direito dos caiçaras ainda não está claro na legislação específica, nem mesmo na Constituição Federal. Mas há abertura para uma interpretação de tais documentos que possa garantir a continuidade de suas tradições em suas áreas específicas, reconhecendo sua territorialidade.

Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de levar o estudante a compreender quem são os caiçaras e a conhecer um pouco mais de seu modo de vida. Envie, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica, as três imagens disponíveis na contextualização do plano original. Solicite aos estudantes que façam uma pequena pesquisa e registro no caderno sobre: a) quem são os povos caiçaras; b) as características dos modos de vida e sobrevivência dos caiçaras.

Ação propositiva
A ação propositiva segue a originalmente proposta pelo plano de aula, mas deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade de encontro entre os estudantes. A proposta da atividade é a construção de um pequeno texto sobre os povos caiçaras e a relação de seu modo de vida com o ambiente onde vivem. Envie, por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica, o arquivo disponível na ação propositiva desta aula, com as questões que dirigem o texto. Além desse arquivo, envie também: 1) trecho da Constituição brasileira que trata especialmente dos direitos dos povos caiçaras (arquivo disponível no plano original); 2) texo sobre cultura caiçara, disponível aqui.

Sistematização
Peça aos estudantes que enviem por e-mail o texto produzido e, caso seja possível, com autorização dos estudantes, circule alguns textos para que possam ampliar a perspectiva da pesquisa sobre os povos caiçaras.

Convite às famílias
Convide os familiares para conhecerem um pouco mais sobre as comunidades caiçaras. A sugestão é que assistão ao vídeo "Pés na areia - Um retrato da resistência caiçara", disponível aqui 

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO7_03UND05

(EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 7º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas